26/12/2018

Boas Festas | Natal 2018


Olá a todos e, desde já, votos de umas Boas Festas ... Espero que o vosso natal tenha sido recheado de bons momentos passados junto dos que vocês mais amam. Muito amor, muita saúde, muita alegria e muitos livros debaixo das vossas árvores (é tudo o que nós queremos, no final das contas, certo?)

Eu recebi muitos livrinhos este ano... devo ter-me portado excepcionalmente bem ao longo destes longos e exaustivos meses.. Ao todo foram sete. Dois em inglês da minha autora preferida, Colleen Hoover oferecidos pelo meu irmão e cunhada, e os restantes em Português, oferecidos pelo meu marido. A minha família conhece-me bem, o que posso dizer? 
😁
E vocês, o que receberam? Livros? Quais? Contem-me tudo, please! Sou muito curiosa xD

Agora, em relação aos passatempos que estavam em vigor neste últimos dias e que, obviamente, já terminaram, os resultados vão sair em breve, por isso, fiquem atentos. No início de Janeiro, vou lançar um passatempo que já deveria ter sido lançado ainda este ano, mas que não foi possível por diversas razões. Decidi esperar então por Janeiro, para podemos começar o novo ano da melhor maneira.

De resto, espero que estejam todos bem, felizes e contentes com o vosso natal e que sejam sempre felizes em todos os dias da vossa vida.

Beijinhos a todos e continuação de umas festas felizes!

25/12/2018

Opinião | O Despertar do Nefilim | David Costa | Divulgação

Com o nascimento do Anti Cristo, Lúcifer joga mais uma cartada na sua tentativa de escapar do Inferno, após milénios encarcerado pelo seu irmão Miguel, e semear o terror e destruição na Terra. Mas Deus, apesar de não enviar as suas hostes celestiais para travar Lúcifer, desperta o poder escondido no descendente do Arcanjo Miguel, um jovem chamado Gonçalo Fernandes, cuja ascendência desconhece. Gonçalo foi vítima de uma tragédia e renunciou à carreira promissora que tinha, enveredando pelo mundo dos combates clandestinos, ignorando todos aqueles que lhe eram queridos, procurando castigo nas suas acções de forma a purgar-se de algo que se acha culpado. Mas Lúcifer sentiu o seu poder, e sabe que com o sangue que corre nas veias do descendente de Miguel pode reverter o feitiço que o mantém aprisionado, e apressar a sua libertação, e acaba por enviar os demónios à sua procura para o levarem até ao Portal do Inferno e quebrar o feitiço. E assim o destino acaba por encontrar este jovem, que sem saber, pode decidir o futuro do Mundo, para o melhor ou para o pior. Gonçalo vai ser posto à prova, vai ser ajudado pelas pessoas mais improváveis, e no final terá que decidir se quer ou não abraçar o seu destino como "Sangue de Miguel".

(Pode Conter Spoilers...)
Este livro foi-me disponibilizado e enviado pelo próprio autor, David Costa, ao qual agradeço desde já e a quem já tive o gosto de trocar algumas impressões.
Já tive oportunidade de dizer ao autor o que acho que mudaria para melhorar este seu primeiro livro, na minha modesta opinião, e, por isso mesmo, não vou estar a fazer o mesmo aqui, até porque são mais questões técnicas e de edição do que da história propriamente dita.
Este livro traz-nos de volta à constante luta entre as forças do Bem e do Mal, sendo que, pareceu-me que o Mal está algo adiantado em relação ao Bem. No entanto, caso se sucedesse o inverso, seria algo enfadonho e não haveria margem ou motivo para um segundo livro.
Gonçalo é um jovem que foi bafejado pelo azar. Perdeu o amor da sua vida, perdeu uma carreira de sonho e, como se não bastasse, parece que forças do além o perseguem e puxam-no para o "submundo".
Sempre gostei muito de livros com esta temática, ainda para mais quando é passado em terras Lusas, mais apelativo se torna. A luta eterna entre Deus e o Diabo sempre moveu mundos e fundos e, neste livro, torna-se bem evidente que os humanos precisam de ajuda nesse campo. 
Onde é que o nosso jovem Gonçalo entra nesta história? Ora, ele é, nada mais, nada menos do que o Escolhido para combater as forças do Mal. Nas veias corre-lhe o sangue do Arcanjo Miguel, responsável pelo encarceramento de Lúcifer nas profundezas do Inferno. Com a tentativa de Lúcifer de se libertar, o sangue de Miguel pulsa em Gonçalo e atrai as forças do Mal, na tentativa de reverter tudo o que Miguel havia feito. Como é certo e sabido, Deus como que já não quer ter nada a ver com quem ele sempre ajudou e que sempre O desiludiu. No entanto, embora não tenha querido mandar ninguém de "lá de cima", Deus encaminha Gonçalo na direcção certa, com a ajuda do renegado padre João e da sua ajudante (espero que se desenvolva ai qualquer coisa entre eles os dois).
Como é óbvio, neste livro assistimos a muita acção, muitas lutas, mortes horríveis e, acho que, o autor conseguiu descrever-nos bem todas as situações que ele queria que tivéssemos em mente. 
Gostei da personalidade do Gonçalo. A meu ver, apesar de tudo o que passou, continua a ser alguém que acredita num Bem maior e que, não perdeu a capacidade de ser honesto e, acima de tudo, ser alguém que está do lado certo, ainda que lhe pareça tudo saído de um livro de ficção. Temos de convir que, a maioria de nós teria fugido a sete pés quando confrontado com tudo aquilo a que Gonçalo viu e aprendeu. 
Espero, sinceramente, que o autor dê andamento a esta batalha entre o Bem e o Mal e que, acima de todas as expectativas, o Bem acabe por vencer. (Ah! e que o Gonçalo consiga encontrar novamente o amor que tanta falta lhe faz).

