03/04/2023

Opinião | Bromance: O Clube de Leitura Secreto | Lyssa Kay Adams | ASA Editora

 
ISBN:9789892355405
Editor:Edições Asa
Ano:2022
Idioma:Português
Encadernação:Capa mole
Páginas:336
Classificação temática:Livros em Português 

Gavin Scott é um atleta no auge da carreira, está casado com Thea, uma mulher maravilhosa, e tem duas adoráveis filhas gémeas. À primeira vista, a sua vida não podia ser melhor. Mas, na verdade, ele acaba de descobrir um segredo chocante e extremamente embaraçoso: Thea finge ter prazer na cama desde o início da relação de ambos. De cabeça perdida, Gavin deixa de falar com a mulher. Por seu lado, Thea decide pedir o divórcio. Quando Gavin percebe que deixou o orgulho falar mais alto do que o coração e perdeu o controlo da situação, fica desesperado. Felizmente, encontra ajuda numa fonte inesperada: um clube de leitura composto só por homens.

BEM-VINDOS AO BROMANCE: O CLUBE DE LEITURA SECRETO.
Estes homens perceberam algo vital: as mulheres descrevem (literal e pormenorizadamente) o que fazer perante todas as situações possíveis (e as impossíveis também), os homens é que simplesmente nunca se dão ao trabalho de ler. Com a ajuda do livro do momento, um romance sensual da época da Regência intitulado Cortejar a Condessa, o improvável grupo guia Gavin rumo à salvação do seu casamento. Mas será isto suficiente? Ou é pouco, e vem já tarde? Pois vai ser preciso mais do que palavras floreadas e gestos grandiosos para este desajeitado Romeu encontrar o seu herói interior e recuperar a confiança da mulher da sua vida.


    Este é um dos exemplos de livros que estamos à espera de uma coisa e temos outra. A capa também engana um pouco, neste caso. Pela capa, e mesmo pelo título, dá a entender de que seria apenas um livro meio romance, meio comédia. Apesar de termos muitos leitores do sexo masculino, acho que são raros os que pretendem pertencer a um Clube do Livro. Aliás, a reacção de Gavin quando lhe falam do Clube De Leitura Secreto é bem prova disso.
    Acho que este livro traz-nos assuntos bem mais sérios do que o que possamos pensar. A falta de auto-estima, o ser-se posto à parte porque se tem algum "problema" como a gaguez, por exemplo, o pensar que um casamento se resume apenas à parte sexual.
    Regra geral, gostei muito das personagens. Tanto das principais, como das secundárias. Tenho de ser sincera e admitir que adorava quando os machos do clube de leitura se juntavam todos e davam conselhos a Gavin, baseados tanto nos livros que já tinham lido como nas suas próprias relações amorosas.
    Achei imensa piada ao facto de a autora ter conseguido inserir a história de um livro "Corteja a Condessa", dentro do próprio livro. Foi uma espécie de "dois-em-um" .. nada mau pensado!
    Se por um lado não achei muita piada ao facto de se passar a ideia de que um casamento se baseia apenas no que acontece entre os lençóis, por outro lado, gostei bastante de como Thea e, principalmente Gavin, dão uma segunda oportunidade ao casamento deles que já tinha começado de uma forma tão repentina. Houve aspectos na personalidade de Thea que apreciei bastante, mas outras houve que não me atraíaram assim tanto. Quanto a Gavin, sempre mostrou que a amava e que era capaz de tudo para salvar o que tinham mesmo que não fizesse a mais pequena ideia do que fazer. A forma ternurenta como ele trata das suas pequenas gémeas é, no mínimo, adorável. De ser um mau pai nunca o podiam acusar. 
    Temáticas como abandono familiar, bullying, sexualidade e até mesmo a forma como a sociedade tende a masculinizar o homem de tal modo que, se tiverem de ler um livro erótico ou designado de "livros para mulheres", são total e completamente apelidados de "fracos", "gays" e outros termos piores. Já vi acontecer! Por isso, há livros estereotipados para homens. Não se percebe! 

    Resumindo: É um livro fofo e divertido, que nos leva a pensar e a ponderar sobre mais questões sem ser apenas as que a capa e o título nos levam a pensar.
    
    Li este livro em ambiente de Leitura Conjunta com o Challenge Book Club e, devo admitir, que se não fosse por isso, provavelmente não o teria lido tão cedo. Fico feliz por o ter lido!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é valioso!
Obrigada pela visita e volte sempre!