13/04/2013

Opinião Destaque - O Perfeito Cavalheiro

A nossa Teresa Carvalho esta semana tem mais uma review. Dessa vez, é do livro "O Perfeito Cavalheiro", livro que ela ganhou aqui no Sinfonia dos livros.

Título: O Perfeito Cavalheiro
Autor(es):Ahmad, Imran

Pág.: 320
Número: 35
ISBN: 978-972-53-0516
Ano: 2012
Uma cativante autobiografia que tomou de assalto o mundo literário, que conquistou o favor da crítica e que tocou o coração de leitores de todo o mundo. Escrito com humor e funda perspicácia, O Perfeito Cavalheiro é a história verídica de um rapaz muçulmano que cresceu dividido entre a sua identidade islâmica e o desejo de integração na sociedade inglesa. Junte-se a Imran na sua luta contra a corrupção e a injustiça, no seu eterno desejo de ser o Perfeito Cavalheiro Inglês (Simon Templar, o Santo) e de ter o carro ideal (Jaguar XJS) e a namorada perfeita (morena, de preferência, mas não necessariamente). Com um estilo original e uma honestidade a toda a prova, o livro aborda temas sérios, — o encontro de civilizações, o prevalecente racismo ocidental — com a candura de um olhar infantil, divertindo o leitor e convidando-o à reflexão.


Opinião p/Teresa Carvalho

O Perfeito Cavalheiro
Imran Ahmad
  
Livro ganho em passatempo aqui no blog que saltou logo para o topo da pilha de leituras e que me proporcionou 3 dias de leitura gratificante!
Sendo autobiográfico e tratando-se dum livro que inevitavelmente aborda o tema Religião, fiquei de imediato “de orelha guiada”!

Imran conta-nos a sua história de vida acerca da sua adaptação à vida no Ocidente.
Oriundo duma família paquistanesa que emigra para o Reino Unido à procura de melhores condições de vida, depressa Imran se depara com “problemas” relacionados com racismo, intolerância religiosa (embora moderada) e dificuldades de aceitação por parte da sociedade inglesa. Hoje em dia seria bastante mais fácil visto o Reino Unido ter adoptado politicas bastante favoráveis á integração dos emigrantes que são uma camada de população deveras expressiva nesse país. Um rapaz islãmico, um “paki” mais inglês que muitos ingleses, mas que sofre inevitavelmente a segregação devido à cor da pele...

As suas vivências de rapazinho islãmico a viver numa sociedade cristã que tenta constantemente a sua conversão, e alturas houve que isso se tornou quase possível, a sua adaptação, o seu percurso escolar, inicialmente brilhante mas mais tarde muito mediocre, mas que acaba em sucesso, os seus problemas com o sexo oposto, as suas angustias e dúvidas, o seu propósito de se tornar O Perfeito Cavalheiro à semelhança de Simon Templar, o Santo, fazem a delicia do leitor e arrancam-nos sorrisos e gargalhadas bem como sentimentos de compaixão e simpatia.

Durante a leitura deste livro, o que mais me interessou foi sem dúvida a eterna “guerra” entre a religião muçulmana e a cristã.
Devo desde já explicar que embora eu não professe qualquer religião e não tenha crença em qualquer divindade ou Deus, a história das religiões é dos temas que mais me fascina. Sendo isenta pois não sou crente, é uma mais valia para apreciar e absorver as caracteristicas de cada uma das religiões abordadas.
Posso dizer que desta narrativa retirei mais ensinamentos sobre o “duelo” Islamismo/Cristianismo do que em livros especificos sobre o tema!
O Alcorão e a Biblia, as origens, diferenças e semelhanças entre ambos, os prós e os contras das duas, a maneira como são vistas em diferentes contextos sociais, foram temas que me deliciaram.
No final, fiquei com uma ideia muito mais positiva sobre o Islamismo, afinal de contas, a ignorância leva a preconceito... e ignorava imensos factos sobre o tema. O Islamismo é confundido com extremistas religiosos como os Taliban que difundem ideias completamente erradas sobre o Alcorão. Digamos que retive uma ideia mais positiva sobre o Livro Sagrado dos muçulmanos tal como da Biblia, afinal o problema não está neles mas sim na sua deturpação e interpretação pelos homens que deles se servem para atingir objectivos nada sagrados nem recomendáveis!

Com uma escrita muito interessante, nada maçadora, humor q.b. e com uma profunda sensibilidade, a narrativa absorve-nos e se não refrear-mos a vontade, acabamos por ler este livro em pouco tempo, não foi o meu caso pois resolvi fazer uma leitura mais pausada pelo facto já exposto de Imram Ahmad nos proporcionar uma quantidade considerável de factos e informações sobre o Islamismo e o Cristianismo que requeram uma atenção especial.

Um livro que me surpreendeu e com o qual aprendi imenso. Um dos melhores livros que li nos últimos meses. O meu agradecimento ao Sinfonia dos Livros e á Editorial Bizâncio por me proporcionarem esta leitura!

Excelente!

Teresa Carvalho
Abril 2013

6 comentários:

  1. Um livro aconselhado pela Teresa, é sem dúvida um livro a adquirir e de leitura obrigatória, adorei esta review, estás de parabéns Teresa!
    Obrigada pela partilha. :)

    ResponderEliminar
  2. Certamente que será um livro deveras interessante!!

    Fiquem atentas ao próximo passatempo :)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. Olá Vera,

    muito obrigada pelo selo consegui postar no meu blog e na barra, depois vc dá uma espiada, certo?
    Não canso de repetir, seu blog é fantástico, não canso de vir aqui!!! :D
    Depois vc poderia me dar umas dicas de como aprimorar o meu blog, certo?

    Bjs


    ResponderEliminar
  4. Olá Amanda!!

    fico feliz que gostes de vir cá ao Sinfonia!! :)
    Não se esqueça de votar no seu blog preferido para o mês de Março..

    Claro que sim.. é só dizer o que precisa e se eu souber e puder claro que ajudo!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar

O seu comentário é valioso!
Obrigada pela visita e volte sempre!