02/03/2023

Opinião | Anatomia - Uma História de Amor | Dana Shwartz | Porto Editora

ISBN: 978-972-0-03630-8
Ano de edição: 02-2023
Editor: Porto Editora
Idioma: Português
Encadernação: Capa mole
Páginas: 372
Classificação Temática: Livros


1817
Hazel e Jack são dois jovens curiosos e sonhadores que se cruzam em circunstâncias bizarras, na conservadora sociedade de Edimburgo.
Hazel é aristocrata e foi educada para encontrar um bom marido, mas o seu sonho é ser médica. Por isso, veste-se de homem e frequenta as cobiçadas aulas de anatomia do Dr. Beecham, até ser banida, quando todos percebem que é mulher.
Jack não tem um teto sobre a cabeça, mal ganha para comer, e sobrevive desenterrando corpos para a Sociedade Real de Anatomistas de Edimburgo. Um negócio lucrativo, mas muito perigoso, sobretudo quando alguns dos seus amigos começam a desaparecer misteriosamente.
Os caminhos de Hazel e Jack cruzam-se, inevitavelmente. Os dois terão de trabalhar juntos para revelarem os segredos enterrados no coração da sociedade de Edimburgo. E, pelo caminho, descobrirão os que se escondem nos seus próprios corações.

Uma história carregada de mistério e romance, e um hino às jovens mulheres que ousaram ir mais além.

#1 IMEDIATO DO NEW YORK TIMES

    Este livro marcou-me de tal forma que nem sei bem como começar esta opinião. Primeiramente, agradecer à Porto Editora pela oportunidade que me deu de ler este livro. Seguidamente, falar da capa deste livro. Mas que capa é esta? Não me lembro de ver uma capa assim tão linda e tão apropriada a um livro, assim como esta. Muitas vezes dou por mim a abrir um sorriso sempre que vejo este livro, seja na minha estante ou divulgado em algum sítio online.
    Agora, em relação à história que vem escrita nas páginas deste livrinho maravilhoso, só tenho a dizer uma coisa: BRUTAL!
    Hazel e Jack entraram directos para o meu top de casais fictícios dos últimos tempos. Ela, Hazel, é de uma inteligência e habilidades mentais fora do normal para a época e, mesmo nos dias de hoje. Teve o azar de nascer num século que não dava qualquer oportunidade às mulheres mas, com a sua personalidade vincada e deveras peculiar, vai conseguir trocar as voltas a toda a gente e levar o seu sonho avante. Ser cirurgiã. Em pleno século XIX e em Edimburgo, nem os homens cirurgiões eram bem vistos na sociedade, quanto mais uma jovem mulher, filha da aristocracia. Mas esperem para conhecer esta moça. Com ela não há impossíveis. Hazel é intensa em tudo o que faz e em tudo o que se desafia a fazer. Tem apenas dezassete anos, mas uma mentalidade e uma forma de ver a vida muito madura e pragmática. Apesar de estar destinada a Bernard, seu primo, desde tenra idade, um Jack cheio de vida e extremamente atraente tanto em personalidade como fisicamente, atravessa-se no seu caminho. Se no início foram apenas encontros fugazes sobre os quais ela nem sequer dedicava um pensamento mais prolongado, ao longo do tempo eles foram ficando mais amigos, mais cumplices e mais ligados um ao outro, até porque o trabalho dele era perfeito para o que ela queria fazer. Foi tão bom ver o sentimento crescer entre Hazel e Jack. Ela, rica e cheia de opções e ele, pobre, cheio de dias de fome, frio e noites sem dormir por estar a fazer um trabalho que, na altura mais ninguém faria a não ser os renegados da sociedade e os sobreviventes. No decorrer da leitura deste livro, há que ficar muito atento aos pormenores e às páginas cinzentas que, por vezes, separam os capítulos. Além disso, para além da história de Hazel e Jack, há mais uma personagem que requer toda a nossa atenção. 
    Mais um ponto a favor deste livro: O tamanho dos capítulos e o tamanho da letra. Capítulos com o número de páginas quanto baste para todos os gostos e o tamanho de letra perfeito. Top!
 
    Quem olha para a foto de apresentação da autora deste livro não imagina o quão brutais são as descrições que ela é capaz de fazer. Acreditem, vão ter de ter um estômago muito resistente se forem ler este livro. As descrições são tão precisas e intensas que, muitas vezes tinha de parar um pouco para conseguir tirar a imagem que tinha ficado colada na minha mente. Alturas havia em que quase conseguia sentir os cheiros descritos e, apesar de serem descrições um bocado macabras e "nojentas", são essenciais para transmitir todas as emoções que esta história nos merece. 
    Este livro é tão bom, mas tão bom que não me canso de dizer a todos para o lerem. Por favor, façam um favor a vocês mesmos e leiam este livro assim que puderem. Não consigo continuar a escrever esta opinião senão vou começar a derrapar e estragar a vossa leitura. Podia ficar aqui o dia todo a falar-vos deste livro.

    *Correndo o risco de vos estar a induzir a ler este livro e depois lerem e não gostarem, ainda assim, não posso deixar de o fazer. Peço desculpa desde já a quem vai ler baseado na minha opinião e não gostar tanto como eu, mas se não lerem, nunca vão saber! Assim, recomendo e aguardo ansiosa pelas vossas reacções e opiniões. Só peço que, se não gostarem tanto como eu, não me batam muito :-D

Este exemplar foi gentilmente cedido pela Porto Editora em troca de uma opinião honesta. 
O meu muito obrigada pela oportunidade!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é valioso!
Obrigada pela visita e volte sempre!