31/03/2017

Novidade Porto Editora | A Cabana | Adaptação para Cinema

Adaptação ao cinema traz nova edição de "A Cabana"
Porto Editora relança bestseller de Wm. Paul Young

No final de 2009, a Porto Editora publicou o fenómeno internacional A Cabana. Esta inspiradora história sobre a bondade de Deus e o papel da fé na vida de um homem devastado por uma tragédia depressa conquistou os leitores portugueses. Agora, e acompanhando a estreia da adaptação cinematográfica (que acontece a 20 de Abril), chega às livrarias uma nova edição deste romance.
Wm. Paul Young escreveu esta história em 2005, para explicar aos filhos como lidou com as tragédias que abalaram a sua vida. Às quinze cópias oferecidas à família e a pessoas próximas, seguiu-se uma modesta edição de autor para responder aos pedidos de amigos. Mais de uma década depois, com cerca de 19 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo e na sua 17.ª edição portuguesa, A Cabana chega às salas de cinema, num filme que conta com Sam Worthington (Avatar e O Herói de Hacksaw Ridge) e Octavia Spencer (As serviçais e Elementos Secretos) nos principais papéis.
E se Deus marcasse um encontro consigo?
As férias de Mackenzie Allen Phillips com a família na floresta do estado de Oregon tornaram-se num pesadelo. Missy, a filha mais nova, foi raptada e, de acordo com as provas encontradas numa cabana abandonada, brutalmente assassinada.
Quatro anos mais tarde, Mack, mergulhado numa depressão da qual nunca recuperou, recebe um bilhete, aparentemente escrito por Deus, convidando-o a voltar à malograda cabana.
Ainda que confuso, Mack decide regressar à montanha e reviver todo aquele pesadelo.
O que ele vai encontrar naquela cabana mudará o seu mundo para sempre.

Primeiras páginas 


Wm. Paul Young nasceu no Canadá e foi criado pelos pais missionários no seio de uma tribo indígena da antiga colónia holandesa da Nova Guiné Ocidental. Sofreu grandes perdas durante a infância e o início da idade adulta, mas actualmente vive «em estado de graça» com a família, no Noroeste dos EUA.
É autor dos bestsellers do The New York Times, A Cabana, obra recordista de vendas, A Travessia, e também Eva.

Novidade TopSeller | As Assistentes | Camille Perri

Com muito girl power, humor perspicaz e romance à mistura, As Assistentes é uma ode aos brilhantes profissionais altamente qualificados, que têm tudo para dar certo, mas não saem da estaca zero.
Uma divertida história sobre a «geração à rasca» no ambiente de O Diabo Veste Prada.

Tina Fontana, 30 anos, licenciada. Vive em Nova Iorque e trabalha numa grande multinacional. Todos acham que tem um emprego invejável: é assistente de um dos homens mais poderosos do país. Mas após seis anos a cumprir todas as regras e a satisfazer os mais bizarros pedidos do chefe, ela continua a ser uma mera assistente.
Endividada até à ponta dos cabelos, Tina mal consegue sobreviver. Por isso, quando tem a oportunidade de fazer algum dinheiro da empresa cair acidentalmente na sua conta, ela é incapaz de se conter.
Quando a fraude é descoberta, Tina só tem uma solução: continuar a desviar dinheiro para comprar o silêncio da sua (nada discreta) chantagista. Mas as coisas rapidamente fogem de controlo. Muitas das suas colegas fartas das condições de trabalho — e falidas — pedem-lhe ajuda.
Tina torna-se, sem querer, uma espécie de Robin Hood dos tempos modernos. E se antes sentia que estava a quebrar as regras, agora é uma questão de justiça. Mas todas as acções têm consequências e Tina Fontana não está preparada para o que lhe irá acontecer.
Camille Perri foi editora de cultura das revistas Cosmopolitan e Esquire. Licenciou-se pela Universidade de Nova Iorque e tirou um mestrado em Gestão de Informação e Bibliotecas, no Queens College, também em Nova Iorque, sendo bibliotecária certificada.
Escreveu os primeiros capítulos de As Assistentes enquanto trabalhava, como assistente, para o Director da Esquire. E embora este seja o seu romance de estreia, Perri já tinha experiência como ghost-writer de romances young adult.

As Assistentes chegará às livrarias dia 03 de Abril 
(Ed. Topseller | 304 pp. | 16,99€) 

Primeiras páginas disponíveis para leitura aqui

30/03/2017

Opinião | Bando de Corvos | Anne Bishop

Depois de conquistar a confiança dos Outros que habitam Lakeside, Meg Corbyn teve alguma dificuldade em perceber o que significa viver entre eles. Como humana, Meg deveria apenas ser tolerada como presa, mas os seus dons como cassandra sangue tornam-na algo mais. 
A aparição de duas drogas aditivas foi a faísca que desencadeou a violência entre os humanos e os Outros, resultando em mortes para ambas as espécies nas cidades limítrofes. Quando Meg tem um sonho sobre sangue e penas negras na neve, Simon Wolfgard – o líder metamorfo de Lakeside – pergunta-se se a profetisa de sangue sonhou com o passado ou uma ameaça futura.
À medida que as profecias se revelam a Meg, cada vez mais intensas e dolorosas, as intrigas adensam-se em Lakeside. Agora, os Outros e o punhado de humanos que aí residem terão de reunir forças para parar o homem que se assume como o verdadeiro profeta de sangue – e extinguir o perigo que ameaça destruir todos os clãs.

