19/02/2018

Eugénia de Vasconcellos leva a poesia portuguesa à Roménia

O QUOTIDIANO A SECAR EM VERSO
Eugénia de Vasconcellos
16,5x20
120 páginas
13,00 €
Ficção/Poesia
Guerra e Paz Editores


Eugénia de Vasconcellos, poeta portuguesa, autora da Guerra & Paz, foi convidada a participar na IX.ª Edição do Festival Internacional de Poesia de Bucareste, que se realiza de 16 a 20 de Maio, na Roménia. Autora de O quotidiano a secar em verso, publicado em 2016, Eugénia de Vasconcellos junta-se assim a um evento que, desde 2010, já recebeu a presença de mais de 350 poetas convidados. Dinu Flamand, poeta romeno, tradutor de Fernando Pessoa, traduzirá setes poemas que serão incluídos, em romeno e em inglês, na antologia a publicar em Bucareste. Recorde-se que, além de O quotidiano a secar em verso, seu livro de maturidade, a autora tem poemas seus publicados em antologias na Croácia e na Catalunha. 
Autora com uma qualidade rara na poesia portuguesa, Eugénia de Vasconcellos tem uma poesia discursiva e envolve-se, sem reservas ou receio, com a realidade e com o quotidiano. Intensa e irónica, por vezes mordaz, os seus poemas não deixam de ostentar um lirismo límpido, a roçar o religioso. Ao lado de contos de Lídia Jorge, Maria Isabel Barreno, Yvette K. Centeno e Clara Ferreira Alves, entre outras escritoras, um conto seu, «Rosa», foi incluído na obra Do Branco ao Negro, traduzida recentemente para o alemão. A autora publicará este ano, na Guerra e Paz, um novo livro de poemas.
Com Bucareste transformada na capital de poesia de todas as Primaveras, Eugénia de Vasconcellos junta-se a um certame que inclui leituras de poesia e jazz, representações, debates, painéis de discussão e projecções. Durante o evento será lido uma selecção de poemas da autora, em inglês e em romeno.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é valioso!
Obrigada pela visita e volte sempre!