28/03/2018

Novidade TopSeller | O Clube dos Casados | Sarah Dunn


Um casal preso na rotina decide embarcar numa experiência para apimentar a vida íntima, mas o preço a pagar pode ser demasiado alto.
Um casamento aberto durante seis meses.
O que pode correr mal?
Da criadora e produtora-executiva da série da ABC American Housewife.

Olho para mim, uma nova-iorquina moderna e bem sucedida convertida ao papel de dona de casa suburbana! Acordo entre o caos. Não há tempo para me arranjar, porque o meu filho — o pequeno ditador da casa — quer atenção.
Divido o dia entre tarefas domésticas e pequenas batalhas às quais a mãe de um filho autista tem de se habituar. O meu marido chega. Também cansado. Não saímos, já não fazemos nada de excitante. Fomos engolidos pela rotina.
O que acontece depois do «Felizes Para Sempre»?
Um dia, num serão com amigos, falam-nos das vantagens de um casamento aberto e da forma como pode apimentar a nossa vida. E de repente dou por mim a pensar: porque não?
Convictos de que uma pausa no seu casamento lhes poupará angústias futuras, Lucy e o seu marido Owen embarcam num Acordo para se traírem: seis meses, uma dezena de regras e zero perguntas.
Que comece a experiência!

«Um romance absolutamente divertido.» — People

«Uma comédia hilariante e precisa sobre a crise de meia-idade de um casamento e o que acontece quando este descarrila.» — Maria Semple, autora de Hoje Vai Ser Diferente e Até ao Fim do Mundo


O Clube dos Casados é uma edição Topseller e as primeiras páginas estão disponíveis para leitura imediata aqui.

Sarah Dunn é romancista e argumentista de televisão, incluindo a série Cidade Louca (para a qual foi coautora do episódio de despedida de Michael J. Fox) e a aclamada Bunheads. A autora também é criadora e produtora-executiva da série da ABC American Housewife.
O Clube dos Casados é o seu primeiro livro publicado pela Topseller.
Actualmente vive nos arredores de Nova Iorque.

Novidade BookSmile | Viva a Natureza | Espaço Infanto-Juvenil


Com quatro títulos: O Vento, As Abelhas, A Água e As Árvores, a colecção Viva a Natureza! incentiva as crianças a interagir com a natureza e a descobrir o mundo à sua volta. Com ilustrações simples e criativas e com atividades muito acessíveis, estes livros, que contém explicações muito claras sobre os diferentes temas, permitem uma aprendizagem prática dos conceitos apresentados. 

Os mais pequenos vão explorar, investigar e criar! Vão ser horas e horas de diversão, mas também de aprendizagem. 



Novidade TopSeller | O Segredo da Minha Mãe | J.L. Witterick

Este livro foi inspirado na história verídica de Franciszka Halamajowa que, juntamente com a filha Helena, salvou a vida de 15 judeus na Polónia durante a Segunda Guerra Mundial. Escondeu também um jovem soldado alemão no sótão. Antes da guerra, havia seis mil judeus em Sokal, na Polónia. Somente 30 sobreviveram à guerra, e metade deles graças a uma mulher polaca, a Franciszka.
Pessoas que não eram judias, mas que arriscavam a vida para ajudarem judeus a escaparem à morte durante o Holocausto são reconhecidas como os «Justos entre as Nações» em Israel.

É assim que a Franciszka e a filha são recordadas.

Esta inspiradora história deu também origem ao documentário
 No 4. Street of Our Ladyhttp://www.streetofourlady.org/

Contada de quatro perspectivas diferentes, esta é a história comovente de duas mulheres que serão recordadas pela sua tremenda coragem e humanidade.

Em 1939, as tropas de Hitler invadem a Polónia e põem em marcha uma perseguição desumana ao povo judeu. Todos sabem que proteger judeus num país ocupado pelos nazis é uma sentença de morte. Mas Franciszka e a filha, Helena, movidas por um profundo sentimento de justiça e respeito pela vida humana, decidem arriscar tudo para abrigar duas famílias judaicas e um soldado alemão desertor na sua modesta casa em Sokal. Uma das famílias fica escondida numa cave improvisada por baixo da cozinha. A outra, num palheiro por cima da pocilga. O soldado fica num sótão exíguo.
Para que todos possam sobreviver, Franciszka e a filha terão de ser mais astutas do que os vizinhos e do que os temíveis comandantes alemães, que montam guarda em frente à casa. As duas mulheres estão dispostas a tudo para salvá-los, o que implica não só escondê-los e alimentá-los, mas também conseguir manter acesa dentro deles a chama da esperança.