(Pode Conter Spoilers)
Como sempre, Anne Bishop não me desiludiu. É uma autora que nos transporta para as cenas através das suas descrições precisas e mágicas. Tem um poder enorme de transformar meras situações de conflito em algo muito maior e mais importante, levando-nos a um mundo completamente fantástico. Adoro!
Embora tenha sido mais "engolida" pelo primeiro volume da série "Os Outros", talvez por ter sido o livro que me apresentou tantas e tão boas personagens, este segundo livro da série mostra-nos mais do dia a dia e das decisões que os Outros têm de tomar em prol da paz entre todos.
Quando acabei o primeiro livro "Letras Escarlates" não queria outra coisa senão começar a ler o segundo "capítulo" para ver se o relacionamento entre ela e Simon ia evoluir para algo mais. Simon, desde a primeira vez que o conheci conquistou-me de imediato. É um lobo que se transforma em humano e o chefe do Pátio, o lar de todos os que têm as mesmas capacidades dele. Corvos, lobos, ursos, vampiros, entre outras criaturas, vivem em harmonia (parcial) com os humanos situados do outro lado do Pátio e que, por vezes, têm permissão para visitar o território d' Outros.
Neste "Bando de Corvos" temos uma Meg mais à vontade entre os Outros. É a protegida deles por ser uma cassandra sange, alguém humano que consegue ter visões através do seu sangue escorrido por um corte auto infligido. Disso já sabíamos desde o primeiro livro, o que não sabíamos é que alguém tinha ficado para trás para ela poder fugir do Complexo onde estava encarcerada, e que, alguém usaria o sangue e a carne de outras Cassandra Sangue para exterminar os Outros ou, no mínimo, provocar o caos entre Outros e Humanos.
Mais violência, mais sangue, mais conflitos, mais descobertas e mais emoções vão compor este segundo livro. Talvez pela introdução de tantas ouras personagens e clãs, a certa altura tornou-se complicado para mim ter noção de tudo o que se estava a passar ou que podia passar-se devido ao atentado provocado contra os Corvos e contra a paz que reinava ali naquela zona e em todas as outras zonas onde co-habitavam Outros e Humanos.
Gostei imenso da forma como Simon apegou-se à jovem Meg e a protege com unhas e dentes (literalmente) e a forma como se sente sempre na dúvida em relação a como deve estar na companhia dela. Se por um lado adora dividir os serões com ela enroscada nele (na forma de lobo), por outro lado, a forma humana dele também sente "anomalias" quando está na presença dela ou pensa nela como uma mulher e não como apenas humana. 
A introdução de novos clãs e de novas personagens, apesar de, como eu referi anteriormente, me ter provocado alguma confusão em certas partes do livro, também conferiu-lhe mais seriedade e dá-nos mais a noção de que os Outros são, deveras, fantásticos e unidos. Mesmo longe uns dos outros, unem-se em prol de um motivo maior: Salvar e proteger quem merece e quem precisa ser salvo e protegido. Neste livro deu-se um passo muito grande ao conseguirem desmontar todo um esquema maligno e vil que se aproveitava de jovens como Meg.

Muito curiosa com o que o volume terceiro nos trará de novo!

(Este exemplar foi gentilmente cedido pela Saída de Emergência em troca de uma opinião sincera)

Novidade Chiado Editora | Dois | Tânia Gama

Dois
Autor - Tânia Gama
Data de publicação - Março de 2017
Número de páginas - 418
ISBN - 978-989-51-9828-3
Colecção - Viagens na Ficção
Género - Ficção
Idioma - Pt

Imagina-te a viver num mundo em que tens de coabitar com vampiros.

Essa não só é a realidade de Aphrodite como ela mesma acabou por se tornar um deles após um feliz incidente.O que ela não sabia é que, devido a experiências realizadas durante a sua gravidez ela se tornaria uma vampira especial, com poderes nunca antes visto. Poderes esses que fazem dela não só um poderoso aliado mas também um alvo a abater.
Agora que o seu irmão, Apollo, também foi transformado em vampiro e ela se encontra a viver no Palácio da Ordem- sede dos vampiros- a sua vida parece estar finalmente a acalmar. No entanto, a guerra contra o Núcleo e contra a sua maior inimiga está prestes a começar e a pessoa que ela mais ama no mundo inteiro pode ser a que mais a vai desiludir.
Ao mesmo tempo que isto acontece, terá também de tentar perceber os sentimentos que nutre pelo seu namorado Gabriel e lutar contra a obsessão que um dos Chefes da Ordem, Robin aparenta sentir por ela.
Uma história sobre coragem e determinação onde nada é o que parece e onde ninguém está a salvo do mal.

