04/11/2013

Escangalhar a Cena 1x Por Semana #8

Bom dia, minha gente e votos de uma boa semana!


A minha começou mal! Uma grave e intensa crise de rinite apossou-se do meu nariz, garganta e pulmões e, actualmente, não há quem me consiga perceber de tão afónica que estou! BE-AU-TI-FULL  

Adiante!

Quem já ouviu falar da nobre tradição que é o "Pão Por Deus"? Nobody? Não acredito! A sério? Hum...


Vamos já tratar disso. 
Numa das minhas pesquisas, consegui reunir algumas informações sobre o assunto.

A saber:

pão-por-Deus é um peditório anual feito por crianças, embora antigamente participassem também os pobres, associado às práticas relacionadas com as refeições cerimoniais do culto dos mortos. 
O peditório do pão-por-deus está associado ao antigo costume que se tinha de oferecer pão, bolos vinho e outros alimentos aos defuntos. Era costume "durante o ano, nos domingos e dias festivos se oferecer, por devoção, frascos de vinho e certos pães, que são colocados em cima de uma toalha estendida sobre a sepultura do defunto, e uma vela acesa." Também se colocava pão, vinho e dinheiro no caixão do defunto para a viagem (não vá ele perder-se, ficar com larica e não ter dinheiro para ligar para alguém moving on ...

Em Portugal no dia 1 de Novembro (que até há bem pouco tempo era feriado)Dia de Todos-os-Santos, as crianças saem à rua e juntam-se em pequenos grupos para pedir o Pão-por-Deus de porta em porta. O dia de pão-por-deus, ou dia de todos os fieis defuntos, era o dia em que se repartia muito pão cozido pelos pobres.

Ficaram esclarecidos agora?

Devo admitir, que nunca fui muito de tradições. Tirando o Halloween e o Natal, lá em casa as tradições são nulas! Além disso, moro num sítio em que os vizinhos (pouquíssimos) não ligam muito a isso. 
Mas mesmo quando era criança, não achava grande piada em bater às portas dos outros para pedir pão. O mais ridículo (e não sei se isto também faz parte da vossa tradição do Pão Por Deus) é que durante um certo número de dias, não podíamos comer o pão que nos davam e quando íamos para comer já ele estava duro que nem pedra. 
Aliás, acho que houve uma vez em que na escola primária andaram a distribuir pão por Deus na sala de aula e uns dias depois um colega mandou com um à cabeça de outro rapaz...  O galo que se formou na testa dele cantou diversos dias! 

Enfim, acho piada a este tipo de tradições, embora não seja capaz de participar nelas. Este ano, estava convicta de que na escola da minha filha iam fazer um cortejo de "Pão Por Deus", mas não. Pode-se dizer que fiquei um pouco decepcionada, porque gostava que ela tivesse experiências novas e que eu não tive (porque não quis), mas justo neste ano, não se fez nem o concurso de Caldeirões pelo Halloween, nem o habitual peditório Pão Por Deus. 

E vocês? Comemoravam o Pão Por Deus? Ou ainda o fazem? 

Votos de uma boa semana!!

5 comentários:

  1. Na minha zona o Pão por Deus foi substituído por pedir os "bolinhos". Dá-se normalmente às crianças doces, línguas de gato, frutos secos, romãs...Este ano como não houve feriado as crianças andaram a pedir no Domingo. Eu gostava muito desta tradição e fui sempre pedir os bolinhos em criança. Era giro reunirmos um grupo e irmos sozinhos sem os pais:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que giro... acho que aqui ainda se chama "pão Por Deus" mas sei que tb se dá bolinhos e linguas da gato (que boooom) :p

      A verdade seja dita que quando eu era pequena tb n tinha assim muitos amigos e os que tinha, não eram muito de fiar... :p

      Mas acho imensa piada e gostava imenso que a minha Laura passasse por estas experiências... Enfim.. pode ser que para o ano façam alguma coisa...

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Ainda bem que falaste nisto... :(
    o 'pão por Deus' que eu comemorava era no (antigo) feriado de 1 de Novembro e as pessoas davam doces, castanhas, pão, bolos, às vezes dinheiro... para comemorar o Halloween infelizmente como já não é feriado, os miúdos não fizeram isso... Ainda pensei que fizessem no sábado ou domingo, mas não... a tradição acabou

    ResponderEliminar
  3. Olá
    Eu tinha uma tia que vivia na zona de Leiria e lá têm a tradição de pedir pão por Deus, são uns bolos que levam erva doce, são muito bons.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)

      Sim, nessas zonas assim é mais fácil de encontrar estas tradições antigas ^_^

      Beijinhos

      Eliminar

O seu comentário é valioso!
Obrigada pela visita e volte sempre!