24/12/2018

Opinião | As Flores Perdidas de Alice Hart | Holly Ringland | Porto Editora

Alice tem nove anos e vive num local isolado, idílico, entre o mar e os canaviais, onde as flores encantadas da mãe e as suas mensagens secretas a protegem dos monstros que vivem dentro do pai.
Quando uma enorme tragédia muda a sua vida irrevogavelmente, Alice vai viver com a avó numa quinta de cultivo de flores que é também um refúgio para mulheres sozinhas ou destroçadas pela vida. Ali, Alice passa a usar a linguagem das flores para dizer o que é demasiado difícil transmitir por palavras.
À medida que o tempo passa, os terríveis segredos da família, uma traição avassaladora e um homem que afinal não é quem parecia ser, fazem Alice perceber que algumas histórias são demasiado complexas para serem contadas através das flores. E para conquistar a liberdade que tanto deseja, Alice terá de encontrar coragem para ser a verdadeira e única dona da história mais poderosa de todas: a sua.
(Pode Conter Spoilers...)
Ora bem, este foi um livro que recebi sem sequer fazer ideia de que isso ia acontecer. Foi uma surpresa concedida pela Porto Editora e pelo responsável na comunicação com os bloggers, a quem agradeço mais uma vez.
 
Apesar de ter gostado muito de ler este livro, não consigo deixar de pensar no quanto a personalidade da Alice mudou ao longo de toda a narrativa. Um livro dividido em três partes que acompanham as várias fases da vida da pequena Alice e que nos mostram como as flores são poderosas no seu significado e na sua linguagem.
Alice era uma menina de nove anos que vivia com os pais num terreno à beira-mar plantado, cheio de flores coloridas, cuja linguagem era de grande importância. Desde logo que se percebe que Alice não era completamente feliz. Ela tinha a noção de que a sua adorada mãe era vítima de maus tratos por causa do temperamento violento e descontrolado do pai e, na sua pequena mente, elaborava uma forma de fazer com que aqueles episódios violentos acabassem e a sua mãe pudesse voltar a sorrir e a ser livre. O pai de Alice era um homem de extremos. Não concedia grandes liberdades à filha e à mulher, grávida na altura, e, nem à escola Alice podia ir. No entanto, através de algumas acções carinhosas da parte dele, notava-se que era um homem que amava descontroladamente tanto a mulher como a filha. Sempre me pareceu que era a violência e a intimidação eram as únicas formas que ele sabia usar para fazê-las entender que, se calhar, tinha medo de as perder um dia.
Depois de uma acontecimento trágico na vida da pequena Alice, que fez com que, de repente, se visse completamente sozinha, ela vai viver com a única familiar que a pode acolher, a avó paterna. Uma senhora já com alguma idade, que dirige um abrigo para mulheres que precisam de ajuda e que, ao mesmo tempo é como um templo de flores. É lá que Alice vai passar grande parte da sua infância e adolescência até tornar-se numa jovem mulher, cheia de encantos, mas muitos traumas internos.
Numa segunda fase da vida e já com mais idade, Alice vai revelar-se, pelo menos para mim, uma jovem algo tempestuosa e de humores variados. Sempre me pareceu algo "ingrata" em relação à avó que, durante tantos anos, só lhe queria dar amor. Tenho de ser sincera e admitir que gostava muito mais da pequena Alice do que da mais crescida. Era mimada e dava sempre a sensação de que tudo tinha que ser à maneira dela. 
De uma forma intensa e apaixonada, a autora guia-nos através da Austrália, acompanhando a jornada de Alice que, involuntariamente, torna-se cada vez mais imatura nas suas acções e decisões, passando até por ingénua e teimosa, tendo em conta todos os episódios violentos que assistiu entre o pai e a mãe, há muitos anos atrás. Seria de esperar que Alice se tivesse tornado numa jovem mulher de carácter forte e determinado, mas sem nunca passar por cima de quem sempre fazia de tudo para a ajudar, em vez de nos ter oferecido uma personalidade vulnerável e egoísta que fez com que nem tudo na vida lhe corresse bem, como era suposto. 
Ficava aqui horas e horas a contar o que está escrito e descrito neste livro, mas assim, qual seria a piada, certo?
Apesar de não ter sido cativada pela personalidade de Alice, adorei a história e os seus elementos. Pessoas, animais, flores, locais fantásticos e algo surrealistas que podemos encontrar na Austrália (adoroooo). Fiquei absolutamente rendida aos desenhos que podemos encontrar nas páginas que determinam cada capítulo. Lindíssimas! 
Tudo junto, dá um livro delicioso tanto para o intelecto como para os olhos, que merece ser lido por todos. Gostei imenso da escrita de Holly Ringland e fica a promessa de que a terei "debaixo de olho".