Da Mesma Autora

Novidade Marcador | É isto que eu faço | Lynsey Addario

«Mulher única e corajosa, Lynsey Addario também tem grandes quantidades de humor e humanidade. Este livro é um relato emocionante e inesquecível
de uma vida extraordinária e no limite.»
Jon Lee Anderson, ­The New Yorker

AS MEMÓRIAS DE UMA FOTÓGRAFA
BREVEMENTE EM FILME COM REALIZAÇÃO DE 
STEVEN SPIELBERG

Quando, após os ataques terroristas do 11 de Setembro, convidaram Lynsey Addario para fazer reportagens no Afeganistão, ela tomou uma decisão que se repetiria muitas vezes — não ficar em casa, não levar uma vida tranquila e previsível; pelo contrário: arriscar a vida, cobrir guerras e atravessar o mundo para se tornar uma das mais importantes fotojornalistas do nosso tempo.
É Isto que Eu Faço segue o percurso de Lynsey Addario — da sua primeira câmara oferecida pelo pai aos anos de repórter local, das guerras no Médio Oriente aos campos de refugiados sírios, mas sempre com a fotografia como propósito, e uma ambição única que a define e a incentiva.
Enquanto mulher num ofício maioritariamente masculino, estava determinada a ser levada a sério, a enfrentar a dureza da profissão e o convívio com a injustiça e a guerra.

LYNSEY ADDARIO É uma fotojornalista norte-americana e colaboradora regular do Th­e New York Times, da National Geographic e da revista Time. Fez a cobertura das guerras no Afeganistão, Iraque, Líbano, Darfur e Congo, e recebeu inúmeros prémios, entre eles o MacArthur Genius Grant e o Pulitzer na categoria de reportagem internacional. Recentemente, fez reportagens para o ­The New York Times sobre os refugiados sírios, o ISIS no Iraque, a guerra civil no Sudão, e a chegada de imigrantes africanos à costa da Sicília.

Nas livrarias a 05 de Abril

Novidade Nascente | O Escravo | Anand Dílvar

Com mais de 1 milhão de livros vendidos apenas no México e adoptado como leitura universitária, O Escravo: Um Hino à Vida é uma obra sobre a liberdade, o perdão e a superação pessoal, destinada a tornar-se um clássico espiritual dos nossos tempos. 

Após sofrer um terrível acidente, o protagonista desta história vê-se preso a uma cama de hospital. Apesar de imobilizado e de todos pensarem que se encontra em coma, tem os olhos abertos e está consciente, vendo e ouvindo tudo o que se passa à sua volta. Incapaz de comunicar com quem o rodeia, é tomado por um sentimento de ódio e impotência que o leva ao desespero e a invocar a morte, para acabar com o seu sofrimento. 
Nesse momento, ouve uma voz interior, um guia espiritual com quem conversa procurando encontrar um sentido para a vida. Começa então a compreender que, ao tentar fugir dos seus problemas e ao não controlar os seus pensamentos e emoções, se tornou escravo de si próprio, vivendo preso ao passado, infeliz e carregando um pesado fardo de ressentimentos, medos e sentimentos de culpa. Parte então numa viagem interior para recuperar a sua liberdade, tomando consciência de que a sua felicidade depende apenas de uma reconciliação consigo mesmo.

A NASCENTE disponibiliza os primeiros capítulos para leitura imediata Aqui.

