13/09/2013

Espaço Cinema - Sexta Feira XIII (2009) - Contém alguns Spoilers


Muitos de vocês não devem saber, mas eu adoro filmes de terror 

Não daqueles de espíritos, que estes mexem-me com os nervos. Mas sim os de terror físico mesmo. Um dos meus preferidos é o Sexta Feira XIII - Parte 12. É mais recente, tem menos tretas e não é um filme demasiadamente longo. (detesto filmes de terror com mais de 90/100 minutos)

Aqui vos deixo um resumo e a minha pequena opinião sobre este filme (que provavelmente será o que vou ver mais logo à noite... again)

O filme começa em 1980, com Pamela Voorhees perseguindo a sobrevivente do Sexta-Feira 13 original. Ela culpa os monitores pela morte de Jason e está prestes a apunhalar a miúda, quando esta pega em um facão e corta a cabeça de Sra. Voorhees antes de fugir. Enquanto isso, o jovem Jason está a ver a cena toda do topo de uma árvore e salta para recuperar o corpo da mãe e o facão. (só por isso, já se entende o porquê de Jason ser meio... apanhado das ideias).
Há um grupo de jovens que resolve ir para a floresta à procura de uma plantação de cannabis (acho eu, ou então de marijuana). Como é obvio, houve sexo, coisa que Jason abomina, mas também houve muito massacre. O primeiro foi Wade que começou por ficar sem a orelha, depois foi Amanda que estava no "bem-bom" com Ritchie dentro da tenda. Não contente, ainda caçou Mike que estava com Whitney a investigar a sua "casa", que não era mais do que o antigo acampamento de Crystal Lake. Entrou vivo e não chegou sequer a sair, mas se saísse seria morto. Whitney conseguiu fugir para chegar ao acampamento e ver que Amanda estava morta (a morte dela foi alguma coisa de macabro) e encontrar Ritchie com a perna feita em frangalhos porque foi caçado por uma armadilha de ursos, a mim muito me espanta como é que o Jason não lhe fez logo a folha quando matou a Amanda, mas o Jason tem destas coisas... é muito dramático. Preferiu ir matando à vez, ou seja, matou Wade, logo a seguir Amanda, depois foi ao acampamento matar o Mike e depois regressou para matar o Ritchie com uma catanada no meio do tijolo (entenda-se que por tijolo, refiro-me à cabeça). A primeira parte da matança acaba com escuridão, dando a entender que ele teria matado Whitney (que era extremamente parecida à Sra. Vorhees).
A segunda parte do filme começa com Clay (Jared Padalecki), irmão de Whitney, que não se conforma por ter perdido a irmã. Continua à procura dela e sabe que provavelmente ela estará presa algures na floresta onde desapareceu, bem como todos os seus amigos que também não foram encontrados. 
A meio da sua jornada, Clay encontra um novo grupo de jovens que vai para uma festa privada numa cabana de luxo da família de um deles, de Trent. Ora bem, Trent é o típico loirinho burro e armado em bom que pensa que por ter músculos e dinheiro papa as tipas todas. só não papa a que realmente quer, Jenna, porque, entretanto, ela conhece Clay (a escolha é óbvia) e resolve ajudá-lo a procurar a irmã desaparecida. 
Como vocês já devem adivinhar, o pessoal que ia para a festa privada, em meio a muita bebida e sexo, acabam por morrer um a um (ah pois é... o Jason não brinca em serviço). Restam apenas Clay e Jenna que encontram Whitney presa numa espécie de cave da cabana onde Jason mora. Lá encontram também, todos os elementos do primeiro grupo de jovens que morreu. O grupo de Whitney.
Clay e Whitney conseguem fugir, no entanto, Jason consegue apanhar Jenna, matando-a. Clay fica desesperado (já devia de ter outras coisas em mente, para depois...), mas Whitney consegue fazer com que ele esqueça Jenna e se concentre em fugir. Jason não desiste e segue-os para um estábulo/galpão cheio de máquinas de trabalhar em madeira. É aí que Clay o consegue prender com umas correntes e colocá-lo a jeito de lhe moer o cérebro numa das máquinas.
O filme acaba com Clay e Whitney atirando o corpo de Jason, amarrado com correntes, para o mesmo lago onde, em 1980 Jason havia-se afogado.

Gostei especialmente da escolha dos actores. Apenas a morte de Jenna me deu pena, porque a miúda era séria e nada dada a obscenidades. Achei as mortes do mais perfeito e "limpo" que pode haver. Nada de grandes voltas para se matar.. matou e pronto. Com uma seta na cabeça, com uma catanada nas "fuças", com um machado nas costas.. tudo vale. Não gosto de filmes que "engonham" muito e começam a tornar-se enjoativos.
Para quem gosta deste tipo de filmes e ainda não viu este.. aconselho vivamente!!


Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é valioso!
Obrigada pela visita e volte sempre!