17/12/2018

Opinião | Procura-se Homem (sem compromisso) | Melissa Pimentel | TopSeller

Lauren é americana e está em Londres à procura de aventuras? coloridas. Ela não quer namoros nem anel no dedo, só noites de diversão. Mas porque é que os homens não acreditam?
Para perceber melhor a mente masculina, Lauren transforma a sua vida amorosa numa experiência científica. Assim, decide todos os meses seguir um guia de relacionamentos diferente e cumprir as regras à risca, anotando os brilhantes (ou medonhos) resultados de cada experiência.
No entanto, atrair um homem é mais difícil do que simplesmente deslizar para a direita no Tinder ? principalmente quando a graciosidade não é o seu forte. E é assim que, colocando-se em situações inesperadamente cómicas, Lauren vai descobrir que quem brinca com o fogo, queima-se.
(Pode Conter Spoilers...)
Este foi o segundo livro que li desta autora e, sinceramente, estava à espera de mais. Gostei muito do primeiro que li dela, Reencontro com o amor, e acabei por ficar algo decepcionada com este.
Apesar de ter gostado bastante do que nos revelava a sinopse, enquanto avançava no livro ia ficando cada vez mais distante de tudo o que estava a ler.
Passo a explicar: Lauren é uma mulher empreendedora que não tem tido sorte no amor, por isso mesmo, decide experimentar todos os livros de auto-ajuda romântica (ou não) que encontra na biblioteca. Confesso que estava à espera que ela, no meio dessas experiências todas, encontrasse um homem que a arrebatasse de alguma forma, mas tudo o que vemos são apenas tentativas de encontrar um parceiro sexual que servisse. O amor era algo que estava fora da equação, pelo menos foi o que assimilei.
Se por um lado tem cenas muito divertidas, por outro, as situações absurdas e sem nexo sucedem-se fazendo com que a meio do livro já estejamos à espera de saber como e quando ela vai levar alguém compatível para a cama. Seja ele bonito, distraído, relaxado, mocado, tudo valia para saber até que ponto ela tinha poder sobre os homens e sobre si própria. Lauren revela-se uma (auto)personagem um bocado frívola e descabida e a amiga, apesar de acreditar no amor, várias vezes, também não é melhor, pese embora ela tenha achado a ideia dos livros técnicos um absurdo.
Tive pena de não ter gostado, de todo, deste livro. No entanto, acredito que quem goste de livros como O Diário de Bridget Jones ou Sexo e a Cidade, irá gostar das peripécias da Lauren e rir-se bastante das situações em que ela se coloca.

Passatempo Natal | Marcador Editora | Ninguém Me Ama | Angela Hart

O Sinfonia dos Livros em parceria com a Marcador Editora, tem o prazer de vos trazer a oportunidade de ganharem mais este livro arrebatador: "Ninguém me Ama" da autora Angela Hart

Mais um passatempo que eu sei que vocês vão adorar!


