29/10/2015

Escangalhar a Cena 1x Por Semana #16 (by Vera & Verónica)

Estamos de volta com mais um Escangalhar a Cena 1x Por semana (se bem que não tem sido assim tão assíduo... sorry a quem gosta da rubrica...) Buddy Edition, desta vez não com a Ivonne e sim com a minha querida Verónica do blog So Many Things I Like (blog amiguinho que está na barra lateral... só para quem ainda não reparou).
Ora... eu vou escrever em azul e a Verónica escreve em lilás escuro? O que achas Verónica? Está bem para ti? Claro que está.... mas podes reclamar, claro! Nop, vou escrever a verde, só porque me apetece contrariar-te. Olá a todos by the way.
Ora bem, o tema de hoje ou melhor, desta semana, será o tão falado Halloween... "This is halloween, halloween, hallowiiinnnnnn." Sorry, estava a cantar Marilyn Mason, Continua. Posso? Bem...Ora, e o que se poderá falar sobre o Halloween que vocês já não saibam? Se formos ao significado que toda a gente pode pesquisar na internet o que nos diz é: 
Halloween - conhecido como Dia das Bruxas - é uma celebração popular de culto aos mortos. 
Tipo... really?! Ó Verónica, diz-me lá se isso é novo para ti. O que é para ti o Halloween?
Para mim o Halloween é dia de acender as abóboras (sim, leram bem) e não comê-las, embora muitas vezes quando as velas queimam a abóbora apetece comer por causa do cheirinho a abóbora assada que se espalha pela casa :p -Acho que devias por a abóbora na sopa ou fazer doce. Era melhor uso.- Ó Verónica, não me contraries à frente de toda a gente! -Toda a gente está a pensar o mesmo que eu...espero...- Acredito... mas também deve haver muita gente a pensar como eu ;) -
Vou continuar o meu raciocínio. No entanto, muita gente tem a grave tendência a confundir o Halloween com o Carnaval (que eu detesto)... -Sério? Confundem?- Sim, confundem, pelo menos aqui e pelo que muitas vezes vejo nas notícias, aí também. Ora no Carnaval é prática habitual as pessoas fazerem figuras de urso... no Halloween as pessoas apenas fazem (ou tentam) fazer figuras assustadoras. -Conheço gente a fazer figura de urso o ano inteiro-. (Pois, mas isso também eu). O que muitos se esquecem é que esta tradição tem origem na Irlanda e não nos E.U.A. Foram os Irlandeses que levaram estes festejos à América. E sim, na América dá  gosto ver como eles celebram estas poucas horas de terror...
Tirando as abóboras, o que mais te faz lembrar o Halloween, Verónica?
Pois a mim lembra-me e passo a enumerar: Gatos pretos (fofis), bruxas montadas nas vassouras, Vampiros (não dos que brilham) a sugarem os pescoços das "donzelas" mais assanhadas, castelos assombrados, morcegos e............ o temível Michael Myers...
(uuuhhhh... que medoooo!)
Conheces a figura Veró? Vais dizer-me que não mete medo? Não há cá Zombies que façam frente a este "menino". Este ano, como habitualmente, cá em casa vamos ver um (ou dois) dos filmes dele... 
"What´s in your heeeeead, in your heeeeeaaaaad, zombé, zombé, zombéee éeee ãaahn ãahnnn aieéaaaaaahaaa-a-aa"  - Desculpa eu ouço falar em zombies e lembro-me da música dos The Cranberries. Eu não conheço o Mike. Deixei de ver filmes de terror depois do meu namorado me ter posto a ver o "The ring" às escuras. Aquela merda  meteu-me um medo do caraças. Além de que me agonia gritos portanto não vejo filmes de terror por opção. Só Resident Evil mas já nem considero isso terror. -Looooooooool.. eu não dispenso um bom filme de terror... mas filmes de espíritos?! No way!! Adiante. O ano passado comprei um saco enorme de doces para o tão conhecido "Doce ou Travessura". E porquê? Porque há dois anos vieram bater-me à porta tipo umas 7 ou 8 crianças e eu não tinha nada para lhes dar.... vá lá que não me presentearam com uma travessura... Mas fui bem enganada... acendi a abóbora, decorei as janelas, deixei os doces atrás da porta e quem apareceu? 
NINGUÉM! Acham isto normal? Fiquei com uma carrada de doces em casa que acabaram por ir para o lixo... Ninguém merece... por isso, este ano estou assim na dúvida sobre se compro uns doces ou não... O que achas, Veró?
Acho que o Trick or Treat não se faz cá, não é tradição nossa. Não sei bem porque foste comprar doces para o Halloween e não para o Pão por Deus ou bolinho bolinho. Não sei como se diz por ai. 
Por cá nunca apareceram crianças pelo Halloween. 
Comprei, porque há dois anos os putos puseram-se de abóboras de plástico à espera de doces, chupas, marshmallows, gomas, etc etc... achas que ia caber lá um papo-seco? 
Se tivesses, porque não? Mesmo se estivessem duros servia de arma de arremesso para outras pessoas. -Se eu tivesse dado um papo-seco duro quem levava com ele era eu!
Maaaaas... Eu acho que já falei demais... que tal deixar-te falar agora um bocado? Escangalha à vontade que por mim já estou mais para lá do que para cá...
Tu estás mais para lá do que para cá todos os dias. -obrigadinha, sim?- Mas obrigada pelo tempo de antena. Isto depois de em vez de me teres metido como administradora para eu poder editar o post, eliminaste-me por completo. Um dia destas apanhas um trick que nunca mais te esqueces...
