30/08/2018

Opinião | Sem Saída | Taylor Adams | TopSeller

Um thriller vertiginoso, repleto de reviravoltas inesperadas e com um final surpreendente.

Uma forte tempestade de neve.
Darby Thorne é uma estudante universitária que se encontra a viajar de carro no meio das Montanhas Rochosas, desesperada para ir ter com a mãe ao hospital. Quando é atingida por um forte nevão, Darby é obrigada a permanecer numa área de repouso junto à estrada.

Quatro estranhos e uma criança raptada.
Darby percebe que terá de pernoitar ali, juntamente com quatro estranhos. Até que descobre uma menina numa jaula dentro de um dos carros estacionados em frente à área de repouso. Quem é aquela criança? Porque se encontra presa? E qual dos quatro estranhos será o raptor?
Sem saber em quem confiar, o que fazer?

Não há rede de telemóvel, as linhas telefónicas não funcionam e não há por onde fugir, pois as estradas encontram-se cortadas devido à tempestade de neve. Em quem poderá Darby confiar e como irá ela salvar a criança?

(Pode Conter Spoilers... Ou não) 
Este livro... meus queridos leitores é, simplesmente, brutal! Na minha aventura pelos thrillers (que ainda é curta) nunca tinha apanhado um livro destes. Acabei de o ler hoje de madrugada e não consegui não vir já escrever a minha opinião. 
Geralmente, quando apanho livros que me marcam assim, deixo passar uns dias para pensar bem no que vou dizer sobre o livro e deixar assentar as ideias. No entanto, preciso mesmo de deixar aqui a minha opinião enquanto tenho a história fresca na minha mente.
Este é o primeiro livro de Taylor Adams e, devo dizer que, ele teve um começo arrebatador. Tanto que, pelo que tenho conhecimento, este livro será adaptado ao cinema e, ainda eu não sabia disso e já pensava "Ena... isto dava um filme do caraças!". É ou não uma estreia fantástica? Eu acho que é e vai ser um filme que não vou perder.
Ora bem, em relação agora à história, tenho a dizer que é simplesmente aterradora. Darby, uma jovem estudante de artes regressa a casa para ir ter com a mãe que tem uma doença terminal, mas fá-lo numa altura algo inconveniente pois apanha uma tempestade de neve a meio do caminho e é forçada a parar num posto de informação turística que fica no meio de nenhures e numa zona em que não apanha qualquer sinal de rede de telemóvel, já para não dizer que estava quase sem bateria.
Qualquer pessoa que se veja na mesma situação é normal que se sinta desconfortável, ainda mais porque dentro do posto turístico estão quatro outras pessoas apanhadas na mesma situação, sobre as quais ela nada sabe. Por si só, a situação não é das melhores, tanto mais que a certa altura, Darby resolve ir lá fora ver se apanha pelo menos um pouco de rede para mandar uma mensagem à irmã a explicar a situação, e ao passar por um dos veículos de alguém que está no posto, vê uma criança enjaulada. O que vocês fariam na situação dela? Ora, depois de ler o livro, acho que faria o mesmo que ela, mas uma vez que ela não conhece ninguém que está lá dentro, qualquer um pode ser o raptor daquela criança. Tudo o que ela tem de fazer é estar atenta e saber de quem é aquela carrinha. 
Ela descobre ou, pensa que descobre e, num clima tenso e de total desconfiança, reviravoltas e muita violência física e psicológica, Darby vai passar pela sua pior noite de sempre. Entre dúvidas e suspeitas, cada uma daquelas pessoas pode ser ou não ser culpada.
Tenho de ser sincera e admitir que o livro tem passagens um bocado pesadas e as descrições que o autor faz, são deveras brutais, principalmente nos capítulos finais. A escrita de Taylor Adams é brutal, digo-vos já e a forma como ela divide a história, pelas várias fases da noite e madrugada, não deixa nada ao acaso e tudo faz sentido. Uma escrita tão directa e tão "crua" que nos acerta em cheio e faz com que tenhamos a sensação de que somos nós que estamos a passar por tudo aquilo. Descrições muito visuais e realistas que ajudam a que tudo o que lemos seja absorvido de uma forma assustadora e terrível. Fiquei mesmo impressionada, tenho de ser sincera.
Gostei imenso de Darby, uma jovem que deu tudo o que tinha para salvar uma criança de um futuro fatídico ainda que colocando a sua própria vida em risco. Tinha sempre a noção de ser uma má filha que só abusava da mãe e que nunca tinha dado valor à pessoa que lhe tinha trazido à vida. Também sabe que a mãe, às portas da morte, era a grande impulsionadora de tudo de bom que ela fazia e de todos os bons sentimentos e valentia que ela tinha em si.
Um livro que não vou esquecer tão cedo e um autor que não vou perder de vista, com toda a certeza.

2 comentários:

  1. Já estava na minha lista, mas com esta opinião brutal, queria lê-lo neste momento ;)
    Obrigado!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo artigo! Fiquei com vontade de ir a correr ler o livro e, pela descrição, parece que dava mesmo um filme espectacular. Não é o meu género literário favorito, porque este tipo de livros costuma realmente ter cenas bem gráficas e pesadas, mas só pelo suspense vale a pena.
    Mundo da Fantasia

    ResponderEliminar

O seu comentário é valioso!
Obrigada pela visita e volte sempre!