Podem encontrar este livro  no site da Marcador Editora

Para se poderem habilitar a receber este livro só têm de fazer o seguinte:

1) Ser seguidor do blog Sinfonia dos Livros 
2) Clicar "Gosto" na página do Facebook do Sinfonia dos Livros e da Marcador Editora
3) Partilhar o passatempo no vosso Facebook e/ou blog e deixar o link de partilha no formulário. 
4) Preencher correctamente o Formulário abaixo. 
5) O passatempo decorre a partir de hoje até às 00h00 (horas continentais) do dia 24 de Dezembro de 2018. 
6) O vencedor será sorteado aleatoriamente, de entre aqueles que cumprirem com o estipulado, sendo o anúncio feito na página do facebook do Sinfonia dos Livros, para o email do/a vencedor/a e também no blog. 
7) Cada pessoa só pode concorrer em seu nome uma (1) vez por dia. 
8) Por motivos logísticos só serão aceites participações de residentes em Portugal e ilhas dos Arquipélagos dos Açores e da Madeira. 
9) O Sinfonia dos Livros e a Marcador não se responsabiliza por extravios.

Rafflecopter giveaway

15/12/2018

Passatempo Natal | Editorial Presença | Para Onde Vou... | Gayle Forman

O Sinfonia dos Livros em parceria com a Editoral Presença, tem o prazer de vos trazer a oportunidade de ganharem mais este livro delicioso: "Para onde Vou..." da já nossa tão conhecida e aclamada Gayle Forman

Boa notícia, certo?! Espero que fiquem tão contentes como eu fiquei!!

Podem encontrar este livro  no site da Presença

Para se poderem habilitar a receber este livro que promete fazer as delicias de todos os leitores de Gayle Forman, só têm de fazer o seguinte:

1) Ser seguidor do blog Sinfonia dos Livros 
2) Clicar "Gosto" na página do Facebook do Sinfonia dos Livros e da Editorial Presença
3) Partilhar o passatempo no vosso Facebook e/ou blog e deixar o link de partilha no formulário. 
4) Preencher correctamente o Formulário abaixo. 
5) O passatempo decorre a partir de hoje até às 00h00 (horas continentais) do dia 23 de Dezembro de 2018. 
6) O vencedor será sorteado aleatoriamente, de entre aqueles que cumprirem com o estipulado, sendo o anúncio feito na página do facebook do Sinfonia dos Livros, para o email do/a vencedor/a e também no blog. 
7) Cada pessoa só pode concorrer em seu nome uma (1) vez por dia. 
8) Por motivos logísticos só serão aceites participações de residentes em Portugal e ilhas dos Arquipélagos dos Açores e da Madeira. 
9) O Sinfonia dos Livros e a Presença não se responsabiliza por extravios.

Rafflecopter giveaway

14/12/2018

Novidade CoolBooks | O tempo nos teus olhos | José Rodrigues

Depois de navegar O rio de Esmeralda e de ser impelido a Voltar a Ti, José Rodrigues publica o seu terceiro original com o selo da Coolbooks. Acompanhado por 29 fotografias de Sara Augusto, O tempo nos teus olhos está já disponível.
Tocado pela tragédia da morte da esposa e apenas com o seu gato Nicolau como confidente e companheiro de todos os dias, o septuagenário Manuel não se resigna, decide tomar as rédeas do seu destino e recusa aceitar um fim anunciado.
Num romance em que a luta contra a solidão é o fio condutor, José Rodrigues convida o leitor a reflectir sobre os temas do envelhecimento e da emoção, reconhecendo que há sempre espaço para novas oportunidades e descobertas – nunca é tarde para se ser feliz. E mesmo a entrada num lar pode ser um momento catalisador de enriquecimento social, quando, como Manuel, se encontra uma instituição voltada para a felicidade dos seus residentes.

O lançamento de O tempo nos teus olhos é já este domingo, dia 16 de Dezembro, pelas 17:00, na Biblioteca Municipal D. Dinis, em Viseu.

O coração é maior que a perda, porque a vida é maior que a dor, e a saudade e a felicidade não têm limites, nem tabelas, nem distâncias... Uns dias antes de comemorar as bodas de ouro, a tragédia bate à porta de Manuel, com a morte da mulher da sua vida. As filhas, Helena e Luísa, há muito longe de casa, insistem que o futuro do pai passe pelo lar de idosos da vila mais próxima. Na casa de Manuel, sucedem-se as reuniões familiares e as desavenças que o martirizam. Entre elas, valem as visitas carinhosas do filho mais novo e da neta, cúmplices da sua autonomia e capacidade de decisão, bem como a presença constante de Nicolau, o gato, companheiro fiel e atento ouvinte dos longos desabafos do septuagenário. A solidão crescente e o agravamento de alguns problemas de saúde  fazem com que Manuel ceda, mas apenas temporariamente, às pretensões das filhas. Surpreendentemente, aquilo que seria o fim transforma-se no início de uma grande etapa na sua vida, entre novos sentimentos, novas pessoas e novos lugares. Na sua jornada de redescoberta da felicidade, Manuel muda completamente a vida de todos os que o rodeiam...

