19/05/2022

Novidades Presença | 2ª Quinzena de Maio

Nasceste para SER tantas coisas!
O mais importante - seja qual for o teu caminho - é que tu sejas sempre… Tu!

Do mesmo autor de O Menino Que Colecionava Palavras, este livro é uma magnífica celebração da individualidade. Porque todas as crianças são diferentes e cada uma pode ser tudo o que quiser. A força do sonho e da imaginação juntam-se à magia da escrita e da ilustração de Peter H. Reynolds para que cada criança sonhe e imagine… sem limites.

Vive a melhor versão da tua vida!

**********

C. C. Tsai é um dos cartoonistas mais populares da Ásia, e as suas versões dos clássicos chineses já foram traduzidas em mais de vinte línguas e venderam acima de 40 milhões de exemplares.

Este volume apresenta a adaptação ilustrada de A Arte da Guerra de Sun Tzu, a melhor obra sobre guerra e estratégia de todos os tempos - um livro que continua a ser considerado um manual para o sucesso, não só por comandantes militares como por líderes políticos, empresariais e de muitas outras áreas.

Concebida há cerca de 2 500 anos por um filósofo-guerreiro, A Arte da Guerra continua a atrair os que aspiram a destacar-se e a ajudar a construir países de sucesso. Qual a melhor forma de alcançar esse objetivo e que papel terá a guerra no processo? Quais os poderes e respetivos limites de um general comandante? Como vencer sem entrar em guerra? As respostas de Sun Tzu a estas e a outras questões são-nos dadas através dos cartoons de C. C. Tsai, que nos mostram Sun Tzu em diferentes situações, seja a lutar em terrenos perigosos, a lançar um ataque-surpresa ou a espiar os seus inimigos.

Esta edição inclui ainda um prefácio de Lawrence Freedman, uma das maiores autoridades mundiais em estratégia militar, que nos esclarece como A Arte da Guerra tem influenciado o pensamento estratégico do Ocidente. Além disso, inclui o texto original em chinês, em barras laterais presentes em todas as páginas, o que enriquece o livro para leitores e estudantes de chinês, sem contudo os distrair das vinhetas. O texto foi habilmente traduzido do chinês por Brian Bruya, que apresenta igualmente uma introdução.

**********

Neste livro verdadeiramente inovador, Lucy Hutchings, autora do blogue She Grows Veg, prova que jardins deliciosos não têm de ser feitos apenas no espaço exterior. Já imaginou ter uma pequena horta, por exemplo, na sua varanda ou cozinha?

Uso inteligente do espaço e de recipientes, conhecimento sobre as melhores condições de cultivo e um sentido estético único: com tudo isto, Lucy mostra-nos como qualquer um de nós pode cultivar praticamente tudo no quintal, no pátio ou… na cozinha. A autora leva-nos, passo a passo, por 19 projetos, de paredes vegetais e estufas de interior a suportes de ervas suspensos. Todos têm, sem exceção, a mesma beleza e o potencial decorativo das habituais plantas ornamentais, com a vantagem de serem maravilhosos jardins comestíveis.

Siga as ilustrações passo a passo, entre as belíssimas fotografias, e passe de principiante a profissional em apenas algumas semanas.

Repita o mantra: tudo é possível para todos.

**********

Theo Byrne é um jovem cientista promissor que descobriu como procurar vida noutros planetas a dezenas de anos-luz. Viúvo,Theo é também pai de um menino de nove anos muito peculiar. Robin, o seu fi­lho, é divertido, amoroso e tem mil planos para concretizar. Tudo o que pensa e sente tem enorme profundidade, adora animais e passa horas in­finitas a fazer desenhos muito elaborados. Robin é também a criança que está prestes a ser expulsa da escola por ter agredido um amigo.

Que pode um pai fazer quando a única solução que lhe dão é medicar aquele menino tão raro quanto problemático? Como pode Theo explicar a Robin este mundo em que vivemos, um mundo que parece estar claramente a destruir-se a si próprio? O único caminho para este pai é levar o fi­lho para outros planetas, enquanto acarinha e encoraja a vontade enorme que ele tem de salvar o planeta Terra.

Como poderemos, todos e cada um de nós, dizer a verdade sobre este maravilhoso e ameaçado planeta aos nossos fi­lhos? No mais íntimo de cada um, ecoa a pergunta: porquê este mundo?

**********

Publicado pela primeira vez entre 1860 e 1862, Cadernos da Casa Morta reflete uma realidade dantesca, em que presos políticos, prisioneiros de guerra e presos de delito comum vivem lado a lado com homens que perpetraram crimes hediondos. É um mundo absolutamente à parte, com regras próprias, onde o quotidiano se reparte entre trabalhos forçados, castigos sádicos, miséria, mercado negro, álcool e pequenos expedientes de que os prisioneiros se servem, não só para sobreviverem, mas para alimentarem a ilusão de liberdade.

**********

UM LIVRO DE CULTO SOBRE FAMÍLIA, AMIZADE E PRIMEIRO AMOR.