O Segredo da Minha Mãe é uma edição Topseller e as primeiras páginas podem ser lidas aqui.
J. L. Witterick nasceu na China, mas foi viver para o Canadá com apenas 7 anos. Licenciou-se em Gestão pela Universidade de Western Ontario. Mais tarde, tornou-se presidente de uma das maiores empresas de gestão de fundos do país.
Voltou agora a atenção para a sua paixão: a escrita. O Segredo da Minha Mãe é o seu primeiro romance, foi finalista do National Jewish Book Award e está publicado em 11 línguas.
Parte dos lucros obtidos com o livro foi doada a instituições de caridade, uma forma que a autora encontrou para honrar os «Justos entre as Nações», pessoas não judias que arriscaram a vida para ajudarem judeus a escaparem à morte durante o Holocausto.

Novidade Topseller | Nuvem de Cinzas | Ragnar Jónasson

Tradutor dos livros de Agatha Christie para islandês, Ragnar Jónasson é um autor nórdico em ascensão na literatura policial internacional, tendo já visto vários contos seus serem publicados em revistas literárias alemãs, inglesas e islandesas.

Depois de Neve Cega e Noite Cega, o terceiro volume da série Dark Iceland chega finalmente às livrarias.

«Jónasson joga com os leitores de forma justa. As suas pistas são tradicionais e subtis, obrigando o leitor a voltar a página.» — The Independent

«Nuvem de Cinzas é, simplesmente, um policial excelente.» — Crime By The Book

«Um excelente escritor islandês. A escuridão e o frio são quase palpáveis.» — The Times

«Os livros de Jónasson injetaram nova vida no noir nórdico.» — Sunday Express

«Ragnar Jónasson é um verdadeiro mestre a pintar retratos pormenorizados das suas personagens.» — Crime Review

Um vulcão acaba de entrar em erupção na Islândia e a cinza ameaça tapar o céu e tornar o ar irrespirável. O inspector Ari Thór, no entanto, nem sequer tem cabeça para isso. Desesperado por restabelecer a sua relação com Kristín, a namorada que perdeu, tem dificuldade em concentrar-se no trabalho, até que chega um caso: um homem foi assassinado, com grande violência. Tem a cara desfigurada e um olho em falta.
A notícia não tarda a chegar a Reiquiavique, onde Ísrún, jornalista, reconhece a vítima. Imediatamente parte para o Norte. Se conseguir resolver o caso antes da polícia, poderá ter o furo jornalístico da sua carreira e superar o seu colega e rival, Kormákur.
Enquanto as cinzas continuam a obscurecer o país, tanto Ari Thór como Ísrún vão interrogando as mesmas pessoas, e ouvem histórias similares: Elías, o homem que morreu, estava envolvido em algo perigoso. Terão as testemunhas razão? Qual seria a verdadeira ligação de Ísrún à vítima? E conseguirá Ari Thór evitar mais mortes?

Nuvem de Cinzas é uma edição Topseller e as primeiras páginas podem ser lidas aqui.

Ragnar Jónasson nasceu na Islândia e é um autor bestseller internacional publicado em 18 países, com amplo sucesso junto da crítica. Trabalhou em televisão e em rádio, inclusive como jornalista da Radiotelevisão Nacional da Islândia. Actualmente é advogado e professor na Faculdade de Direito da Universidade de Reiquiavique.
Autor em ascensão na literatura policial internacional, Jónasson traduziu 14 livros de Agatha Christie para islandês e viu já vários dos seus contos serem publicados em revistas literárias alemãs, inglesas e islandesas.
Nuvem de Cinzas é o terceiro volume de Dark Iceland, uma série de extraordinário sucesso em todo o mundo, agarrando os leitores portugueses da primeira à última página.

27/03/2018

«A Cada Dia» estreia nos cinemas nacionais | David Levithan

Esta é uma estreia há muito aguardada! Dia 29 de Março chega finalmente às salas de cinema portuguesas a adaptação ao grande ecrã do bestseller de David Levithan — «A Cada Dia».

«Este é um livro brilhante que vais adorar.» - John Green
Eu não li A Cada Dia, eu devorei-o.» - Jodi Picoult
«São raros os livros que desafiam presunções de género de uma forma tão divertida quanto inesperada e, talvez o mais importante, com que os adolescentes se podem identificar num momento em que muitos tentam entender a sua orientação sexual e a natureza do amor verdadeiro. A Cada Dia é precisamente esse livro… Uma história que é sempre sedutora, muitas vezes bem-humorada e muito parecida com o próprio amor esplendoroso.» - Los Angeles Times

A cada dia um novo corpo. A cada dia uma nova vida. A cada dia o mesmo amor pela mesma rapariga.