OS AUTORES
José Rodrigues
Com formação superior na área da Gestão e carreira como consultor empresarial e formador. É sócio fundador da Visar, onde desenvolve toda a sua actividade profissional, em especial na área dos seguros. A família e os amigos, o karaté e o futebol veterano complementam o enorme gosto pela escrita.

Sara Augusto
Professora universitária e investigadora na área de Literatura Portuguesa e Literaturas Lusófonas, na Universidade Católica Portuguesa e na Universidade de Coimbra. Doutorada em Literatura Portuguesa. Fotógrafa formada no Instituto Português de Fotografia do Porto, com trabalhos desenvolvidos no campo da fotografia documental.

Divulgação ELSINORE | NETFLIX adapta «Distância de Segurança» de Samantha Schweblin

A Netflix acaba de anunciar uma das suas fortes apostas para 2019. 
Distância de Segurança (ed. Elsinore), da escritora argentina Samantha Schweblin, vai ser adaptado a filme e a produção arranca no início do ano, no Chile.
O filme será realizado por Claudia Llosa, realizadora chilena multipremiada, e produzido pelo oscarizado Mark Johnson (Rain Man, Breaking Bad), estando o guião a ser desenvolvido em colaboração com Samantha Schweblin.
O romance, publicado em Portugal pela Elsinore em 2017, integrou a shortlist do Man Booker Internacional, tendo recebido a aclamação da crítica internacional e nacional.
Considerada uma das vozes mais promissoras da literatura moderna em língua espanhola, Samantha Schweblin relata o drama de mulheres e os seus filhos, sob pano de fundo dos efeitos devastadores da soja transgénica. 

De acordo com a realizadora, «o filme vai mostrar o amor e o medo que rodeiam a maternidade, através de um complexo prisma feminino».

A Elsinore disponibiliza os primeiros capítulos para leitura aqui

Divulgação Marcador Editora | Ninguém me Ama | Angela Hart

 LITERATURA | CASOS DE VIDA
Público adulto em geral, interessado pelo tema.
Páginas - 240
ISBN – 9789897543753
Lançamento – 19/09/2018

Argumentos
- História baseada na vida real
- Um livro comovente, que retrata a força do
amor em casos de maus-tratos infantis.

Ninguém me Ama é a comovente história de Vicky, uma menina
que chega a casa de Angela indesejada depois de sofrer anos de abuso emocional às mãos da mãe. Com pavor de um dia regressar a casa, Vicky é assombrada por muitos demónios e pesadelos. Este livro conta a inspiradora história da determinação de Angela em libertar Vicky. 

«Um relato comovente que atesta o poder redentor do amor. Espero que Angela Hart seja uma inspiração para outras famílias de acolhimento.»
Torey Hayden

«Uma narrativa extraordinária escrita por uma mulher extraordinária, e trouxe-me muitas recordações.»
Casey Watson

Sobre a Autora
«Chamo-me Angela Hart e vivo em Inglaterra com o meu marido Jonathan. Um dia, um anúncio no jornal local chamou a minha atenção: «Procuram-se Famílias de Acolhimento.» Soube de imediato que era uma coisa que adoraria fazer. Olhando para trás, percebo que fui muito ingénua. Gostei dos desafios e das recompensas de ser mãe de acolhimento. Continuei a estudar, especializei-me em adolescentes com necessidades complexas, e nunca olhei para trás. Espero que gostem de ler sobre algumas das crianças maravilhosas que tivemos o privilégio de receber nas nossas vidas.»

Novidade Presença | Para Onde Vou... | Gayle Forman

Colecção: Jovem Adulto no 7
Tema: Infantis-Juvenis
Título Original: I have lost my way
Tradução: Marta Mendonça
ISBN: 978-972-23-6305-1 
Páginas: 224

DA MESMA AUTORA DO BESTSELLER INTERNACIONAL SE EU FICAR

SOZINHOS, ELES ESTÃO PERDIDOS.
JUNTOS, DESCOBREM-SE A SI PRÓPRIOS. 
Freya perde a voz enquanto grava o seu álbum de estreia. Harun faz planos para se afastar de todos aqueles que ama. Nathaniel acaba de chegar a Nova Iorque, de mochila às costas, sem planos definidos e sem ter nada a perder. Quando um acidente fatídico junta os três jovens, que até aí não se conheciam, os seus segredos começam a revelar-se ao mesmo tempo que cada um deles começa a compreender que a maneira de superar as suas próprias perdas será ajudando os outros a superarem as deles. Narrado a partir da perspectiva de cada um dos protagonistas, o novo romance de Gayle Forman aborda, numa prosa elegante e absorvente, o poder da amizade e do amor e a coragem de sermos fiéis a nós mesmos.

