06/07/2017

Opinião | Encontra-me | J.S. Monroe

Há cinco anos, Rosa percorreu o cais em plena noite, contemplou a água escura e turbulenta e saltou. Era uma jovem brilhante que estudava em Cambridge e acabava de perder o pai. a sua morte foi trágica, mas não inesperada.
Foi realmente isso que sucedeu?
As investigações determinaram que sim, mas Jar, o namorado de Rosa, não se dá por vencido. Vê Rosa em todo o lado: vislumbra o seu rosto no comboio, julga distinguir a sua figura na falésia. Está obcecado pelo desejo de demonstrar que continua viva. e eis que recebe um e-mail.
Encontra-me, Jar. Encontra-me antes que eles me encontrem.
Mas Rosa terá realmente morrido?
E se morreu, quem anda a brincar com os seus entes queridos?

(Pode Conter Spoilers)
Tenho de confessar que assim que vi este livro fiquei com a pulga atrás da orelha. Aos poucos vou começando a entrar no espírito dos livros misteriosos e dos thrillers (acho eu). Só espero nunca apanhar um que me desanime em relação a este género literário.
Ora bem, este livro deu-me algum gozo de ler. Primeiro porque, apesar de algumas pistas lançadas durante o livro, ficamos sempre na corda bamba em relação ao verdadeiro culpado de tudo, e segundo porque está escrito de uma forma simples e compreensível (o que para mim é óptimo porque ainda não estou muito familiarizada com termos criminais, policiais e afins).
Sobre a história deste livro, propriamente dita, Rosa, é uma jovem brilhante que perdeu o pai, o seu melhor amigo e o seu porto de abrigo, assim que começa o seu primeiro ano na Universidade de Cambridge em 2011 (a mesma universidade em que o seu pai também havia estudado). Foi dada como morta (suicídio) durante cinco anos, ainda que o seu corpo tenha permanecido desaparecido durante este tempo todo. No entanto, Jar, o namorado e o seu amor verdadeiro, jura a pés juntos e acredita piamente que a vê, viva, deambulando em alguns sítios por onde ele também passa. 
Nos últimos tempos isso vem acontecendo com mais frequência e mais recentemente no Underground de Londres. Todos lhe dizem que essas visões são devido ao stress da perda, do luto, mas Jar sabe e sente no seu intimo que Rosa não morreu e vai provar a toda a gente que ela está viva e que, provavelmente, foi tudo encenado para que todos pensassem que ela tinha mesmo morrido.
Apesar de todas as provas em contrário, Jar sempre acreditou que Rosa estava viva em algum lugar e nunca desistiu dela e nunca sequer deixou de amá-la intensamente (que fofo).
É exactamente esse amor e essa dedicação que vão fazer com que Jar se arrisque e lute para encontrá-la e salvá-la de qualquer perigo em que ela possa estar.
A situação fulcral e que foi o incentivo para Jar não desistir da sua busca pela sua namorada, foi quando a tia de Rosa, Amy, enviou-lhe um e-mail dizendo que tinha encontrado uma pasta encriptada de Rosa no seu portátil. Já por aí, Jar conseguiu perceber que algo não estava a bater certo. Uma pasta de Rosa no portátil da tia e ainda por cima encriptada? Porque razão? Será que ela sabia que corria perigo, de alguma forma?
O facto do seu apartamento ter sido vandalizado pouco depois de se ter apropriado do portátil de Amy, apenas confirmou que as suas desconfianças tinham fundamento. Havia alguém que também sabia que Rosa estava viva e não queria que ninguém soubesse disso ou queria encontrá-la primeiro.
Uma coisa leva à outra e quando Jar se apercebe, já há demasiadas pessoas envolvidas. Ele, Carl o seu melhor amigo, polícia, detectives, elementos do Governo, familiares e o engraçado é que quanto mais pessoas apareciam, mais ele tinha a certeza de que a ia encontrar.
A busca de Jar é, com toda a certeza, cheia de peripécias, mistério, armadilhas e perigo. Há vidas alheias envolvidas e o desfecho de toda esta história depende, em muito, da dedicação de Jar para com Rosa.
Adorei o facto de termos acesso às entradas no diário "digital" de Rosa, que também nos ajuda a entrar na trama e a termos sempre mais vontade de saber mais e mais até chegarmos ao final. 
Apesar de ter gostado muito deste livro, admito que foi lento o meu processo de ficar agarrada à leitura. O facto de haver algum romance à mistura (ainda que platónico pois era o amor de Jar pela sua Rosa perdida) ajudou-me a prosseguir e a não desistir deste livro!

Recomendo :)
(Este exemplar foi gentilmente cedido pela HarperCollins em troca de uma opinião sincera)

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é valioso!
Obrigada pela visita e volte sempre!