A cada dia, A acorda no corpo de uma pessoa diferente. Nunca sabe quem será nem onde estará. A já se conformou com a sua sorte e criou regras para a sua vida:
Nunca se apegar muito. Evitar ser notado. Não interferir.
Tudo corre bem até que A acorda no corpo de Justin e conhece Rhiannon, a namorada de Justin. A partir desse momento, as regras de vida de A não mais se aplicam. Porque, finalmente, A encontrou alguém com quem quer estar a cada dia, todos os dias.
«Num livro original, engraçado, e dolorosamente honesto, David Levithan explora brilhantemente o dilema adolescente de não se sentir bem na sua pele e não saber onde pertence.

A Cada Dia é uma edição Topseller e as primeiras páginas podem ser lidas aqui.

Passatempo Presença | Encontrei-te nas Páginas de um Livro | ENCERRADO

O Sinfonia dos Livros em parceria com a Editoral Presença, tem o prazer de vos trazer a oportunidade de ganharem este novo livro sensação "Encontrei-te nas Páginas de um Livro" de Xavier Bosch

Podem encontrar este livro  no site da Presença

Para se poderem habilitar a receber este livro *delicioso* só têm de fazer o seguinte:

1) Ser seguidor do blog Sinfonia dos Livros 
2) Clicar "Gosto" na página do Facebook do Sinfonia dos Livros e da Editorial Presença
3) Partilhar o passatempo no vosso Facebook e/ou blog e deixar o link de partilha no formulário. 
4) Preencher correctamente o Formulário abaixo. 
5) O passatempo decorre a partir de hoje até às 00h00 (horas continentais) do dia 10 de Abril de 2018. 
6) O vencedor será sorteado aleatoriamente, de entre aqueles que cumprirem com o estipulado, sendo o anúncio feito na página do facebook do Sinfonia dos Livros, para o email do/a vencedor/a e também no blog. 
7) Cada pessoa só pode concorrer em seu nome uma (1) vez por dia. 
8) Por motivos logísticos só serão aceites participações de residentes em Portugal e ilhas dos Arquipélagos dos Açores e da Madeira. 
9) O Sinfonia dos Livros e a Presença não se responsabiliza por extravios.

21/03/2018

Novidade TopSeller | Às Cegas | Josh Malerman

Vencedor do prémio This is Horror para Melhor Livro de Terror, e com os direitos vendidos para mais de 20 países, Às Cegas, de Josh Malerman, está a ser adaptado para filme pela Netflix, com Sandra Bullock, Sarah Paulson e John Malkovich nos papéis principais.
Não abra os olhos. Há algo terrível lá fora.

Num mundo pós-apocalítico tenso e aterrorizante que explora a essência do medo, uma mulher, com duas crianças, decide fugir, sonhando com uma vida em segurança. Mas durante a viagem, o perigo está à espreita: basta uma decisão errada e eles morrerão.
Cinco anos depois de a epidemia ter começado, os sobreviventes ainda se escondem em abrigos, protegidos atrás de portas trancadas e janelas tapadas. Malorie e os seus filhos conseguiram sobreviver, mas agora que eles têm 4 anos chegou o momento de abandonar o refúgio. Procurar uma vida melhor, em segurança e sem medos.
Num barco a remos e de olhos vendados, os três embarcam numa viagem rio acima. Apenas podem confiar no instinto e na audição apurada das crianças para se guiarem.
De repente, sentem que são seguidos. Nas margens abandonadas, alguém observa.
Será animal, humano ou monstro?

Um suspense inquietante que relembra as melhores histórias de Stephen King.

«Hitchcockiano… Um estudo poderoso do terror psicológico contemporâneo. Para todos aqueles que dizem que não há mais ideias originais no terror, Josh Malerman mostra que há algo de novo para contar.» 
USA Today


Às Cegas é uma edição Topsellere as primeiras páginas estão disponíveis para leitura aqui.