Sobre a Autora
Gayle Forman é uma autora premiada e de grande sucesso internacional. O seu romance Se Eu Ficar, n.º1 na lista de bestsellers do New York Times, está publicado em mais de 35 países e foi adaptado ao cinema com Chloë Grace Moretz como protagonista. Gayle Forman escreveu outros romances de sucesso, incluindo Espera por Mim, Eu Estive Aqui, Apenas um Dia e Deixa-me Ir, todos publicados pela Editorial Presença. Mora em Brooklyn, Nova Iorque, com o marido e as duas filhas.

«Gayle Forman regressa ao género que a tornou famosa em todo o mundo.»
Cosmopolitan
«Um livro delicado e discreto... Uma celebração ao poder redentor das relações humanas.»
Publishers Weekly
«Deslumbrante não basta para definir este livro.»
Kirkus Reviews

Opinião | Com amor, Simon | Becky Albertalli | Porto Editora

Com nova capa e novo título, a apaixonante história de Simon que conquistou milhares de leitores com uma trama que trata com naturalidade e bom humor a afirmação e os dilemas de um adolescente gay.
Agora, a adaptação do romance chega às telas de cinema com Nick Robinson, de Jurassic World, no papel de Simon, e Katherine Langford, protagonista de 13 Reasons Why. 
Simon Spier tem dezasseis anos e é gay, mas não conversa sobre isso com ninguém. Ele não vê problemas em sua orientação sexual, mas rejeita a ideia de ter que ficar dando explicação para as pessoas - afinal, por que só os gays têm que se apresentar ao mundo? Enquanto troca e-mails com um garoto misterioso que se identifica como Blue, Simon vai ter que enfrentar, além de suas dúvidas e inseguranças, uma chantagem inesperada.
(Pode Conter Spoilers...) 
De facto, não sei como levei tanto tempo para começar a ler este livro, quando já toda a gente o tinha feito e adorado. Bem, antes tarde que nunca e, tenho de ser honesta e confessar que não estava, de todo, preparada para gostar deste livro como gostei. Aquela "coisa" de lermos maioritariamente sobre o romance entre um rapaz e uma rapariga e acharmos estranho as confissões e pensamentos de um adolescente gay que, com todo o direito que se lhe assiste, passa os dias a fantasiar com o seu mais que tudo e a trocar emails com o mesmo, sem saber quem ele é e vice-versa.
Para além de nos fazer ver que todos têm direito a amar e a serem amados, ou pelo menos, respeitados nas escolhas que fazem, este livro mostra-nos o poder da força de vontade e de um coração puro e bom. Simon não queria mal a ninguém. Apenas queria ter direito ao que todos os adolescentes têm, sem se sentir mal por isso ou constranger fosse quem fosse.
Aos poucos, a ideia de que Simon está apaixonado por um rapaz começa até a fazer sentido. De uma forma leve e liberal, a autora, como sempre, mostra-nos o mundo dos adolescentes, com todos os seus altos e baixos. Todos os desgostos, alegrias, decepções e conquistas. Qualquer coisa é digna de ser registada e relembrada e, aos dezasseis anos tudo tem uma proporção maior do que a que efectivamente tem. Os adolescentes são criaturas estranhas (loool) e, tendo sido já uma adolescente com as emoções à flor da pele (quem nunca se sentiu capaz de fazer o que fosse por algo?) compreendo todas as inquietações e expectativas de Simon. 
Gostei imenso das personagens e, principalmente dos pais de Simon. Divertidos e algo amalucados, mas que souberam criar os filhos e direccioná-los para o bem. Ensinaram-nos a ser bons miúdos e respeitadores do próximo. Sensíveis e fieis. Não são todos os pais que conseguem ser como eles e, mesmo assim, terem o respeito dos filhos. Claro que tinham falhas, como é óbvio, mas a forma como eles tratavam Simon e as irmãs era absolutamente fantástico. Gosto de pensar que sou um pouquinho como eles :p
Recomendo vivamente. Dá-nos uma perspectiva intensa e profunda da mente de um adolescente absolutamente normal, à excepção de que tem a perfeita noção e convicção de quem gosta, sem com isso, ser ofensivo ou amargurado. 
De facto, Simon tem um coração enorme :)

13/12/2018

Divulgação | Sandra Bullock e John Malkovich na adaptação do thriller «Às Cegas»

Grande aposta da Netflix, «Às Cegas», estreia dia 21 de Dezembro, com Sandra Bullock e John Malkovich nos principais papéis.

Esta nova grande produção da Netflix baseia-se no thriller de Josh Malerman, vencedor do reconhecido prémio This Is Horror na categoria de Melhor Livro de Terror. 

