21/10/2022

Opinião | Como Matar a Tua Família | Bella Mackie | Porto Editora

O ROMANCE DE ESTREIA COM ENTRADA DIRETA PARA O N.1 DO TOP DE VENDAS DO REINO UNIDO


• Matar a minha família
• Reclamar a fortuna
• Não ser apanhada
• Adoptar um cão
Eis Grace Bernard: irmã, colega, amiga, serial killer... Grace perdeu tudo. E agora quer vingar-se.
Quando Grace Bernard descobre que o seu pai milionário ausente rejeitou os pedidos de ajuda da mãe moribunda, ela jura vingança e prepara-se para matar todos os membros da sua família.
Os leitores têm um lugar na primeira fila enquanto Grace elimina a família um a um – e o resultado é tão macabro quanto divertido nesta brincadeira maldosamente escura sobre classe, família, amor... e homicídio.

CRÍTICAS DE IMPRENSA
Arrepiante, mas também incrivelmente divertido.
Sunday Telegraph

Uma leitura engraçada e compulsiva sobre a disfunção familiar e a obsessão dos media por homicídios.
Sunday Times Style

    Este foi um livro que, desde que saiu, chamou-me muito a atenção. O título não nos dá grandes hipóteses a nível de curiosidade e, assim que a minha foi espicaçada, enquanto não o li não descansei. Também é o tipo de título que, caso eu andasse de transportes públicos, o pessoal ia achar que eu estava a preparar-me para algo macabro!
    Foi uma boa surpresa, tenho de admitir. Uma leitura que, apesar de algumas partes um pouco arrastadas, correu de forma agradável. Ter acesso à mente de Grace foi uma experiência deveras divertida e arrepiante ao mesmo tempo. Tinha alturas em que pensava "Como é que uma jovem consegue ser tão fria e desligada?", apesar de, em algumas alturas, conseguirmos vislumbrar ali algumas emoções escondidas e bem enterradas nela.
    Assim que começamos a ler, conseguimos perceber o porquê de Grace ter engendrado e levado a cabo os seus planos de matar seis elementos da sua família, ainda para mais, próximos no que a laços de sangue diz respeito. Planos elaborados e pensados até ao pormenor. O mais engraçado (ou não) é que ela, na altura em que nos conta tudo o que aconteceu, está presa por um crime que não cometeu.

     O que gostei neste livro: A forma de pensar de Grace. Sempre muito pragmática e atenta a tudo o que possa ser útil na vingança dela. A maneira peculiar de ser de Grace. Apesar de não ser uma pessoa desagradável, é alguém que está muito habituada a estar sozinha e raramente se dá seja com quem for. É inteligente e mordaz e, lá no fundo, esconde-se o coração de uma filha que perdeu a única pessoa no mundo que a amava acima de tudo. A forma como cada um dos elementos familiares morrem e como conseguimos perceber o alívio e o sentido de dever cumprido que ela sente sempre que concretiza um dos seus planos.
    O que não gostei: Parágrafos demasiadamente grandes. Capítulos extremamente longos. Muitas descrições e poucos diálogos. Parágrafos e capítulos longos tornam a leitura algo vagarosa e, quando queremos parar de ler não dá muito jeito porque temos de deixar o capítulo a meio. Nunca fui fã de livros com capítulos com mais de que 2 ou 3 folhas. Gostava de ter visto mais da parte sensível dela. Não acredito, de todo, que ela era uma pedra de gelo. Tinha estilo, sabia passar despercebida, mas algures pelo caminho, acho que ela perdeu um pouco o seu lado feminino e amoroso. Apesar de este ser um livro totalmente virado para os crimes que ela vai cometendo, acho que um pouco mais de romance não tinha feito grande mal.

    Portanto, apesar de ter achado que foi um livro de leitura agradável, acho que perdeu imenso impacto pelo tamanho dos capítulos e parágrafos. Podia ser uma leitura muito mais prazerosa e fluída, pois a história em si está muito, muito bem pensada. Acho que para livro de estreia de Bella Mackie, ela pensou bastante fora da caixa, como se costuma dizer. 

    No entanto, para quem gosta de personagens com mentes algo retorcidas, este é o livro ideal e entrar na mente de Grace foi, como disse, arrepiante mas também hilariante. No seu intímo ela consegue ser extremamente divertida!

Obrigada à Porto Editora por me ter disponibilizado um exemplar para leitura e opinão.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é valioso!
Obrigada pela visita e volte sempre!