01/02/2024

Opinião | A Menina Que Veio do Outro Lado, Vol.3 | Nagabe | Editorial Presença

 

Shiva não consegue conter o entusiasmo pore star com a tia que julgava nunca mais poder ver. No entanto, o caminho esconde uma escuridão profunda. Por entre o relinchar dos cavalos e as vozes graves e gélidas, começa a desenhar-se o destino da menina que voltou do Outro Lado. Mas onde será o seu verdadeiro lugar? A que Lado pertencerá Shiva?

Este é um conto de fadas sobre dois seres - um, humano; o outro, não humano - e sobre as manhãs, as noites, a luz e as sombras em que se encontraram.


Dizer que adoro esta saga é dizer muito pouco. De cada livro que leio, vou gostando mais. Apesar de uma certa "escuridão" nas páginas e na própria história, é impossível não reparar, também, na sua doçura e sensibilidade.

Se nos dois primeiros não temos muito a noção do que realmente se passa, acho que é mais uma espécie de apresentação das personagens e do que as juntou, neste terceiro volume há mesmo algo grande que acontece. Shiva, finalmente, encontra a sua tia e, apesar de isso implicar ter de se separar do seu Doutor, não consegue deixar de ficar feliz por estar novamente com ela. 
Shiva é encontrada na floresta pela tia que teve a ajuda dos soldados que andam à procura dos forasteiros negros e que lhe disseram que a sua menina estava, com certeza com o Doutor, embrenhada na floresta. 
Para os humanos, o Doutor não passa de um monstro, mas será que é mesmo ele o monstro? Será que ao encontrar a tia, Shiva está mesmo em segurança? Embora tenhamos um grande avanço neste volume, continuamos a não saber muitas coisas.
Entre um lado (dos forasteiros) e o outro (dos humanos) Shiva continua a ser o cerne de tudo e, quem sabe, a solução para resolver e decifrar aquela maldição que assola o Mundo.

Shiva é uma menina tão doce e tão inocente que não vê maldade em nada e em ninguém. Acredita piamente na sua adorada tia e sente um grande afecto pelo seu Doutor.  

O Doutor... Apesar de ser uma espécie de imagem do Mal e das Trevas, é um Ser com um coração repleto de amor e de preocupação pela sua pequena Shiva. Tenta salvá-la por tudo e quer recuperá-la mais que tudo. Só com ele é que ela está segura e protegida.
Continuo a ficar extasiada com os traços e com a arte que este livro nos dá. É fascinante a forma como a esuridão se junta com as partes mais luminosas de uma forma natural e adorável. Adoro!

Estou ansiosa por ler o capítulo seguinte e os outros tantos que acredito que hão-de vir

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é valioso!
Obrigada pela visita e volte sempre!