Realizado por Susanne Bier, vencedora de um Óscar e com o argumento de Eric Heisserer, responsável pela adaptação do filme Arrival, #ÀsCegas é um emocionante thriller que nos leva à essência do medo. 
Num cenário pós-apocalíptico, uma força ameaçadora dizima grande parte da população, levando-a ao suicídio. Malore (Sandra Bullock) procura refúgio para si e para os seus filhos numa jornada de vários dias que tem que ser feita de olhos vendados.
«Às Cegas» já está disponível nas livrarias. Veja aqui os primeiros capítulos.


Novidade CoolBooks | O lugar onde as ondas nascem | Carla Ramalho

O castigo de encontrar a verdade n’O Lugar onde as ondas nascem
Carla Ramalho desafia os leitores a navegarem as perigosas águas da Ilha e descobrirem o que se esconde para lá de um porto velho e ressequido.
Depois de Pelas ruas de uma cidade sem nome e E ficou a terra, a Coolbooks publica o novo romance de Carla Ramalho, O lugar onde as ondas nascem. É num ambiente noir, vagueando entre o real e o sobrenatural, que os leitores são convidados a acompanhar a história de Vicente, um médico a começar uma comissão de três anos na Ilha. Um lugar esquecido pelos homens e vergado pelo mar revolto, onde a promessa de um porto de abrigo para um novo começo é quebrada por mistérios, crendices e conspirações que parecem ter origem numa entidade oculta que domina o destino dos ilhéus. Tomado pelo desassossego, pela estranheza do território e dos habitantes, a bizarria dos acontecimentos e um conjunto de mortes que parecem inexplicáveis, Vicente resolve vasculhar o passado, desafiar tudo aquilo que parece ser e descobrir a verdade sobre a Ilha. Na inquietação que percorre esta obra, Carla Ramalho instiga os leitores a juntarem as peças de um complexo puzzle, a desconfiarem do que se esconde n’ O lugar onde as ondas nascem. 

Sinopse
O forasteiro tirou o capuz que lhe cobria a cabeça, agora que o balanço diminuto já permitia outras vistas, mas não ousou erguer-se. O porto velho e ressequido era a porta de entrada numa ilha isolada, escondida dos radares e esquecida pelos homens, onde quase tudo era aquilo que parecia ser. Ou não. Escolhida para um recomeço, como abrigo seguro, espelho para quem se quer descobrir, vem provar que há locais que não devem ser importunados.

Quem procura a verdade merece o castigo de a encontrar.

07/12/2018

Lançamento livro «Lado a Lado», em Lisboa


Passatempo Flash | O Papa e Mussolini | David Kertzer

O Sinfonia dos Livros decidiu fazer um passatempo flash com um livro que já estava na estante há algum tempo. Está praticamente novo e nunca foi lido...  

Espero que gostem :)
 
O Papa e Mussolini conta a história de dois homens chegados ao poder em 1922 e que, em conjunto, mudaram o rumo da história do século vinte. Não poderiam ser mais diferentes. Um era erudito e devoto, o outro violento e profano. No entanto, Pio XI e "O Duce" tinham muito em comum. Partilhavam uma desconfiança pela democracia e um ódio visceral pelo Comunismo. Kertzer mostra como Pio XI teve um papel fundamental na viabilização da ditadura de Mussolini e na sua manutenção no poder. Em troca do apoio do Vaticano, Mussolini restabeleceu muitos dos privilégios perdidos pela Igreja e cedeu às exigências do Papa, no sentido de fazer cumprir os preceitos da moral Católica pela polícia.

Para se poderem habilitar a receber este livro só têm de fazer o seguinte:

1) Ser seguidor do blog Sinfonia dos Livros 
2) Clicar "Gosto" na página do Facebook do Sinfonia dos Livros
3) Partilhar o passatempo no vosso Facebook e/ou blog e deixar o link de partilha no formulário. 
4) Preencher correctamente o Formulário abaixo. 
5) O passatempo decorre a partir de hoje até às 00h00 (horas continentais) do dia 15 de Dezembro de 2018. 
6) O vencedor será sorteado aleatoriamente, de entre aqueles que cumprirem com o estipulado, sendo o anúncio feito na página do facebook do Sinfonia dos Livros, para o email do/a vencedor/a e também no blog. 
7) Cada pessoa só pode concorrer em seu nome uma (1) vez por dia. 
8) Por motivos logísticos só serão aceites participações de residentes em Portugal e ilhas dos Arquipélagos dos Açores e da Madeira. 
9) O Sinfonia dos Livros não se responsabiliza por extravios.