Josh Malerman iniciou-se cedo na escrita, é fã acérrimo do terror, e gosta de escrever ao som de bandas sonoras de filmes do género.
Às Cegas é o seu romance de estreia e foi bastante aclamado pela crítica, tendo sido nomeado para vários prémios como: Melhor Romance de Estreia do Bram Stoker Award (2014), Shirley Jackson Award (2014), Melhor Livro de Terror do Goodreads Choice Award (2014) e ainda o prémio James Herbert (2015).
Os direitos cinematográficos de Às Cegas foram adquiridos pela Netflix, e o filme terá Sandra Bullock como protagonista. Josh Malerman vive actualmente em Ferndale, no Michigan.

A Topseller orgulha-se de dar a conhecer aos leitores portugueses uma estrela em ascensão do género terror.

Novidade BookSmile | As novas aventuras do Simão, o Pequeno Leão! | Espaço Infanto-Juvenil

O Simão, o Leãozinho da Vila Meiga, está de regresso com novas peripécias. Tal como tu, o Simão está a crescer, gosta de divertir-se e de viver grandes aventuras. Afinal de contas, não há nada melhor do que ser criança!

Maria Inês de Almeida (texto) e Aurélie de Sousa (ilustração) deram vida a esta colecção, que com estes dois títulos (Vamos Acampar! e O Circo Chegou!) já conta com sete: É Tão Bom Ter Amigos, Já Não Tenho medo do Escuro, Parabéns, Simão, Vem aí um Bebé e a Magia do Natal foram os primeiros. Estes livros são ideais para ler em voz alta às crianças e para os mais novos que já iniciaram a leitura autónoma. Inclui uma secção de conselhos para pais e educadores escrita pelo conhecido pediatra Hugo Rodrigues.


O Simão e os amigos vão acampar pela primeira vez e não cabem em si de contentes. O parque de campismo é enorme, e é muito divertido montar as tendas, mesmo que não seja uma tarefa tão fácil como parece! Entre brincadeiras e uma bela pescaria no riacho, as crianças também vão aprendendo como é importante cuidar e respeitar a natureza. Depois de salvarem um passarinho que caiu do ninho, de se perderem na floresta e de, com muita esperteza, encontrarem o caminho de volta, os quatro pequenos exploradores acabam o dia da melhor forma: juntos e a cantar. Viva a amizade!

​ O Circo Catita acabou de chegar à Vila Meiga! Dias antes do espectáculo, o Simão e os amigos observam os artistas a trabalhar com alegria. Só que, inesperadamente, o Palhaço Borboleta apanha uma valente gripe e o seu número é cancelado. É então que o Simão tem uma ideia leãotástica: ele e os amigos vão substituir o Borboleta! Com ensaios apressados e roupas improvisadas, as crianças mostram a todos que a coragem e a amizade são a solução para qualquer problema.

Novidade Cavalo de Ferro | Os Prémios | Julio Cortázar

O primeiro romance publicado de Cortázar, até hoje inédito em Portugal, que antecipou O Jogo do Mundo – Rayuela. 

Um grupo rumoroso e heterogéneo de personagens, espécie de catálogo representativo da sociedade de Buenos Aires da época, premiado na lotaria nacional com um bilhete para uma viagem luxuosa de cruzeiro, embarca no navio Malcolm, cheio de expectativas.

Contudo, entre distrações e atrações iniciais, um clima de mistério faz crescer a tensão entre os passageiros e a tripulação: o navio é colocado em quarentena devido a uma inexplicável doença, a rota e o destino final da viagem são desconhecidos, o capitão não se apresenta e nenhum dos membros da tripulação fala espanhol e, sobretudo, o acesso à popa da embarcação está interdito aos passageiros. Todas estas absurdas circunstâncias constituirão um irresistível desafio para os hóspedes deste navio que os levará a um jogo cada vez mais perigoso e com um final surpreendente.

O alternar entre narração e reflexão, a vivacidade dos diálogos, o absurdo e a comicidade das personagens, fazem de Os Prémios (Cavalo de Ferro | 432 pp | 22,99€) um romance desconcertante e uma leitura ímpar, inevitável antecâmara de toda a obra subsequente de Cortázar.
Julio Cortázar (1914 - 1984), escritor argentino, é considerado um dos autores mais inovadores e originais do seu tempo. Mestre no conto e na narrativa curta, a sua obra é apenas comparável a nomes como os de Edgar Allan Poe, Tchékhov ou Borges. Deixou igualmente romances como O Jogo do Mundo (Rayuela), que inauguraram uma nova forma de fazer literatura na América Latina, rompendo com o modelo clássico, mediante uma narrativa que escapa à linearidade temporal e onde as personagens adquirem uma autonomia e uma profundidade psicológica únicas.

