O que dizer de um livro como este?! Muita coisa, demasiada! E por onde começar? Good God! Este é que é o dilema.
Não estava à espera de outra coisa deste segundo volume, que não fosse adorar e surpreender-me a cada página. Se já tinha gostado do primeiro volume das Crónicas de Gelo e Fogo, deste gostei muito mais.
Como sempre George Martin consegue a nossa atenção e redobrada, pois neste segundo livro são introduzidas novas personagens, igualmente importantes no desenrolar da trama. Mais conspirações, mais lutas, mais emoção, principalmente entre Daenerys e Khal Drogho, que se vêm separados por uma atrocidade das lutas em que, diariamente, ele se via envolvido.
Neste segundo livro, ficamos a conhecer com mais profundidade as novas personagens e as anteriores. Como disse uma amiga na sua review (Cata) "Para quem não viu a série, este é um volume recheado de revelações e acontecimentos surpreendentes. Para quem já a viu e for como eu, vai andar a ler o livro numa agitação frenética, à espera que essas revelações e acontecimentos aconteçam. It’s a win-win situation!"
E diz ela muito bem, pois foi exactamente isto que senti. Como já vi a série, em cada capítulo esperava ver (ler) ao pormenor o que tinha já visto na série. É muito boa a sensação (pelo menos neste caso, que sabemos que o que quer que seja que aconteça será, no mínimo, fantástico).
Como todos já devem ter conhecimento, há uma ou duas personagens que simplesmente não entraram no "goto" de ninguém. São elas Cersey e Joffrey (buuuuuuu). Neste livro, o grupo aumenta. Juntaram-se-lhes Lysa Arryn (irmã de Lady Catelyn Stark e viúva de Jon Arryn) e o filho. Mais duas personagens que também não gosto, uma por me dar nervos e outra por me meter algum frenesim, são Sansa e Theo Greyjoy, respectivamente. O porquê dessa antipatia, não vos posso revelar... ainda!
É de todo impossível estar aqui a opinar sobre um livro que praticamente toda a gente já conhece, pela série ou mesmo pelos livros, sem cair na tentação de *spoilar* qualquer coisa. Mas vou resistir à tentação e apenas vos digo que gostei mais deste do que o primeiro. George Martin, mais uma vez, conseguiu continuar com a onda de personagens fortes e com backgrounds muito bem pensados e criados. Estão todas conectadas umas com as outras e isto é algo de fenomenal.
Mais uma vez, um alerta: Tem de ser lido com redobrada atenção, justamente pela riqueza de pormenores e abundância em personagens e acções.
Como não podia deixar de ser..Recomendo!
Boas leituras!
A ver se começo a ler :P eheheheh
ResponderEliminarOlá,
ResponderEliminaro segundo maravilhoso livro do Martin. Espero que gostes tanto como eu gosto da saga. O mais difícil é a espera interminável pelos livros, mas vale a pena =)
Do melhor que há em termos de Fantasia. O Martin conseguiu criar personagens excelentes e conseguiu criar enredos muito bem estruturados.
Continua a ler as crónicas!
Não deixarei de ler com toda a certeza... desde que vi a série nunca mais tirei a ideia da cabeça de que tinha de ler todos os volumes :D
Eliminar