23/06/2023

Opinião | Destinos Quebrados | Sofia Silva | Editora Valentina | Série Quebrados

 
ISBN: 9788558890915
Editor: Editora Valentina
Data de Lançamento: agosto de 2019
Idioma: Português do Brasil
Páginas: 248
Tipo de produto: eBook
Formato: ePUB
Classificação temática: eBooks em Português > Literatura > Romance


Há um tempo você disse que todos temos o direito de quebrar, mas se esqueceu de dizer que poucos nos ajudam a colar os cacos que ficam soltos dentro de nós. Após um final de relacionamento amargo, sofrido, Rafaela e Leonardo seguiram as suas vidas. Ela no Brasil e ele em Portugal. Embora renomados profissionais, ambos continuam presos a um passado que os atormenta. A questões que ficaram sem resposta. Dez anos depois, são forçados a um reencontro doloroso sem imaginarem que esse momento trará consigo segredos que ficaram enterrados. E, talvez, alguns devessem permanecer por lá. DESTINOS QUEBRADOS é um romance dramático sobre a construção e destruição do amor pelo orgulho e pelo preconceito. Sobre a nossa capacidade de resiliência e perdão

    Este livro tinha tudo para ser muito bom. No entanto, para mim não funcionou muito bem. Talvez por já ter lido os anteriores (Sorrisos Quebrados e Corações Quebrados) em português de Portugal e este eu tenha lido em Português do Brasil. Não tenho nada contra, mas sou um bocadinho adversa a ler em pt-br porque há expressões e formas gramaticais que não me "caem" bem. Tenho pena de que a PResença não tenha dado continuidade a esta série. Mas de facto, tendo em conta o peso emocional dos dois livros anteriores, que nos traz a Paola e a Emília, estava à espera que este fosse igualmente intenso. 
    Neste temos a história de como Rafaela, terapeuta de Paola e tia de Emília, conheceu o amor da sua vida, um psicólogo português chamado Leonardo. Se por um lado adorei rever personagens que tinha conhecido nos livros anteriores e as quais tanto gostei, por outro houve muitas partes desta história da Rafaela e do Leonardo que se tornaram repetitivas pois já tínhamos tido vislumbres  da mesma, principalmente no segundo livro.
    No entanto, gostei imenso de como a autora, mais uma vez, conseguiu unir culturas e formar mais um par "misto" de uma brasileira com um português. A maneira de ser da Rafaela é de um altruísmo e bondade sem par e, o tanto que ela sofreu ao longo da vida tornaram-na uma pessoa resiliente mas não amarga. Acho que aqui bem se pode aplicar a máxima do "o que não me mata torna-me mais forte". Gostei de como ela ainda mantém um coração puro e bondoso apesar de todas as perdas e de todos os traumas. Foi muito bom conhecer um pouco mais da nossa Dra. Rafaela que, nos livros anteriores, era apenas a dona de uma clínica psiquiátrica. Quanto ao Leonardo, apesar de ser um homem extremamente inteligente e seguro de si, meteu a pata na poça quando não devia, causando ainda mais dor à Rafaela e, quando se apercebe daquilo que fez e que perdeu, leva anos e anos a cair cada vez mais no fundo do poço. Embora tenha apreciado o esforço que ele fez para a reconquistar e mostrar que a amava, não foi uma personagem que tenha gostado muito. Apesar de ser um homem com algum estatuto e brilhantismo, achei-o demasiado hesitante em algumas alturas em que deveria ter sido preciso e decidido. 
    Embora tenha achado este terceiro livro da saga um pouco "mastigado", acho que foi uma boa forma de conhecermos duas das personagens que até ali tinham sido apenas secundárias.

    Aguardo pela leitura do próximo livro e espero que funcione melhor para mim do que este.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é valioso!
Obrigada pela visita e volte sempre!