Novidade Nascente | Vive a Tua Luz | Inês Nunes Pimentel | Espaço Saúde e Bem Estar

LANÇAMENTOS LISBOA
FNAC COLOMBO | 24/03 | 17H 

LANÇAMENTOS PORTO
FNAC NORTESHOPPING | 31/03 | 17H

Inês Nunes Pimentel (www.inesnunespimentel.com) é portuguesa, mas o mundo tem sido a sua casa nos últimos anos. Depois de viver na Austrália, Singapura e Inglaterra, mora actualmente nos Emirados Árabes Unidos.
É coach de transformação para o corpo, mente e alma com a missão de inspirar mulheres, por todo o mundo, a tornarem-se as suas versões mais autênticas e brilhantes para que possam viver a vida dos seus sonhos.
A sua jornada iniciou-se quando, um dia, o Universo apagou todas as luzes para que ela não tivesse outra escolha além de acender a sua própria luz. A sofrer de uma doença auto-imune que deixou o seu corpo intoxicado e dependente de comprimidos, a viver num país onde se sentia sozinha e com uma carreira que já não a inspirava, Inês percebeu que tinha de aprender a amar-se e a assumir o controlo da sua vida, da sua saúde e da sua felicidade.
Tirou diversas certificações nas áreas de nutrição, saúde holística, yoga, meditação, espiritualidade, coaching e desenvolvimento pessoal. E, mais importante que tudo, tornou-se professora, comprometendo-se a partilhar tudo o que estava a aprender. Hoje é uma das mais conhecidas bloggers portuguesas nesta área. Através da sua história pessoal de superação, a autora convida os leitores a olhar para si próprios, e a transformarem-se através da superação dos fracassos pessoais.


Vive a Tua Luz (Nascente | 240 pp | 18,79€) é um guia que te permitirá apaixonares-te verdadeiramente por ti para que possas viver a vida dos teus sonhos. Este livro é uma partilha sincera de histórias, experiências, exercícios e mantras.

Com ele poderás usar o exemplo da Inês para transformar a tua vida de dentro para fora e te tornares a tua versão mais autêntica e brilhante. Numa sociedade que constantemente nos diz que temos de ser melhores, este livro lembra-te de que já és perfeita. Cada página ajudar-te-á a remover cada uma das camadas que te impede de sentir isso, para poderes finalmente conectar-te com a tua verdadeira essência e viver a tua luz única.

Embarca nesta jornada de autoconhecimento e aprende a:

• Viver por amor e a amar-te incondicionalmente;
• Libertar-te de medos e pensamentos tóxicos;
• Nutrir o teu corpo, mente e alma;
• Encontrar o teu propósito de vida;
• Descobrir a dádiva única que és para o mundo.
• Manifestar a vida dos teus sonhos e a saber que tudo é possível.


Novidade BookSmile | O Dragão com Coração de Chocolate | Stephanie Burgis

O Dragão com Coração de Chocolate, de Stephanie Burgis, é um livro doce e ternurento, que vai encantar leitores de todas as idades. Uma história que mostra como é importante descobrirmos a nossa paixão e nunca desistirmos dela e como podemos todos viver em harmonia, respeitando todos os seres que nos rodeiam.
E se um dragão fosse transformado num humano? Aventurina é uma jovem dragão de espírito indomável. Apesar de estar proibida de sair da gruta onde mora com a família, decide fugir. Ansiosa por mostrar aquilo de que é capaz, ela captura a presa mais perigosa de todas: um humano. Mas este humano é um mago poderoso e convence-a a provar um chocolate quente encantado que transforma Aventurina numa jovem humana de 12 anos. Apesar do espanto, ela percebe que encontrou a sua verdadeira paixão: o CHOCOLATE. 
Aventurina não perde tempo e segue em direcção à cidade. Ela quer aprender mais sobre a sua nova paixão. Mas Aventurina vai perceber que o mundo dos humanos é bem diferente do dos dragões. Saber distinguir os bons dos maus será a primeira de muitas aprendizagens. A segunda será confiar neles...
Stephanie Burgis é autora de diversos livros infanto-juvenis e de alguns romances dirigidos ao público adulto. Na sua produção literária, conta ainda com mais de quarenta contos escritos e publicados em revistas e jornais. Cresceu no Michigan, nos Estados Unidos, mas vive no País de Gales com o marido e os dois filhos, num ambiente mágico rodeado de montanhas, castelos e cafés. Mais sobre a autora em: www.stephanieburgis.com

Novidade Marcador | Encontrei-te nas Páginas de um Livro | Xavier Bosh

- Vencedor do Prémio Ramón Llull 2015, este é um romance sobre a força perdurável do amor.
- Uma viagem pelas livrarias mais bonitas do mundo na descoberta de momentos únicos, inesquecíveis e eternos.