EXCERTO
De que és tu escravo? Das mágoas que guardas de quando eras pequeno? Dos teus traumas de infância? Daquilo que os outros ditaram que deverias ser? De uma relação que não te satisfaz? De um trabalho que não te dá prazer? Da rotina diária?
Liberta-te! Livra-te desse fardo que carregas às costas onde guardas os ressentimentos, o rancor e a culpa. Não culpes mais os outros e o passado por tudo o que de mal se passa na tua vida. Todos os dias são uma nova oportunidade para recomeçar. Todas as manhãs, assim que abres os olhos, nasces de novo, recebes outra oportunidade para mudar aquilo que não te agrada na tua vida. A responsabilidade é toda tua. A tua felici­dade não depende dos teus pais, da pessoa com quem estás, dos teus amigos ou do teu passado, depende apenas de ti. 
O que te mantém paralisado? É o medo da rejei­ção? Do êxito? Do fracasso? Do que pensam os outros? Das críticas? Da possibilidade de cometeres erros? De ficares sozinho? Corta as amarras que impuseste a ti próprio! Só deves ter medo de não seres quem és, de deixares passar a vida sem fazeres o que queres, de não aproveitares esta oportunidade para te mostrares aos outros, dizeres o que pensas, partilhares o que tens. 
Fazes parte da vida e, como todos nós, podes caminhar com a cabeça erguida. Os erros do passado já estão esquecidos. Mentaliza-te de que ninguém guarda um registo das tuas falhas, só tu. Esse juiz que te condena, esse mau amigo que mais não faz do que criticar-te… és tu! Dá descanso a ti mesmo, per­doa-te, só tu podes fazê-lo. 
Eu sei que a vida não é perfeita, que está cheia de situações difíceis. Talvez deva ser mesmo assim. Talvez tenha sido por isso que recebeste todas as ferramentas de que necessitas para enfrentar essas situações: a força para suportar as perdas, a liberdade para escolher como reagir perante as adversidades, o amor e o apoio daqueles que te são mais queridos. Sei também que não és perfeito, ninguém é. No entanto, milhões de circunstâncias uniram-se para que exis­tas. Foste formado a partir de um desígnio maravi­lhoso e partilhas com a humanidade as tuas virtudes e defeitos.
É isso que está inscrito nos teus genes, nos genes de todos os seres humanos que existiram antes de ti e existirão depois de ti. As tuas paixões, medos, mágoas, fraquezas, segredos e até a agressividade, tudo isso partilhas com os teus irmãos. Bem-vindo à raça humana! Esses presumíveis defeitos fazem parte da tua liberdade e da tua humanidade. Se me perguntas quem sou eu para te dizer tudo isto, respondo que não sou ninguém, sou simplesmente uma versão diferente daquilo que tu és. Mais um ser humano entre milhares de milhões, mas um que decidiu ser livre e recuperar o controlo da sua vida.
Espero que faças o mesmo.
Anand Dílvar é o pseudónimo usado por Francisco Javier Ángel Real, escritor mexicano com mais de 30 obras publicadas. O autor especializou-se na terapia Gestalt, usada em Psicoterapia (abordagem psicoterapêutica experiencial, baseada na tomada de consciência da experiência actual do ser humano, de uma forma global e holística), e o seu interesse por conhecer novas filosofias e técnicas de desenvolvimento pessoal levou-o a viajar para mais de 18 países, tendo conhecido comunidades espirituais e mestres de diferentes continentes, dos quais se destaca Osho, a sua maior influência. 
O seu bom humor, simplicidade e alegria enchem os seminários e conferências que dá há mais de 15 anos. No México, Anand Dílvar é frequentemente convidado pela rádio e pela televisão para partilhar a sua abordagem em relação ao que ele chama «A Revolução da Consciência». 

Mais sobre o autor em: www.pmpmexico.com

29/03/2017

Novidade BookSmile | Shawn Mendes - Todos os Segredos Revelados

Finalmente chega ao mercado português, pela mão da Booksmile, o primeiro livro de Shawn Mendes, o cantor do momento! De raízes portuguesas (o pai é de Lagos, Algarve), o músico nasceu no Canadá há 18 anos. Com o álbum de estreia, foi o artista mais jovem a chegar ao primeiro lugar do top da tabela da revista Billboard. Por dois anos consecutivos foi eleito pela revista Time como um dos adolescentes mais influentes da actualidade.

No ano passado venceu o prémio de «Favorite New Artist», no People’s Choice Awards, e o de «Melhor Artista Masculino», nos MTV European Music Awards. Shawn Mendes atua no nosso país no próximo mês de maio e há muito que os bilhetes esgotaram.

Shawn Mendes: Todos os Segredos Revelados vai levar os fãs à loucura!

Mega pop star. Modelo. Quebra-corações. Shawn Mendes é tudo isto e muito mais.

Ele tem tudo o que é preciso para se ser uma grande estrela: talento, simpatia, charme e, claro, os melhores fãs do mundo!
Com mais de 100 fotos fabulosas, Shawn Mendes: Todos os Segredos Revelados capta os momentos mais marcantes da carreira do músico, parecendo até que o acompanhamos em digressão! Vais estar com ele em palco e nos bastidores, conhecer o que o inspira a escrever as mais belas canções, e descobrir o que sente quando está em palco.

«Nunca vou esquecer a sensação de aparecer em frente a uma multidão que sei que está ali para me ver. É irreal.» 
Shawn Mendes

«O Shawn é capaz de tudo.»
John Mayer​

 

Novidade Marcador | O Ano da Dançarina | Carla M. Soares

TODAS AS FAMÍLIAS TÊM UMA GRANDE HISTÓRIA

No ano de 1918, o jovem médico tenente Nicolau Lopes Moreira regressa da Frente francesa, ferido e traumatizado, para o seio de uma família burguesa de posses e para um país marcado pelo esforço de guerra, pela eleição de Sidónio Pais e pela pobreza e agitação social e política.
No regresso, Nicolau vê-se confrontado com uma antiga relação com Rosalinda, dançarina e amante de senhores endinheirados, e com as peculiaridades de uma família progressista.
Enquanto a Guerra se precipita para o fim e, em Lisboa, se vive a aflição da epidemia e da difícil situação política, a família experimenta o medo e perda, e Nicolau conhece um amor inesperado enquanto trava as suas próprias batalhas contra a doença e os próprios fantasmas.
Este é um romance de grande fôlego, histórico, empolgante e profundo, sobre a superação pessoal e uma saga familiar num tempo de grande mudança e turbulência em Portugal.

