Gregory, Philippa
Coleção A Ordem das Trevas
Estamos em 1453 e todos os sinais apontam para que o fim do mundo esteja iminente. Acusado de heresia e expulso do seu mosteiro, Luca Vero, um atraente jovem de 17 anos, é recrutado por um misterioso estranho para registar o fim dos tempos por toda a Europa.
Obedecendo a ordens seladas, Luca é enviado a cartografar os medos da Cristandade e a viajar até à fronteira do bem e do mal. Isolde, de 17 anos, abadessa, está presa num convento para impedir que reclame a sua enorme herança. Quando as freiras ao seu cuidado enlouquecem com estranhas visões, sonambulismo e exibindo estigmas, Luca é enviado para investigar e todas as provas incriminam Isolde.
No pátio do convento constrói-se uma pira para a queimar por bruxaria. Forçados a enfrentar os maiores medos do mundo medieval – magia negra, lobisomens, loucura – Luca e Isolde embarcam numa busca pela verdade, pelo seu próprio destino e até pelo amor, enquanto percorrem os caminhos desconhecidos até à personagem histórica real que defende as fronteiras da Cristandade e detém os segredos da Ordem das Trevas.
312 páginas
Capa mole
quando peguei nesse livro para ler, tinha algumas boas expectativas e, ao mesmo tempo, algum receio de ter uma decepção. Sabe-se lá porquê..
Ora bem... só não dou 5 estrelas a esse livro porque, como muitos sabem, esse é o primeiro livro da Saga A Ordem das Trevas e, como tal, é um livro que estará sempre pela metade.
Nesse livro temos o inicio de uma jornada de Luca Vero, um atraente jovem de 17 anos, noviço que foi expulso do mosteiro onde sempre esteve desde pequeno.
Luca será o Escolhido do Papa, Sumo sacerdote que o nomeia Inquiridor. Ou seja, Luca, acompanhado de Peter (escrivão) e Freize (criado), fará uma grande viagem ao longo do mundo à procura de indícios do Fim do Mundo... Será quem julga todos os casos de heresia, bruxaria, sobrenatural e tudo o que se desconfie que venha do Diabo. É aqui que entra Isolde, filha de um rico ex-Cruzado, que ao morrer, supostamente diz ao filho mais velho que se Isolde não se casar terá de ser madre abadessa de uma abadia pertencente aos Lucretilli, família de Isolde.
Na abadia em que Isolde governa, coisas estranhas estão a acontecer e ao que parece tudo começou quando Isolde se mudou para lá contra a sua vontade. Freiras a ficarem loucas, irmãs com chagas nas mãos, e uma freira morta, levam a que tudo fique contra Isolde e Ishraq (sua amiga desde nascença).. ambas são acusadas de bruxaria e a punição é a morte na fogueira. No entanto, Isolde e Ishraq conseguem fugir ainda antes de descobrirem que tudo não passou de um plano de alguém superior de dentro da própria abadia.
Acabada essa Inquirição e ilibados os nomes das duas jovens em fuga, Luca parte com a sua comitiva para o próximo julgamento. No caminho, e, ao que parece, pelas mãos de Deus, Luca encontra Isolde e Ishraq que os acompanham no próximo caso: o de um lobisomem capturado e acusado dos piores crimes. Não querendo estragar a surpresa para ninguém apenas digo que o final desse julgamento é deveras impressionante.
Um livro cujas histórias se passam em Roma e nos tempos da Santa Inquirição e em que no meio de tanto medo e sentimentos sombrios, o amor começa a despontar entre Isolde e Luca, bem como entre Freize e Ishraq.
Recomendo vivamente!!
Também quero iniciar este ano as minhas leituras de Philipa Gregory. Vou começar pela Guerra dos Primos mas se gostar irei ler este também de certeza:)
ResponderEliminarBeijos
Também quero ver se leio mais livros da Philippa Gregory pois gostei mesmo muito desse!! Ansiosa que saia o 2º
EliminarBeijinhos