The Game of Their Lives (2005), na tradução, Duelo de Campeões retrata uma história baseada em factos reais.
O filme narra o conto de uma equipe de futebol dos Estados Unidos, em 1950, que, contra todas as probabilidades, venceu a Inglaterra por 1 x 0, na cidade de Belo Horizonte, no Brasil.
Embora nenhuma equipe americana já ganhou um título de Copa do Mundo, esta história é sobre as tradições familiares e paixões que moldaram a vida dos jogadores que compunham esta equipe de "underdogs".
Curiosidades muito interessantes cercearam a película durante a suas filmagens:
- A cena da recepção do casamento de Gino Pariani e Janet Capiellotinha os jogadores reais: Frank Borghi, Gino Pariani e Harry Keough e seus filhos e netos, como convidados presentes na recepção.
- Foi filmado durante o verão e em torno do bairro italiano conhecido como "The Hill", de St. Louis. Muitas das empresas familiares não participaram, e se transformaram em parte do conjunto de fachadas e vitrinas temporárias para dar uma sensação dos anos 50.
- O director David Anspaugh e roteirista Angelo Pizzo estavam descontentes com os executivos do estúdio, que cortam seu orçamento de US$ 65 milhões para 27 milhões. Assim, o tempo de execução da película teve de ser reduzida de aproximadamente 2 horas e 10 minutos para 1 hora 41 minutos. Diversas cenas tiveram que ser cortadas. Pizzo disse que apenas 45-50% do que ele pretendia estar no filme sucumbiu no corte final.
- É o primeiro filme de Gavin Rossdale. Ele faz o papel de Stanley Mortensen. Rossdale era o cantor da banda Bush.
- De acordo com uma entrevista que ele deu ao New York Times em 2010, este filme foi feito durante uma década em que Wes Bentley era extremamente viciado em cocaína e heroína. Ele disse naquela entrevista que ele só aceitava quaisquer papéis no cinema durante aquele tempo, porque ele teria dinheiro suficiente para comprar drogas.
Além de Bentley e Rossdale, o elenco ainda conta com Gerard Butler, Jay Rodan e Patrick Stewart. Como dissemos anteriormente, os Estados Unidos não tem títulos de grande expressão no cenário futebolístico mundial. Mesmo assim, aquela vitória para a Inglaterra, terra da invenção deste esporte, foi um símbolo de superação e de raça que aqueles jogadores americanos impuseram durante o jogo. Completamente desacreditados, arrisco a dizer que este momento foi o melhor do país americano no futebol. O título, se fossemos traduzir ao pé da letra, seria O Jogo de Suas Vidas. É, foi mesmo!
Sem comentários:
Enviar um comentário
O seu comentário é valioso!
Obrigada pela visita e volte sempre!