Da autora de

Carla M. Soares é professora, formada em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras de Lisboa, tem um Mestrado em Estudos Americanos - Literatura Gótica e Film Studies. A tese de Doutoramento em História da Arte, iniciada na Faculdade onde se formou, aguarda dias mais tranquilos para uma elaboração cuidada.
Autora do romance de época Alma Rebelde, A Chama ao Vento e O Cavalheiro Inglês, da colecção Os Livros RTP, da editora Marcador.​

​Nas livrarias a 05 de Abril​

Novidade TopSeller | O Segredo Mais Sombrio | J. Kenner

J. Kenner é um nome incontornável da literatura erótica. Vencedora do Prémio RITA para Melhor Romance Erótico, a autora já vendeu mais de três milhões de livros em todo o mundo.

Depois das séries Stark, Most Wanted e Stark International, a Topseller inicia agora a publicação de uma nova série – S.I.N. – com a obraO Segredo mais Sombrio.

Memórias de um passado secreto afastaram-nos, mas uma atração incontrolável voltou a uni-los.

O Rei do Sexo. Era assim que Dallas Sykes gostava de ser conhecido, e fazia de tudo para manter a reputação de que na cama ninguém era melhor do que ele — uma reputação que levou anos a construir e que servia para ocultar um grande segredo.
Jane Sykes, sua irmã de criação, com quem não partilhava qualquer laço de sangue, conhecia Dallas demasiado bem para saber que a vida luxuriosa que este levava não passava de um subterfúgio.
Jane e Dallas apaixonaram-se na adolescência e juntos foram vítimas de um terrível sequestro, um crime que jamais esqueceriam. Pensaram que conseguiriam seguir em frente se se afastassem, mas, 17 anos depois, a atração que sentem um pelo outro ainda é demasiado forte.

Ambos tentam desesperadamente manter o controlo, mas conseguirão evitar ceder ao incontrolável desejo que arde entre os dois?

Novidade Quinta Essência | Desaparecida | Elizabeth Adler

Um romance pleno de mistério, paixão, intriga e glamour.
Tudo começou numa festa. Terminou com um crime, uma mulher desaparecida……e uma promessa de vingança!
Ao entardecer, na belíssima paisagem do Mar Egeu, uma mulher de cabelos ruivos cai da amurada de um iate de luxo. Em terra, o pintor Marco Polo Mahoney vê a queda, percebe que a jovem está ferida e assiste, perplexo, à embarcação a afastar-se deliberadamente. Marco tenta imediatamente salvá-la mas não a consegue encontrar. É como se a bela ruiva nunca tivesse existido. Mas ele tem a certeza do que viu. E está disposto a tudo para resolver o mistério.
Angie Morse acabou de ser atingida na cabeça com uma garrafa de champanhe. Caiu no mar, ferida, e os seus companheiros parecem estar a abandoná-la. O iate onde ela seguia está a afastar-se, levando consigo os supostos amigos e o namorado. E, embora cada um deles tivesse algo contra si, Angie estava longe de imaginar que quisessem vê-la morta. Agora, enquanto as ondas a tentam submergir, invade-a um sentimento apenas: raiva. É a raiva que lhe vai dar forças para sobreviver… e também para se vingar… 
Elizabeth Adler é britânica. Autora de mais de vinte romances, é reconhecida internacionalmente pelas suas histórias envolventes que combinam de forma magistral mistério, amor e destinos de sonho. Os seus livros estão publicados em vinte e cinco países, com mais de quatro milhões de exemplares vendidos em todo o mundo. Adler e o marido viveram em vários países até que fixaram residência em La Quinta, Califórnia, onde passam dias tranquilos na companhia dos seus dois gatos.

Novidade Porto Editora | Receitas Saudáveis para toda a Família | Jamie Oliver | Espaço Saúde

A revolução saudável de Jamie Oliver em receitas para toda a família

Novo livro do chef mais famoso do mundo
A partir de dia 3 de Abril, não há desculpa para que as refeições em família não sejam deliciosas e também saudáveis: chega a todas as livrarias o novo livro de Jamie Oliver, Receitas Saudáveis para toda a Família.
Pequeno-almoço, sopas, massas e risotos, úteis refeições rápidas (que se preparam em menos de 25 minutos), clássicos saudáveis e soluções para confeccionar com antecedência e congelar são apenas algumas das sugestões partilhadas pelo chef mais famoso do mundo.
Seguindo a filosofia e conceitos que expôs em Receitas Saudáveis (livro que contou com a colaboração de uma equipa de médicos e especialistas em nutrição), as propostas de Jamie Oliver são deliciosas, nutricionalmente equilibradas e criadas para terem um impacto positivo na saúde.
Um livro perfeito para transformar os momentos familiares à mesa e contribuir para uma vida mais feliz e saudável.
A palavra «família» tem um significado diferente para cada um de nós, quando falamos de comida. Para mim, está associada a comida aconchegante, reconfortante e feita para ser partilhada, o que muitas vezes significa que é também comida que não nos faz tão bem. Mas não neste livro! Aqui incentivamo-lo a apreciar boa comida que o alimenta todos os dias, quer a deguste sozinho, com a família ou os amigos. Encontrará neste livro informação nutricional em todas as receitas; procurei também incluir, para todos os almoços e jantares, pelo menos duas porções de fruta e legumes por prato.
Cada receita foi criada com a intenção clara de a tornar saudável e este livro é complementado com um último capítulo sobre saúde e bem-estar, para lhe dar a si e à sua família tudo aquilo de que precisam para se sentirem em plena forma e terem uma vida mais feliz e mais saudável.

