Não há nada melhor do que começar o mês da Primavera com uma boa review.
Este mês teremos a colaboração da Vera Neves, (não, não sou eu), do blog Desabafos e Devaneios que tão gentilmente acedeu ao meu convite para ser Convidada do mês de Março aqui no Sinfonia dos Livros.
A ela, agradeço desde já a preciosa colaboração!
Esta semana teremos a review do seguinte livro:
O Funeral da Nossa Mãe
Sinopse:
Quando Carolina Alves se suicida, aos 58 anos, deixa um último pedido: o de que as suas três filhas se reúnam no seu funeral, na pequena povoação (fictícia) de Vila Flor, Alto Alentejo.Quer que participem na festa em honra da padroeira da mesma, pondo de lado o decoro esperado de três órfãs.
Luísa emigrou para França, é viciada em trabalho e despreza o seu passado. Praticamente jurara não voltar a pisar a vila da sua infância. Cecília, recentemente casada, é pianista de fama relativa e acabara de se mudar definitivamente para Vila Flor. Inês, que dedica a sua juventude às causas políticas, mal recorda um pai de quem se vai falar bastante e que morreu num trágico acidente de carro em vésperas de Natal...
Com a ajuda de Elisa, única irmã de Carolina, vão desvendar ao longo de quatro dias o passado inesperado da mãe, que não é bem aquilo que tinham julgado, e que cometeu um acto indesculpável para prender, há trinta e oito anos atrás, aquele que viria a ser o pai das suas três filhas...
Review p/ Vera Neves
O “Funeral da Nossa Mãe” foi uma leitura recente e escolhi este livro também para homenagear o que de bom se faz no nosso país. Célia Loureiro encantou-me mais uma vez. Depois de ter lido no ano passado o seu livro “Demência” e de ter ficado impressionada, este ano fiquei rendida.
A escrita é soberba, a narrativa faz-nos querer devorar o livro até à última pagina e as personagens tornam todo o livro muito especial e único.
Inês, Luísa e Cecília são irmãs, embora não pudessem ser mais distintas. Têm vidas diferentes, escolheram caminhos que não se cruzam e esperam que assim continue. Quando a mãe, Carolina, se suicida e deixa uma carta às filhas, estas terão que se juntar em Vila Flor e aceder ao último pedido da mãe. E nada voltará a ser igual.
A autora revela-nos, com mestria, o passado dos pais, desconhecido e inimaginável para as filhas, ao mesmo tempo que nos vai revelando o presente e aspectos da vida das filhas, onde o primeiro facto vai ter necessariamente repercussões no segundo.
Inês é a mais nova, rebelde e muito senhora de si. Traçou o seu caminho mas algo que está escondido na sua infância, que marca a forma como encara um aspecto da sua vida, virá ao de cima e ela terá de lidar com isso. Terá ela força para mudar o percurso que traçou para si? Terá coragem para arriscar?
Cecília foi a única que ficou em Vila Flor e a sua vida seguiu o rumo que todos esperavam. Resta saber se ela é de facto feliz com as suas escolhas e o que fará quando descobrir essa resposta.
Luísa mora em Paris, gosta de pensar que é muito independente e realizada. Não perde tempo a pensar no que já lá vai e no que poderia ter sido, até ser confrontada com isso.
O livro é recheado pela vida destas três personagens maravilhosas, paralelamente com a história maravilhosa dos seus pais. A autora conseguiu de facto surpreender-me até ao final, revelando pequenos finais que a mim me satisfizeram por completo. Os dramas familiares e os segredos que se escondem no passado fazem-nos ler o livro de uma assentada, pois esta é uma leitura cheia de acontecimentos, repleta de profundidade e de momentos marcantes.
É uma leitura que recomendo, assim como o livro “Demência” que me fez querer acompanhar a obra de Célia Loureiro.
Boas Leituras!!
Obrigada pelo convite e felicidades para o blog ;)
ResponderEliminarObrigada eu pela tua preciosa colaboração!! Conto com vocês para me ajudarem a que este pequeno blog tenha sucesso ..
ResponderEliminarBeijinhos grandes!!