Rafflecopter Giveaway

22/11/2018

Opinião | A Condessa Acidental | Valerie Bowman

Uma história de amor encantadora, inteligente e espirituosa.
Lady Cassandra Monroe esperou sete longos anos por que o homem dos seus sonhos, o Capitão Julian Swift, voltasse da guerra. Escreveu-lhe durante todo o tempo em que ele esteve fora e agora, por fim, ele regressou. Infelizmente, Julian está comprometido com Penelope, prima de Cassandra…
Julian regressa com a intenção de romper o seu compromisso com Penelope e procurar Cassandra, mas esta não o sabe, julgando que Julian nunca poderá ser seu. É então que a sua amiga Lucy tem a ideia de apresentar Cassandra a Julian como Patience Bunbury, de modo a aproximá-los.
Patience não existe, é apenas uma amiga que Penelope inventou para escapar a obrigações sociais. Só que Julian fica encantado com esta bela e sensual dama, não percebendo que se trata, na verdade, da mulher que realmente ama.
Poderá uma grande farsa conduzir ao verdadeiro amor?
(Pode Conter Spoilers...) 
Tal como havia acontecido no primeiro livro, A Duquesa Inesperada, em que temos o prazer enorme 
de conhecer Lady Lucy, este segundo volume da série Playful Brides está repleto de aventuras e grandes tropelias por parte de Cassandra e restantes amigas. Onde quer que Lady Lucy está metida, é certo que haverá muita confusão e situações hilariantes.
Cassandra é uma das mais antigas amigas de Lucy e, desde muito jovem, apaixonou-se por Julian, o soldado prometido a Penelope, sua prima. No entanto, muitos anos passaram desde a última vez que se viram e, após tantas cartas trocadas entre os dois enquanto ele esteve na guerra, a verdade é que Julian não reconhece a pequena e apaixonada Cassandra, agora adulta, quando a vê pela primeira vez desde o seu regresso da batalha. 
Lucy, como sempre, mete a colher e, de uma forma verdadeiramente mirabolante, envolve a pobre e transtornada Cassandra em tremendas alhadas. Faz com que Julian pense que Cass é Patience, a amiga inventada pela prometida de Julian para poder fugir ao compromisso verbal entre os dois. Ao contrário de Cass, a sua prima Penelope não está assim tão interessada em Julian, principalmente depois de todos os anos que foi obrigada a esperar por ele.
Ainda assim, nem tudo corre mal, pelo menos até Julian descobrir que foi enganado pela sua melhor e única amiga, fazendo com que, após tantos dias juntos e após ter o seu coração decidido pela verdade dos seus sentimentos, ele mantenha Cass afastada e consciente do mal que fez.
No meio de tudo isto, tenho de salientar que a minha personagem preferida continua a ser Jane, a "rata" de biblioteca que usa como acessório essencial, um livro e, sempre que pode e consegue, é vista com a cabeça enfiada nos livros. Adoro. 
Quanto a Cassandra, apesar do seu coração de ouro e feitio fácil e sensível, a certa altura sente a necessidade de crescer e tomar as rédeas da sua vida. Deixar de estar sob as ordens e planos da sua mãe e, de uma vez por todas, ser dona e senhora das suas decisões, ainda que isso implique que perdeu Julian para sempre. 
Adorei a forma como as personagens são tão divertidas e tão cúmplices umas das outras. Não é fácil conseguir que os leitores empatizem com todas ou com a maioria das personagens, mas Valerie Bowman conseguiu que, em cada livro, consigamos gostar e conhecer um pouco mais cada um dos intervenientes.
Mal posso esperar pelo seguinte!

21/11/2018

Novidade A Esfera dos Livros | 8 Mulheres e 1/2 - Encontros, desencontros e o poder feminino | Hugo Vieira Costa

Uma sexta-feira de um calor insuportável revela quantas vidas separam Marta e Samuel. Um homem em fuga procura a explicação para os acontecimentos dos últimos dias na sua grande paixão de juventude. Uma troca de computadores no escritório e todo o mundo parece desabar sobre Maria. No dia do seu próprio funeral, Jaime decide dar uma prova de amizade ao seu melhor amigo. A morte da tia Edna pode ser o bilhete de ida para uma viagem que Olívia sempre quis fazer. Mulheres, mães, ex-namoradas, amantes, estranhas são o elo de ligação entre estas histórias de um humor fino, povoadas por paixões difíceis de esquecer, sonhos não cumpridos, vidas adiadas e outras imperfeições. Instantes decisivos que conduzem o leitor numa viagem àquele canto recôndito das narrativas onde as personagens são confrontadas com os seus próprios destinos. Nove histórias que reflectem sobre o poder das mulheres e o lugar dos homens numa sociedade pós-feminista.