Jamie Oliver é um fenómeno global em matéria de alimentação e promoção de campanhas. Com uma carreira de mais de 17 anos na televisão e na edição de livros, já inspirou milhões de pessoas a gostarem de cozinhar e a preferirem alimentos frescos. A obra social que patrocina, a Jamie Oliver Food Foundation, lidera uma contínua Revolução Alimentar a nível global, com o objectivo de promover a saúde e a felicidade de todos através da alimentação.
Jamie começou a cozinhar aos 8 anos no pub dos pais, o CrickIeters, em Clavering, no Essex. Quando terminou os estudos iniciou uma carreira profissional como Chef que o levou até ao River Café, onde foi descoberto por uma empresa produtora de televisão, e assim nasceu The Naked Chef.
Em 2001, Jamie deixou The Naked Chef quando abriu em Londres o restaurante Fifteen, que foi o início de um percurso de 15 anos a preparar jovens sem emprego para carreiras profissionais na indústria da restauração, em Londres, na Cornualha e em Amesterdão. Anos mais tarde, liderou um movimento que reivindicava mais qualidade nas refeições das cantinas escolares do Reino Unido e que trouxe grandes mudanças ao sistema alimentar das escolas britânicas. A sua Fundação implementa, no Reino Unido e no estrangeiro, programas de educação alimentar nos ensinos básico, secundário e universitário, e também junto das comunidades mais carenciadas através dos centros do Jamies’s Ministry of Food. As suas campanhas nacionais e internacionais empenham-se em revolucionar os hábitos alimentares dos cidadãos e das suas famílias. Todos os anos, no Food Revolution Day (Dia da Revolução Alimentar), a Fundação celebra o sucesso e chama a atenção para tudo o que precisa de ser melhorado na indústria alimentar, e não só, procurando galvanizar os governos e a indústria a apoiar a promoção de uma mudança positiva na educação alimentar e na saúde pública.
Entre os famosos restaurantes do Jamie, destacam-se o Barbecoa e o conjunto de restaurantes Jamie’s Italian, no Reino Unido e no estrangeiro. A sua extensa gama de produtos alimentares e não-alimentares é mundialmente reconhecida.
Além de colaborar no Jamie Magazine, Jamie comunica com o seu público através de inúmeras plataformas digitais, criando conteúdos e aparecendo em exclusivo no jamieoliver.com, nos seus canais do Jamie Oliver’s Food Tube, no YouTube, e num número crescente de redes sociais. Jamie publicou até à data 17 livros de cozinha, todos eles campeões de vendas e todos eles acompanhados de programas na televisão. Jamie vive em Londres e no Essex, com Jools, a sua mulher, e com os filhos.

Convite Casa das Letras | Lançamento do livro "Diário dos Imperfeitos" de João Morgado

Novidade Nascente | Quem Sou Eu para Julgar | Papa Francisco

Já nas livrarias, Quem Sou Eu para Julgar, de Papa Francisco, aborda diversos temas, entre os quais alguns fortes e polémicos para a Igreja: divorciados, separados, recasados, famílias em crise, presos, homossexuais, novos escravos, idosos, crianças jovens, fundamentalismo, pedofilia, máfia, eutanásia, fé e religião, homens e mulheres, sexualidade, famílias e futuro, uniões civis e laicidade, vida em comum, matrimónio, género, marxismo, ecumenismo e outras religiões, o drama do desemprego, ambiente e ecologia, o aborto, a eutanásia, a homossexualidade, a contracepção.

Não julgueis para não serdes julgados; Não condeneis para não serdes condenados.

Segundo o Papa Francisco, a humildade evangélica leva-nos a não apontar o dedo aos outros para julgá-los, mas a estender-lhes a mão para levantá-los, sem nunca nos sentirmos superiores. Se quisermos seguir o caminho de Jesus, mais do que acusadores, deveremos ser defensores dos outros diante do Pai. Convém recordá-lo na vida de todos os dias, quando por vezes sentimos vontade de falar mal dos outros, de os julgar.

Em Quem Sou Eu para Julgar, e com base nesta advertência, o Papa Francisco foca-se em diversos temas, sem excluir assuntos polémicos no seio da Igreja Católica – homossexualidade, aborto, contracepção, divórcio, pedofilia, eutanásia, alterações climáticas, liberdade religiosa, entre muitos outros igualmente controversos e aqui abordados.

A posição de Sua Santidade em relação a todas estas matérias e a sua profunda visão humana sobre as grandes questões da actualidade tem constituído incentivo para um frutífero debate dentro da comunidade cristã, além de ter conseguido atrair também a curiosidade e simpatia dos não crentes.