LITERATURA - ROMANCE CONTEMPORÂNEO
PÚBLICO – Geral
Nº DE PÁGINAS - 208
FORMATO – 15,5*23,3
PREÇO (c/IVA) – 15,90€
ISBN – 9789897543562

LANÇAMENTO – 21/03/2018

Encontrei-te nas Páginas de Um Livro é um romance sobre a força perdurável do amor.
Jean-Pierre Zahardi, galerista na Rive Gauche, é um espírito livre. Paulina Homs, com uma tranquila vida familiar em Barcelona, chega a Paris para o casamento da prima. Como se o destino o tivesse preparado, entre eles nascerá uma atração inesperada que mudará as suas vidas para sempre. Este livro é a crónica da procura e da reconstrução de uma história de amor, a de Paulina e Jean-Pierre, através das recordações, dos documentos e do testemunho das pessoas que conheceram a paixão clandestina do casal. Será a filha de Paulina, Gina, que descobrirá muitos anos depois da morte da mãe o grande amor que a marcou para sempre.
Aguarda o leitor uma viagem pelas livrarias mais bonitas do mundo, onde estão dispersos os testemunhos misteriosos e comoventes desse amor, e uma viagem no tempo, para descobrir aqueles quatro dias únicos e inesquecíveis. Eternos.

Sobre o Autor
Xavier Bosch (Barcelona, 1967) é licenciado em Ciências da Informação. Foi director do jornal diário Avui e responsável de programas da RAC1, além de criador e editor de formatos radiofónicos como Alguna Pregunta Més, Cafè Baviera e El món, na RAC1. Dirigiu Un tomb per la vida e, com Antoni Bassas e Eduard Boet, Aquest any, cent! É autor dos livros de contos Jo, el simolses (1992) e Vicis domèstics (1998), da novela La Màgia dels Reis (1994), e dos romances Se Sabrà Tot (Prémio Sant Jordi 2009), Homes d’honor (2012) e Eufòria (2014).

16/03/2018

Culinária e Bem Comer #2 | Cozinha Verde | Filipa Range | Receita | Espaço Saúde


Esta semana (e após algumas semanas desaparecida, por motivos de saúde) regressamos a esta nossa rubrica, que espero, vos seja muito útil.

O "tema" desta semana é a comida vegetariana, que tanta gente opta por seguir, umas por questões de saúde, outras por opções de vida, mesmo (animais, estilo de vida, preferências gastronómicas).

O livro escolhido esta semana foi o "Cozinha Verde" de Filipa Range (Não quer dizer que por ter sido o livro escolhido esta semana, não recorra a livros escolhidos anteriormente.)

Prato: Alimentação Saudável
(Adaptado de Healthy Eating Plate, criado por especialistas em nutrição da Harvard T.H. Chan School Of Public Health e editores da Harvard Health Publications)
  • Vegetais e Fruta: Metade do prato deve ser composto por vegetais e frutas. Opte por alimentos locais e de época. Varie com frequência o tipo de frutas e vegetais que consome.
Dica: Quanto mais cor tiver o seu prato, mais completo será a nível nutricional.
  • Grãos Integrais: um quarto do prato deve ser composto por cereais, preferencialmente integrais, como o arroz, a aveia, a quinoa, o millet e o bulgur. Evite a ingestão de cereais não integrais, que por terem sido refinados, perderam grande parte dos seus nutrientes no processo, sendo mais ricos em açúcares.
  • Proteínas Saudáveis: as proteínas devem representar apenas um quarto do prato. Na alimentação vegan, destacam-se aqui as leguminosas no geral, mas também os frutos secos, que, quando combinados com os grãos integrais, formam proteínas completas.
  • Óleos Vegetais: devem ser consumidos com moderação, dando preferência a óleos não refinados, prensados a frio, como o azeite extra virgem e os óleos de coco, linhaça e amendoim, por exemplo. As manteigas e os óleos refinados e parcialmente hidrogenados contêm gordunas trans e devem ser evitadas.
  • Bebidas: beba muita água, chás, sumos e batidos de fruta natural (preferencialmente, sem açúcar). Evite os lacticínios, as bebidas alcoólicas e as açucaradas como os refrigerantes.
  • Mantenha-se Activo: o estilo de vida tem também um grande impacto na nossa saúde. Procure ter uma vida menos sedentária e faça exercício fisíco.
In: Cozinha Verde, pág. 30

