18/11/2022

Opinião | O Regresso | Nicholas Sparks | Editora ASA

 

Trevor Benson não planeava voltar a New Bern, na Carolina do Norte. Mas quando uma explosão perto do hospital onde trabalha no Afeganistão o deixa com ferimentos devastadores, a velha casa que herdou do avô parece um bom lugar para recuperar.

Decidido a regressar à faculdade de Medicina, Trevor não está minimamente disponível para amar… mas o primeiro encontro com Natalie abala as suas convicções. A ligação entre ambos é impossível de ignorar, mesmo que Natalie se esforce por manter uma distância inexplicável.

Igualmente difícil de compreender é Callie, a adolescente solitária que mantinha com o avô de Trevor uma profunda relação de amizade. Trevor espera que a jovem o ajude a desvendar o mistério que paira sobre a misteriosa morte do avô, mas com pouco sucesso… até que a verdadeira natureza do passado de Callie ameaça ser revelada, deixando Trevor perante um segredo que nunca poderia ter antecipado.

Na sua missão para decifrar os segredos de Natalie e de Callie, Trevor irá descobrir o verdadeiro significado do amor e do perdão… e que na vida, para seguir em frente, temos muitas vezes de voltar atrás.


    O Regresso de Nicholas Sparks, é aquele tipo de livro que, apesar de não ser totalmente virado para o romance lamechas aos quais este autor já nos habituou, traz sempre um conforto quentinho ao coração. A meu ver, é o livro perfeito para quando não sabemos bem o que havemos de ler a seguir e precisamos de um incentivo para continuar a ler com vontade e gosto.
    Trevor não é o tipíco personagem romântico que estamos habituados. É um homem marcado pela tragédia, física e emocionalmente embora passe a ideia de ser uma pessoa calma e ponderada. Nunca o vemos alterado e nunca o vemos num estado que nos dê a entender que ele tem Sídrome de Stress Pós Traumático devido a uma explosão no hospital onde ele trabalhava quando foi deslocado para o Afeganistão. Deixou a profissão de médico pois sofreu danos praticamente irreparáveis no corpo e, uma vez que resolveu dar um novo rumo à sua vida, deixa a sua vida na cidade e vai morar para a casa do avô. Contudo, ele só toma essa decisão depois de receber a notícia de que o seu avô foi internado e que tem pouco tempo de vida. Tendo em conta que depois de perder os pais ainda em criança, o avô foi a pessoa que conseguiu fazer com que ele fosse uma criança razoavelmente feliz apesar da perda dos pais, Trevor não pensa duas vezes em largar tudo e ir ter com ele. No entanto, chegou apenas a tempo de ouvir umas breves palavras soltas da parte do avô e a certeza de que era uma pessoa amada. 
    Sem o avô, Trevor muda-se para a casa que fez parte da sua infância e, junto com a criação de abelhas do avô, ele vai conhecer pessoas que vão mudar-lhe a vida. A começar por Natalie, a jovem ajudante do xerife da vila pacata para onde ele se mudou. Uma vez que não contava apaixonar-se pois nunca tinha tido muita sorte e consistência nos seus relacionamentos, muito menos agora depois de tudo o que lhe aconteceu, Trevor fica algo surpreendido quando a sua relação de apenas conhecido de Natalie, escala ao ponto de se declarar a ela e admitir que ela é a mulher da sua vida. No entanto, da parte dela, as coisas não funcionam assim e, pelas circunstâncias da sua vida, ela não pode lançar-se a um novo amor. De qualquer forma, na minha modesta opinião, o romance/relacionamento entre Trevor e Natalie é apenas secundário, sendo que a história principal é resolver o mistério que envolve a morte do avô de Trevor e o que paira sobre Callie, a adolescente que mora numa roulote velha, perto da quinta do avô de Trevor, e sobre a qual ninguém sabe seja o que for. 
    Achei refrescante, (à falta de melhor palavra), a forma como Nicholas Sparks nos traz um romance leve, com um twist de mistério e investigação, que nos leva a querer ler até ao fim para podermos, finalmente, saber quem é Callie, na verdade e porque motivo Natalie continua a afastá-lo, quando claramente se vê que ela também gosta dele.

    Ao longo do livro temos um pormenor que achei delicioso por parte da editora e do próprio Nicholas Sparks. Temos, em três partes do livro, um Código QR que nos leva a três vídeos do próprio autor a falar do livro e a incentivar-nos a ler e a conhecer mais sobre esta história e estas personagens deliciosas.

    Adorei "Regressar" a Nicholas Sparks, sem dúvida, o meu autor de conforto.
            Recomendo!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é valioso!
Obrigada pela visita e volte sempre!