A NASCENTE disponibiliza os primeiros capítulos para leitura imediata Aqui


Sobre a Homossexualidade
«Escreve-se tanto acerca do lobby gay. Eu ainda não encontrei quem me apresentasse um bilhete de identidade, no Vaticano, em que estivesse escrito «gay». Dizem que os há. Creio que, quando nos encontramos com uma pessoa assim, deveremos distinguir o facto de se ser gay do facto de se criar um lobby, porque os lobbies — todos os lobbies — não são bons. São maus. Se uma pessoa é gay e procura o Senhor e tem boa vonta­de, quem sou eu para julgá-la? O problema não é ter essa tendência. Não é. O problema é fazer dessa tendência um lobby: lobby de avarentos, lobby de políticos, lobby de maçons, tan­tos lobbies. (…)Os homossexuais devem ser tratados com delicadeza e não devem ser marginalizados. Antes de mais, gosto que se fale de «pessoas homossexuais»: primeiro, há a pessoa, na sua integridade e dignidade. E a pessoa não é definida apenas pela sua tendência sexual — não esqueçamos que todos nós somos criaturas amadas por Deus, destinatárias do seu amor infinito.

** ** 
Sobre a Pedofilia 
Um bispo que muda um sacerdote de paróquia quando se verifica um caso de pedofilia é um inconsciente, e a melhor coisa que pode fazer é apresentar a renúncia.​

*​* **
Sobre os Divorciados
Que fazemos com os divorciados que voltaram a casar? Que porta se lhes pode abrir? Existe, a este propósito, uma inquietação pastoral: devemos então dar-lhes a comunhão? Dar-lhes a comunhão não é uma solução. Só isso não é a solução. A solução é a integração. Não estão excomungados. Contudo, não podem ser padrinhos de baptismo, não podem ler as leituras na missa, não podem distribuir a comunhão, não podem ensinar o catecismo, não podem fazer sete coisas… — tenho a lista ali. Se eu vos contasse tudo, pareceria até que estão excomungados de facto! Então, há que abrir um pouco mais as portas. Porque é que não podem ser padrinhos? 

Novidade Presença | Deixa-me Ir | Gayle Forman

Disponível a partir de dia 5 de Abril

Colecção: Grandes Narrativas
Nº na Colecção: 657
Data 1ª Edição: 06/04/2017
Nº de Edição: 1ª
ISBN: 978-972-23-5994-8
Nº de Páginas: 304

Maribeth Klein é mãe de gémeos e editora de uma revista de moda. Conciliar essas duas facetas da vida tem sido um desafio quase impossível e Maribeth sente-se esgotada. A azáfama do dia a dia, cada vez mais intensa, não a deixa parar um segundo, nem para perceber que acaba de ter um ataque cardíaco. 
Durante a recuperação, dispondo finalmente de algum tempo para pensar, Maribeth decide fazer as malas e partir. Longe das obrigações familiares e apoiada por novas amizades, pode por fim lidar com os problemas que a atormentam há muito e enveredar por uma jornada de descoberta que lhe permitirá perceber o que é realmente importante. 

Gayle Forman, autora do bestseller Se Eu Ficar, estreia-se agora com Deixa-me Ir na ficção para adultos.

28/03/2017

Biblioterapia | A cura através dos livros já existe numa clínica de Lisboa | Espaço Saúde

Pomadas de Saramago? Remédios de Ana Karenina? Anti-inflamatórios de Proust? A cura através dos livros é possível e o The Therapist, em Lisboa, abriu as primeiras consultas de biblioterapia do país.

A Terapia usa os livros como remédio para uma vida saudável.

Se há espaço em Lisboa que não pára de nos surpreender, e que se tornou um dos mais fortes pólos de criatividade da capital, é a Lx Factory. Nos edifícios arruinados de outros tempos o feio faz-se belo e os projectos mais sui generis mostram-nos a face do futuro. Na passada sexta-feira, dia 24, as instalações da antiga agência de publicidade Norma Jean (mais conhecidas como “o edifício cor-de-rosa”), abriram como um pólo de Eco-Lifestyle, onde as medicinas alternativas e a cozinha biológica se juntam ao home design sustentável, inspirado nas ancestrais tradições portuguesas e a um day SPA e loja só com produtos biológicos. São elas The Therapist, Boa Safra e Organii. Três conceitos que materializam uma nova forma de viver.

The Therapist, uma ideia de Joana Teixeira. Uma clínica de medicinas alternativas que quer ser uma “escola de vida”. © Divulgação

Mas a grande e insólita novidade é mesmo aquela que nos oferece o The Therapist e que é a Biblioterapia. Para quem acha que os livros são apenas fonte de conhecimento, para quem acha que eles são apenas fonte de entretenimento ou mesmo para aqueles que os aboliram das suas vidas, há agora uma nova função a considerar quando se pensa em romances, poesia, ensaios ou biografias: a saúde física, psíquica. E se já houve quem se tivesse curado de um desgosto de amor ao ler O Memorial do Convento, de José Saramago, também haverá quem tenha recuperado de longas doenças com os sete volumes de Em Busca do Tempo Perdido de Proust e quem tenha arrumado as dores de dentes ao ler Os Meus Problemas de Miguel Esteves Cardoso. E talvez aquela angústia que ataca a certas horas do dia se purgue com um bom policial ou aquela indecisão sobre o futuro da sua relação se resolva com as Cenas da Vida Conjugal de Ingmar Bergman.

