«Sei que, mais cedo ou mais tarde, todos saberão quem sou. Que estarão à minha procura, que falarão sobre mim, que viverão na tentativa inútil de se assemelhar à minha imagem. Teremos apenas de aguardar. Vocês e eu.»
Mariana é uma jovem mulher solitária. Tem um emprego do qual não gosta, passa os dias e as noites sozinha a ler um livro misterioso.
Sente um profundo desprezo pela Humanidade, mas não consegue evitar ajudar quem precisa, mesmo que a ajuda venha na forma de um frasquinho de veneno indetetável.
Através das pessoas com quem se vai cruzando, todas vítimas de alguém, Mariana vai eliminando o mal do mundo e, ao fazê-lo, junta uma legião que jura segui-la para sempre, como a uma profeta.
Neste livro, Maria Francisca Gama faz uma reflexão sobre a religião, o certo e o errado, e a aleatoriedade de acontecimentos que em segundos destroem uma vida. É a incapacidade de aceitação e a busca por uma justiça divina que, não chegando, é feita pelas próprias mãos.
**********
Numa manhã perfeita de agosto, antes que alguém acorde, Elle Bishop sai para nadar na lagoa do «Palácio de Papel» — uma casa em Back Woods, Cape Cod, onde a sua família, há muitas gerações, passa todos os verões.
Ao passar em frente à casa, Elle vê, no alpendre fechado, a mesa desarrumada com as coisas do jantar da véspera: copos de vinho vazios, a cera das velas na toalha, ecos das gargalhadas de familiares e amigos.
Quando mergulha na lagoa, lembra-se do que aconteceu na noite anterior: o encontro secreto e apaixonado com o seu companheiro de infância, atrás da casa, enquanto o marido, a mãe e os convidados conversavam lá dentro.
Assim começa uma história que se desenrola ao longo de 24 horas; Elle terá de decidir entre o mundo que construiu com o seu amado marido, Peter, e a vida que sempre imaginou que teria ao lado do seu amor de infância, Jonas, se um acontecimento trágico não tivesse mudado para sempre o curso das suas vidas.
**********
Quando o seu namorado de longa data decide terminar a relação, Laurie sente-se perdida, em grande parte porque trabalham no mesmo escritório de advogados e ela é obrigada a vê-lo todos os dias.
Como se não bastasse o enorme desafio de recomeçar a sua vida, a humilhação de Laurie aumenta quando descobre que a nova namorada de Dan está grávida.
Mas não tardará a que o destino lhe ofereça uma nova oportunidade, quando fica presa num elevador com o seu atraente, mas mal-afamado colega Jamie Carter.
Jamie não acredita no amor, mas precisa de uma namorada séria e respeitável para impressionar os chefes e conseguir chegar a sócio da empresa.
Laurie quer um homem encantador ao seu lado para demonstrar que já ultrapassou a separação.
Assim surge o plano ideal: um romance a fingir que se desenrola nas redes sociais, com fotografias estrategicamente encenadas e uma data de fim bem definida.
Diante dos colegas, Laurie e Jamie conseguem fazer passar a ideia de serem um casal perfeito e apaixonado.
Mas o que teve início como uma encenação bem delineada começa a transformar-se em algo muito mais real.
Os elogios da crítica:
«O humor e a seriedade das personagens transformam este enredo familiar em algo fresco, divertido e genuinamente comovente.» — Publishers Weekly
*********
O dia de Georgina já estava a ser bastante mau ao ser despedida de um dos restaurantes mais mal-afamados da cidade, mas tornou-se ainda pior no momento em que decidiu surpreender o namorado e acabou por encontrá-lo na cama com outra pessoa.
Quando surge a oportunidade de trabalhar num novo pub, Georgina não pensa duas vezes.
Tudo parece estar a correr bastante bem, apesar daquele pequeno (grande!) problema: um dos donos é Lucas McCarthy, o seu namorado da escola secundária. E, como um mal nunca vem só, ele não se lembra dela!
Reencontrar Lucas traz-lhe à lembrança não só os momentos que partilharam como também um segredo sombrio que a acompanha há 12 anos.
Georgina tem bem presente o que sucedeu na noite do baile de finalistas, mas terá ainda de compreender até que ponto esse acontecimento de que só ela tem memória afetou a sua vida.
Os elogios da crítica:
«Divertido e envolvente, com reviravoltas que nos fazem pensar e que intensificam o impacto emocional de um livro que é muito mais do que uma comédia romântica. — Kirkus Reviews
**********
Perita em disfarces, Tommy, ou melhor, Thomasina Wynchester, consegue ser qualquer pessoa, desde uma jovem indefesa a um homem velho e devasso — tudo o que for necessário para que os casos que a sua família tem em mãos sejam resolvidos.
Mas quando a nova cliente de Tommy se revela a encantadora menina de boas famílias por quem está secretamente apaixonada há anos, é muito mais do que a sua missão o que está em jogo.
A menina Philippa York, por seu lado, não acredita no amor. O seu coração não palpitou quando se viu prometida a um duque, nem se quebrou quando este, para irritação dos seus pais, se casou com outra mulher. Tudo o que deseja é dedicar-se ao fiel círculo de leitura que organiza com as amigas e, pelo meio, resistir à pressão dos pais para encontrar um noivo, esquivar-se do insistente barão Vanderbean — que parece surgir em toda a parte — e ajudar uma amiga injustiçada.
A sua vida parece estar virada do avesso. Mas ao descobrir que o charmoso e astuto barão é, na verdade, uma mulher, o futuro torna-se subitamente promissor.
E será que aquilo que sente no peito sempre que se aproxima de Tommy é, por fim, o seu coração a bater?
Os elogios da crítica
«Um conto de fadas feminista que os leitores irão adorar.» — Publishers Weekly
«Um romance divertido e sexy que mostra o poder que surge quando as pessoas encontram aceitação total das suas famílias, dos amantes e de si mesmas. Arrebatador.» — Kirkus Reviews
Sem comentários:
Enviar um comentário
O seu comentário é valioso!
Obrigada pela visita e volte sempre!