Há milhares de dietas, das mais rígidas às mais ligeiras, e em quase todas encontrará algo em comum: Os 100 alimentos apresentados no livro 100 Alimentos que Deve Comer. Escrito com o objectivo de nos fazer pensar de forma diferente sobre os alimentos que compramos e consumimos, este livro está repleto de receitas e informações úteis. É ideal para todos os que queiram simplificar a forma como vêem os alimentos e aprender a incorporá-los num estilo de vida saudável.
Organizado de modo a reflectir a forma como comemos — inclui um capítulo sobre «como poupar» —, este livro é incrivelmente fácil de usar. Cada um dos 100 alimentos inclui informação detalhada sobre as suas propriedades, benefícios para a saúde, como comprar, guardar, cozinhar e, por fim, uma receita muito simples de confeccionar.
Pequeno-almoço | Petiscar | Almoço para levar | Poupar no Verão | Conviver com os amigos | Comida rápida | Domingos Descontraídos | Crianças | Sobremesas | Bebidas
No que toca ao que comemos, podemos resumir tudo em apenas duas palavras: andamos perdidos. Não consigo imaginar alguma outra época em que o que comemos fosse tema de tantos programas de televisão, revistas ou cabeçalhos de notícias. Com efeito, basta pegarmos em qualquer revista e leremos sobre a última moda das dietas de Hollywood ou o que a nossa celebridade favorita anda (ou melhor, não anda) a comer. Contudo, apesar de todos estes (pretensos) conselhos, estamos mais gordos e menos saudáveis do que as gerações antes de nós. Então, o que se passa?
Esquecemo-nos daquilo que realmente importa. Comida. Comida mesmo. Aquilo que a natureza concebeu para que nós comêssemos. O problema é que nos perdemos num mundo de uma conveniente comida de plástico, por um lado, e de resplandecentes comprimidos vitamínicos e «superalimentos» (a ideia mais alucinada de sempre) altamente comercializados, por outro. É uma situação clássica de não conseguirmos distinguir a essência por dedicarmos demasiada atenção a pormenores. Mas mesmo que exista força de vontade e que queiramos fazer escolhas saudáveis, como conseguiremos entender-nos entre tanta algaraviada de marketing e tantas meias verdades? E aquilo que eu quero mesmo saber, mais do que qualquer outra coisa, é por que razão algo que deveria ser tão simples se pôde tornar tão complicado?
Chegou então a altura de esclarecer alguns conceitos básicos de uma vez por todas. Afinal de contas, se o que queremos é saúde, os dados científicos são bastante claros — fazer uma alimentação saudável, com muitos dos alimentos que apresento neste livro, é provavelmente uma das melhores. — Glen Matten
A VOGAIS disponibiliza os primeiros capítulos aqui.
Glen Matten trabalha como consultor nutricional e é presença frequente em programas de televisão e de rádio. Recebeu o Tony Thistlethwaite Award, o mais importante prémio da Medical Journalists Association, para melhor livro de alimentação saudável. É também co-autor de um dos livros de alimentação/dieta mais falados actualmente: The Sirtfood Diet.
Mais sobre o autor em: www.glenmatten.com
Sem comentários:
Enviar um comentário
O seu comentário é valioso!
Obrigada pela visita e volte sempre!