22/07/2022

Opinião | Se Fosse Perfeito | Colleen Hoover | TopSeller




Poderá uma história de amor perfeita sobreviver a tudo?

Quinn e Graham conheceram-se numa situação em que nenhum dos dois se queria encontrar. Não foi um início digno de conto de fadas, mas o sentimento que os uniu foi mais forte do que o sofrimento e o desgosto que haviam partilhado.
Anos mais tarde, o amor perfeito que sentem um pelo outro é ameaçado pelas imperfeições da vida a dois. As recordações, os erros e os segredos que durante muito tempo foram acumulando estão agora a afastá-los cada vez mais.
E a única coisa capaz de salvar o seu casamento poderá transformar-se num inevitável ponto de ruptura.


    Mais um grande livro da nossa Colleen Hoover. Se dúvidas havia de que ela era capaz de escrever uma história para os mais "crescidos", aí está a prova de que é muito capaz disso e de muito mais.
    Quando escrevo opiniões sobre os livros da Colleen tenho sempre algum receio de cair em repetição, porque, confesso sou uma fã acérrima desta autora e, para mim, é simplesmente impossível ela escrever algum livro que eu não vá gostar. É já um dado adquirido!
    Este livro traz-nos a história de Quinn e Graham. Um casal que se conhece sob cirtcunstâncias dolorosas tanto para um como para o outro. A conexão entre os dois foi imediatamente reconhecida e, apesar de não terem ficado logo juntos, não levou muito tempo a que o destino os quisesse juntar.
    Desde que se conheceram, o amor deles foi perfeito. Aquele amor que toda a gente quer encontrar. A cumplicidade de quem se conhece até ao mais infímo pensamento e o entendimento entre os dois é praticamente total. No entanto, a história deles os dois está longe de ser perfeita. Como na vida real, por mais amor que tenhamos, por melhor sucedidos que sejamos e por mais felizes que sejamos com a pessoa que amamos, há sempre algo que impede a felicidade completa.
    Uma história de amor que nos destrói aos poucos, mas, ao mesmo tempo, consegue ensinar-nos que, embora a vida não seja perfeita, porque nada o é, na verdade, temos de aprender a ser felizes com as nossas imperfeições e as dos outros que nos rodeiam.
    Com o passar dos anos e muitas tentativas depois, Quinn e Graham deparam-se com o maior obstáculo que a vida a dois poderia colocar-lhes. A vontade de aumentar a família torna-se algo vital para eles, mas, no percurso algo se perde e o amor que eles sentiam um pelo outro esconde-se e é absorvido pelo pesar, pela dor, pela perda de algo que nunca haviam de conseguir ter. Uma coisa leva a outra e quando Graham vacila, Quinn perde-se por completo na sua infelicidade e auto comiseração. Tinham sido tantas as tentativas, tantas as esperanças que todos os meses que a desilusão aparecia, que Quinn fechava-se para tudo e todos e mascarava a dor com indiferença e infelicidade. Graham, por sua vez, apesar do que acontecera, nunca desistiu de Quinn e do casamento que estava a ir por água abaixo. Na tentativa de fazer Quinn perceber que não era só ela que sofria pelo facto de não conseguirem conceber, ele vai mostrar a ela que o amor que outrora sentiam um pelo outro e que ainda existe algures escondido, é o suficiente para ele. Ela é o suficiente para ele ser feliz. A forma como Colleen nos mostra a imperfeição das nossas vidas, é absolutamente magistral. Consegue, de alguma forma, fazer com que, através do passado dos dois, Graham consiga resgatar Quinn daquele fundo de tristeza, desilusão e dor onde ela se encontra há tanto tempo e para onde ela o havia puxado também. 
    O que nos ensina esta história? 
A mim trouxe-me a confirmação de que, por mais que o amor seja grande e absoluto, nenhum casamento ou nenhuma relação é perfeita. Não adianta mostrarmos aos outros que somos imensamente felizes e que temos a relação perfeita, quando a própria vida não o é. Há momentos bons, momentos maus, momentos de alegria, momentos de tristeza, de êxtase e de desilusão. É disto que a vida é composta e nenhum de nós, mesmo tendo o casamento perfeito ou o namoro perfeito ou até mesmo o emprego perfeito, pode dizer que tem uma vida perfeita.
    É impossível escrever uma opinião a um livro da Colleen sem levantar algumas pontas do véu ... Espero que tenha conseguido espevitar a vossa curiosidade e fazer-vos ler esta história maravilhosa.


"Se apenas iluminar os seus defeitos, todos os seus perfeitos ficarão às escuras."

"- Qual é o segredo para um casamento tão perfeito?
O velhote inclinou-se para a frente e olhou para mim com muita seriedade.
- O nosso casamento não foi perfeito. Nenhum casamento é perfeito. Houve alturas em que eu desisti de nós. Houve alturas em que ela desistiu de nós. O segredo para a nossa longevidade foi nunca desistirmos em simultâneo."

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é valioso!
Obrigada pela visita e volte sempre!