Foi naquele verão, naquele dia, junto à piscina. O instante em que Aristóteles e Dante se conhecem vai mudar as suas vidas. Naquele momento, sentem que não têm nada - mesmo nada - em comum. Mas enquanto os dias de calor se sucedem, este dois espíritos solitários encontram-se e nasce uma amizade especial, das que mudam as nossas vidas e ficam para sempre.

Ari não tem jeito com as palavras e duvida bastante de si próprio. Dante é muito articulado e confiante. Ari perde-se em pensamentos sobre o irmão mais velho, que está preso. Dante adora poesia e arte.

Ari levantou um muro entre ele e o mundo - Dante é a pessoa que o vai, devagar, fazer cair. São cúmplices nos risos, sonham juntos, partilham livros. E descobrem-se um ao outro, a si próprios, enquanto usam a amizade e o amor para... desvendar os segredos do Universo.

**********

Durante três mil anos, destruir o saber foi um objetivo comum e deliberado de várias pessoas, regimes e grupos. Esta é a extraordinária história de sobrevivência da verdade - a que os livros registam, as bibliotecas preservam e nós temos hoje, mais do que nunca, de salvar.

As bibliotecas e os arquivos sofreram muitos ataques, desde a antiguidade, mas a era moderna tem sido ainda mais perniciosa para a sua sobrevivência. Hoje, o saber que guardam é alvo de tentativas de destruição brutais e de negligência intencional. Sem apoio estruturado ou investimento, lutam pela sobrevivência dia a dia. Queimar Livros conta-nos o que em três mil anos passámos e vivemos para chegar aqui.

Da antiga Alexandria à contemporânea Sarajevo, passando pelo Iraque, Richard Ovenden vai aos quatro cantos do mundo e relata vividamente momentos determinantes da nossa História. Analisando as motivações por detrás dos atos, deliberados ou involuntários, de destruição do saber - políticos, culturais e religiosos -, bem como as consequências e ligações a todas as áreas da nossa vida, o autor relata também os episódios vividos por quem tentou prevenir e minimizar os efeitos destes ataques aos livros (e não só), pondo muitas vezes a própria vida em risco.

Na era do imediatismo, em que todos têm opinião sobre tudo, a memória se esboroa e reina a desinformação, este livro é mais importante do que nunca. Lê-lo pode ser o primeiro passo para impedir que três mil anos de História desemboquem, no século XXI, na maior e mais terrível destruição do saber.

**********

HUBERT JOLY, ANTERIOR CEO DA BEST BUY,
QUE PEGOU NUMA EMPRESA COMPLETAMENTE EM BAIXO
E A TRANSFORMOU NUMA LÍDER DE MERCADO,
DESVENDA O SEU MÉTODO PARA CONSEGUIR RESULTADOS EXTRAORDINÁRIOS
PONDO AS PESSOAS NO CENTRO DO INVESTIMENTO.

As pessoas são absolutamente centrais num negócio. As empresas são organismos vivos feitos por elas, e não por máquinas ou processos inócuos e automáticos. Para as empresas crescerem, é preciso investir nas pessoas. Como? Todos devem ser ouvidos e envolvidos nos processos, para começar. Do mesmo modo, a integração num ambiente propício ao desenvolvimento de skills e à progressão de carreira é fundamental. A isto, acresce um princípio basilar: tratar o lucro como um resultado - e não como um objetivo per se.

O método de Hubert Joly é fácil de perceber mas, antes de o pôr em prática, o autor abre-nos a porta para a filosofia em que assenta. Para a assimilarmos, temos de reconsiderar a forma de olhar para o trabalho e a nossa definição de empresas; temos de parar e refletir sobre o modo de incentivar as pessoas e o nosso estilo de liderança.

Este é um livro essencial para repensar o paradigma do mundo do trabalho, feito de pessoas, por pessoas, para pessoas. É tempo de perspetivar a liderança com propósito e humanidade. O capitalismo pode e tem de ser reinventado, se queremos um futuro sustentável, equitativo e pleno de sucessos. É tempo de investir nas pessoas.

**********

A Senhora Mágica resolve levar todos os amigos à Terra… da Magia. Estás pronto para ir de viagem com eles? Vamos lá! Prepara-te para muitos encontros mágicos, surpresas e uma visita à bruxa malvada que, se calhar, tem motivos para estar arreliada…

Os Senhores e as Senhoras de Roger Hargreaves têm maravilhado pais e filhos ao longo de várias gerações, com as suas histórias tão simples quanto inesquecíveis e as suas ilustrações de cores fortes: são a companhia ideal para meninos e meninas, dos dois anos em diante. Já conhecem todos os Senhores e Senhoras da nossa coleção?

**********

A Senhora Curiosa encontrou uma pegada. Bem... é que é mesmo a maior pegada que alguma vez viu! Querem ver que… é de dinossauro? Embarca numa aventura tiranossáurica e descobre estes animais extraordinários com as Senhoras e Senhores.

Os Senhores e as Senhoras de Roger Hargreaves têm maravilhado pais e filhos ao longo de várias gerações, com as suas histórias tão simples quanto inesquecíveis e as suas ilustrações de cores fortes: são a companhia ideal para meninos e meninas, dos dois anos em diante. Já conhecem todos os Senhores e Senhoras da nossa coleção?

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é valioso!
Obrigada pela visita e volte sempre!