Valentina Rosselli, uma bela e sensual fotógrafa de moda italiana, vive há cerca de um ano com Theo Steen, crítico de arte e marchand. Este desejaria que Valentina assumisse plenamente a relação, mas ela receia comprometer-se. Theo parte em viagem, deixando-lhe como presente um álbum de fotos antigas de uma mulher em poses eróticas. Quem será essa mulher? Qual a intenção de Theo ao deixar-lhe aquele presente? Valentina sente que tem um significado especial para si e tenciona desvendar o mistério. Entretanto recebe um convite para fazer fotografias artísticas sobre pessoas que exploram o lado negro do desejo... Um livro inteligente sobre a liberdade no feminino, onde perpassa um erotismo vibrante.
A minha opinião:
Nessa review não me vou alongar muito, até porque não quero influenciar ninguém.
Um livro que prometia ser interessante, acabou por se revelar, pelo menos para mim, de leitura lenta e "penosa".. tem poucos diálogos e os que tem não são assim muito interessantes. Acho que a junção do passado com o presente está bem conseguida, mas só a partir de mais de meio do livro é que se começam a juntar as peças. Além disso, acho a personagem principal, uma personagem desprovida de personalidade. Sempre se deixou levar pelo que a mãe pensava e achava dela e dos homens, e nunca se deu conta de que tinha o homem da sua vida já a morar com ela. Foi preciso ele armar uma cena mirabolante para ela se dar conta de que afinal ele a amava de verdade e ela a ele. Muito fraca nível psicológico.
As cenas de S&M são fraquinhas, pelo menos por aquilo que já ouvi dizer. Acho que a questão de ele ser um "investigador" de arte perdida era irrelevante para o enredo e acho que no final de tudo Valentina é uma mulher "devassa" disfarçada, que não gosta nem de si nem de ninguém, por conta de um mau relacionamento. Nunca se abriu verdadeiramente como a sua avó Belle fez com Santos Devine, o qual amou desde o primeiro momento que o viu.
No entanto, para quem gostar do género, acho que pode ser uma leitura agradável, mas não tenham grandes expectativas.
Boas leituras
Vera Neves
Apesar de gostos não se discutirem eu adorei este livro, só tenho um reparo a fazer, BDSM não é todo igual, cada pessoa conhece o seu nível de intensidade, para uns o mais leve e para outros mais hardcore...
ResponderEliminarPois.. lá está.. os gostos não são todos iguais e ainda bem. Eu, pessoalmente, não gostei... achei a leitura um bocado monótona e pesada. Mas cada um é como cada qual.. n me admira que também haja quem goste ou tenha gostado imenso. É claro que BDSM n é igual para toda a gente, mas ainda assim, achei todas as cenas inerentes ao tema, algo forçadas... Isso é a minha opinião, que vale o que vale :)
EliminarObrigada pelo comentário!