César Ferreira, formado em Filosofia e mestre em Ciências da Comunicação, é biblioterapeuta e reading coach. Em entrevista ao Observador garante que “não vai receitar Chagas Freitas nem Gustavo Santos”, que não se vai querer “sobrepor aos médicos” mas apenas “mostrar que a literatura transformada em conhecimento, tranquilidade de espírito, em resiliência, pode melhorar muito a nossa vida“.

As consultas (60€ por pessoa) implicam um conhecimento prévio do paciente, um diagnóstico dos seus problemas de saúde mas também dos hábitos de leitura, dos autores e géneros que está a ler, para depois criar um plano de leitura adequado. O biblioterapeuta garante que estas consultas são particularmente úteis nos adolescentes, pois ajudam-nos a “aprender a ler, aprender a estudar, tirar mais partido dos livros ou mesmo fazê-los descobrir o prazer único de ler um livro, de ali encontrar respostas às suas angústias”.

Remédios literários para o corpo e para a alma, em parceria com a Ler Devagar. © Divulgação

“Muitas pessoas não gostam de ler porque nunca encontraram o livro certo para elas”, diz ainda César Ferreira, que lembra que “a aquisição de linguagem é fundamental para se ser um líder, para lidar com as tensões e exigências do trabalho e da sociedade”. Para além da consulta de biblioterapia haverá ainda sessões de Leituras Massajadas (na qual o paciente lê enquanto recebe uma massagem).

A ideia das consultas de biblioterapia foi de Joana Teixeira, a ideóloga e directora do The Therapist, que se juntou a José Pinho das livrarias Ler Devagar e Ferin para criar este inovador pólo de incentivo à leitura que terá ainda actividades destinadas às crianças onde, a partir de um conto, se reflectirá sobre as problemáticas do mundo actual.

Se a alma deste pólo de Eco-Lifestyle é a aprendizagem para regressar a um estilo de vida mais simples e assente em consumos menos voláteis e prejudiciais à saúde do corpo e do planeta, Joana Teixeira propõe ainda uma “Escola da Vida” para sobreviver ao quotidiano. São workshops e aulas para aprender coisas básicas como preencher o boletim de IRS, cozinhar de forma saudável, pregar quadros, gerir a agenda ou trabalhar em equipa. A clínica The Therapist dispõe ainda de terapêuticas não convencionais como Medicina Tradicional Chinesa, Naturopatia, Ayurveda, Terapia Quântica e uma cafetaria “flexitariana” (vegetariana com opções de carne/peixe). É um espaço destinado a almoços e lanches cuja ementa, feita com alimentos biológicos, eliminou os lacticínios e os açúcares refinados.
Antes ou depois da consulta de biblioterpia pode experimentar a ementa “flexitariana” do complexo de Eco-Lifestyle. © Divulgação

Design português, produtos biológicos e um spa
Uma ida ao edifício cor-de-rosa da Lx Factory implica passar pelos outros dois espaços do complexo para conhecer as incríveis propostas de mobiliário e design da Boa Safra, como os bancos de bunho do Ribatejo, os cabides feitos de raízes de plantas mortas do Alentejo ou os bancos de “três patas” das Beiras, feitos com rodados de carros de bois — todos assinados por designers e artesãos portugueses. Objectos igualmente fascinantes são os da loja/day spa Organii. Aqui, além de produtos de beleza biológicos e roupas de bebé, há um spa que disponibiliza tratamentos de rosto e de corpo feitos com marcas 100% biológicas. “São produtos de alta qualidade e que partilham valores como a ecologia, o comércio justo, a preocupação ambiental, o respeito pelos animais, a produção sustentável e a vida saudável”, explica Cátia Curica, uma das duas irmãs fundadoras do projeto. A loja da Organii vai ter ainda à venda um conjunto de marcas portuguesas como a Stró, Margarida Fábrica, Sugo Cork Rugs, Maria Descalça, Carlota Barnabé, Trinca, 1/1, Histórias de Inventar, Casa do Bosque, Cordame e Herbas.
A loja da Organii Concept Store tem objectos ecológicos de marcas portuguesas que se aliam à roupa de bebé, produtos de beleza e ao day spa com sessões especiais para grávidas. © Divulgação

Este pólo de Eco-Lifestyle vai funcionar todos os dias da semana entre as 11h e as 20h, à excepção da Boa Safra que fecha pelas 19h. A Organii e a Boa Safra fecham à hora do almoço, entre as 13h e as 14h, e o Organii Bio Day SPA encerra ao público ao domingo e à segunda-feira.

In