Para o Pequeno-Almoço escolhi o Batido Verde
*sem glúten
*crú
*2 pessoas
*5 minutos

Ingredientes:
*2 chávenas de folhas de espinafres
*2 chávenas de água de coco (ou outra bebida vegetal, na mesma proporção)
*1 chávena de manga madura cortada em pedaços
*1 chávena de ananás cortado em pedaços
*2 bananas da Madeira maduras congeladas
*sumo de 1/2 limão
*1 colher de sopa de proteína vegetal de ervilha (opcional)

Preparação:
*Comece por triturar os espinafres com uma medida de água de coco, numa liquidificadora, até obter uma consistência cremosa e uniforme.
*Adicione os restantes ingredientes e triture de novo, na velocidade máxima.
*Beba de seguida, de forma a maximizar a absorção dos nutrientes presentes no batido.

Dicas
Substitua os espinafres por alface, agrião ou couve kale. Adicione também ervas aromáticas frescas a gosto.
Para um resultado ainda mais cremoso, utilize mais frutas congeladas para além da banana.

In: Cozinha Verde, pág. 63

Espero que tenham gostado do artigo desta semana :)
Bom apetite e boas escolhas saudáveis!

15/03/2018

Opinião | Para Além do Impossível | C. Gonçalves

Sara é uma mulher livre, independente e igualmente solitária. Com a aproximação dos quarenta anos, agarra-se à sua profissão para atingir a sua realização pessoal e faz da sua casa o seu refúgio, da sua vida um enigma. E é essa a sua forma de viver, onde usa as suas rotinas para se sentir segura.
Quando Santiago entra na sua perfeita existência e lhe vira a vida do avesso, ela irá perceber que, por vezes, o avesso é o lado certo. Mas quando tudo parece perfeito, os acontecimentos irão mostrar-lhes que a realidade pode mudar num instante e que juntos, terão que ultrapassar as dificuldades impostas pela própria vida.
Conseguirão fintar o destino e reescrever a história à sua maneira?
Um romance que aborda as relações pessoais no emprego, a diferença de idade e a descoberta do amor sem limites.

(Pode Conter Spoilers....Ou não)
Antes de mais, agradecer à autora C. Gonçalves por ter tido a amabilidade de me contactar e escolher para ler e opinar sobre o seu primeiro romance. Um dos grandes objectivos deste blogue é divulgar e ajudar os nossos autores a serem conhecidos e reconhecidos.
Agora, em relação ao livro. A capa é apelativa e por aí é já um passo dado para cativar a atenção do leitor. Como todos sabemos, o conteúdo é o que mais importa mas, os olhos também comem, como se costuma dizer.
O livro traz-nos a história de Sara, uma mulher já nos seus quase quarenta anos, atraente, bem sucedida, inteligente e independente (até demasiado). Tem os seus dias rotinados e não gosta de fugir aos horários e hábitos que, ao longo dos anos, foi adquirindo e que sempre achou que seriam os mais confortáveis para ela, para a sua tranquilidade e paz interior. Marido não tem, nem tão pouco namorado. Nunca sentiu aquele clique com ninguém, pelo menos não que valesse a pena mudar toda a sua vida em prol desse homem. Trabalha numa empresa de Recursos Humanos, na qual tem um cargo importante e, como não podia deixar de ser, as suas rotinas. É quando o seu chefe chega à conclusão de que ela precisa de ajuda no trabalho que ela conhece Santiago. Um jovem de vinte e sete anos que concorre à vaga de assistente à Dra. Sara. Entre muitos candidatos, é o escolhido e será ele que irá virar o mundo de Sara ao contrário. É um homem atraente e carismático. Um jovem bem educado e paciente, de modos calmos e galantes, que aos poucos derruba as barreiras de Sara e vai entrando no seu mundo organizado e perfeitamente tranquilo, fazendo com que Sara experimente vários sentimentos que antes não conhecia: medo, apreensão, paixão, luxúria, desejo e um amor imenso.
Há muitos anos atrás seria impensável uma mulher de trinta  oito anos apaixonar-se por um miúdo de vinte e sete e, ao que parece, hoje em dia, há também esse preconceito. Toda a gente acha estanho uma relação entre pessoas com uma diferença de idade tão grande, principalmente quando é a mulher a mais velha, mas há que saber lutar contra os preconceitos em prol do que a vida tem de bom e é isso que Sara e Santiago fazem. Juntos enfrentam todas as "pedras" que a vida lhes vai atirando e no final pode-se dizer que ganhou a força maior.

Agora, vou fazer algo que não costumo muito fazer nas minhas opiniões e faço-o com todo o respeito e com a maior sinceridade, também por "conhecer" a autora deste livro.

Pontos positivos:
Capítulos pequenos, o que ajuda numa leitura rápida e não demasiadamente densa.
A escrita fluída e simples que também é uma ajuda para o leitor não cair numa leitura demorada e "chata".
A simplicidade do background das personagens que não abre caminho para grandes complicações e a alguns "nós" cerebrais como muitos autores caem na tentação de fazer.
A história em si está muito bem pensada porque, a bem ou a mal, trata do tema do preconceito social em relação, neste caso, às idades e ao facto de uma mulher ser mais poderosa do que o homem numa empresa. 
Os últimos capítulos proporcionam-nos bons maus momentos (sei que ficou estranho, mas quem leu o livro percebe), em que tudo é posto em causa e, novamente, será a força que os une desde que se conhecem que vai permitir que mais um acidente de percurso seja ultrapassado. Achei o final muito, muito fofo e dentro da realidade. Nada de grandes "piruetas" a fim de se acabar em grande. A autora opta por acabar o livro de forma suave e duradoura, sabemos de antemão, que ficarão juntos e felizes para sempre. 
Como já disse no início, a capa e a sinopse que apela à leitura e abrem perspectivas muito boas de uma boa leitura.

Pontos negativos (e, tendo já sido leitora beta, várias vezes, tanto de autores nacionais como estrangeiros, a autora deveria ter atenção e tentar, em futuras edições, rectificar com a editora)
A repetição de algumas frases várias vezes ao longo do livro. São situações que acabam por "cansar" um pouco o leitor. Expressões como "Isto é mau. Isto é muito mau..." várias vezes no mesmo capítulo e várias vezes a longo do livro, faz com que o leitor comece a cair na tentação de revirar os olhos e começar a contar quantas vezes ela repete essa frase.
Os diálogos parecem um pouquinho forçados, principalmente entre Sara e Santiago. Nem sempre é preciso dizerem o nome um do outro sempre que estão juntos a conversar. Não sei se me estou a fazer entender. Geralmente, quando falamos com alguém durante algum tempo, não estamos sempre a acabar uma frase a dizer o nome da outra pessoa, tipo: "Olá, Vera. Está tudo bem contigo, Vera?". Se estão a falar comigo não é preciso dizerem o meu nome a não ser que estejam outras pessoas presentes.
Os nomes carinhosos (lamechas) em demasia, ou de modo exagerado, tipo "meu doce", "miúda doce" (e neste caso até fica um pouco estranho porque ela já é uma mulher feita e ele é que é um miúdo), e as frases de amor usadas demasiadas vezes, "és o amor da minha vida", "és o meu Mundo", coisas assim. Não digo para não ser usado uma vez por outra, mas quando se utiliza demasiado torna-se algo "melado".
Por último, a edição do livro. Encontrei vários erros editoriais. Palavras incompletas, outras mal formadas. Alguma pontuação utilizada de forma errada que tiram o significado da frase ou faz com que o leitor tenha de ler várias vezes até fazer sentido.

No geral, gostei de ler a história de Sara e de Santiago. Gostei de ser "levada" a sítios que conheço, como o Parque das Nações, Porto, o Mercado da Ribeira. As referências ao nosso lindo Alentejo, que ainda não conheço mas que ainda fiquei com mais vontade de conhecer. Por isso gosto muito de ler histórias que se passem em Portugal. No final, não deixei de reparar que a autora teve a amabilidade e o bom gosto de referir os Açores ;-). Gostei também de que este seja mais um livro recheado de boas personagens. Gostei imenso do irmão de Santiago e dos pais dele. Gostei também muito de Ana, a melhor amiga de Sara, sempre às voltas com os seus processos no tribunal e com os seus dois filhos amorosos.

Espero que a autora não leve a mal a minha opinião e os pontos que referi, mas uma opinião tem de ser a mais sincera possível e não podia deixar de falar tanto na história como nos elementos que melhoram e fazem um livro ficar-nos na memória. Espero que, havendo um futuro livro, quem sabe sobre a Ana e o Salvador, a autora lembre-se de mim :-)