(sorry... foi do sono) -Course.
Ora bem..eu e o Halloween. Na realidade eu não festejo o Halloween, nunca festejei e a única coisa que tenho cá em casa relacionado com o tema é um porta velas em forma de abóbora que praticamente está ali todo o ano. Eu gosto do Halloween  porque posso dar coisas assustadoras à Raquel. (só à Raquel??!! Agora amuei) (Azarito. Isso passa.) -(Má... feia)- Mandar-lhe gomas em forma de olhos que são um bocado nojentas e que não sou capaz de comer. Mas há outra coisa que gosto de fazer no Halloween que é ir às lojas experimentar máscaras e chapéus de bruxa. (hahahah... isso eu já tinha reparado) Comprei um no lidl bem fixe. (não tenho Lidl aqui... em de Judas) Cu não leva acento. -(é para vincar bem a ideia, xiu!)
O que me vem à cabeça quando penso no Halloween? Abóboras, espantalhos, fantasmas...lol..bruxas e caldeirões... e 
Zombies... (Really? Tu também??)
Zombies feios e a decomporem-se, que se erguem lentamente das suas sepulturas. Numa noite de lua cheia, tapada por nevoeiro...as suas mãos rompem a terra, os seus gemidos preenchem o silêncio da noite. Eles rastejam, erguem-se, cambaleiam lentamente à procura de um cérebro suculento com que se possam alimentar. Tem cuidado...muito cuidado....algum pode estar a ler por cima do teu ombro. (Hoje já não durmo...)
Eu não gosto de Zombies. São uma seca. -Aleluiaaa, sister- Ali vão eles "graa ahhh onnnnh." Boring. Aborrece-me series de zombies...só gosto do Resident Evil e do Gakkou Gurashi. 
Gosto é de vampirada. -Aí estamos de acordo, sim senhora.
Como explicaste muito bem lá acima o Halloween  foi transportado para a América pelos Irlandeses, que levaram até lá a sua tradição do Samhain. Este era celebrado através de um festival que decorria desde o por do sol do dia 31 de Outubro até ao pôr-do sol do dia 01 de Novembro. - Era só festejar, caraças!- (grandes malucos - podes crer. Devíamos fazer o mesmo, podia ser que a moda pegasse). Os Celtas usavam este dia para marcar o fim da época das colheitas, o inicio do Inverno e também que a transição entre as estações era uma ponte para o mundo dos mortos. Crê-se que estes rituais tivessem origens pagãs. Isso sim, é um pouco assustador. Eu penso logo em rituais satânicos, pentagramas de sangue, sacrificar cabras... pobrezinhas das cabras...curiosamente é mais interessante do que o Halloween tal como o conhecemos agora, não achas? - Realmente, posto dessa forma, parece ter muito mais piada e mais, como se diz?, valor? Significado? Whatever...
 Com o decorrer do tempo o Halloween passou a ser menos sobre fantasmas e celebrações e passou a ser mais doces e disfarces. Vês as coisas da América e o que vês toda a gente a fazer? O mesmo que tu, estragar abóboras -Eu não estrago abóboras. São pequeninas e a minha miúda acha piada.- e a fazer e comprar doces para dar às crianças que se mascaram de pequenos demoniozinhos e acreditam que te assustam. São fofinhas elas, mas acho que a tradição verdadeira se perdeu e ficou muito comercial. Compras fatos, compras doces, compras decorações... - Estou completamente de acordo contigo. É muito como o dia dos namorados e a Páscoa e o Natal... exactamente.
Diz mais coisas. Já não sei o que mais dizer. Vou por um video para isto ser mais interessante.- Pois, agora deixas a "batata-quente" nas minhas mãos. Terminar um artigo é sempre a pior parte!
Lool! Essa do vídeo tá muito boa! Vale mais uma imagem do que mil palavras, certo? Acho que escolheste o vídeo certo para o tema.
E de referir, caso alguém me caia em cima por causa dos dados sobre o Samhain, eu vi tudo no site do canal História. :P (ao menos não fizeste copy+paste).
Agora e sem mais demoras, até porque o artigo já vai longo, cabe-me a mim despedir-me de todos os leitores e esperar que não tenha sido uma grande seca estar aqui a "ouvir-nos"... Até à próxima, pessoal! oh...eu estava a gostar disto. (lol e eu a pensar que estavas a fazer um sacrifício).
Verónica... se quiseres acrescentar mais alguma coisa, estás à vontade! :p
Não, fico também por aqui. Estou muito contente por ter escangalhado contigo. - também estou muito contente por teres Escnagalhado comigo!- Estou mesmo fuizzz.
Adeus a todos e até uma próxima. (Se a Vera me convidar. Sim porque desta vez fui eu que me ofereci). Badum tseeee (Convido pois... a ver se no próximo fazemos um Escangalhar a três, para a confusão ser maior) xD

8 comentários:

  1. Mim like it !!! Eu pensei que podias usar a abóbora para fazer doce também <.< porque é bom!! com nozes *saliva*

    Adorei!! Adorei!!! Happy haloween!!! \o/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. heheh... eu n sou muito de doces, mas adoro abóbora na sopa e assada com vinho do porto ou moscatel... Adoro nozes também, já agora!!

      Spooky Halloween minna!!

      Eliminar
  2. Só queria dizer 2 coisas... O melhor uso para abóbora é.... Tarte de abóbora :-) São bem boas :-)
    E, no Montijo, desde que cá vivo (há mais de uma década) todos os dias 31/10 tocam á campainha a pedir "Doce ou travessura", o único problema é que vêem sempre depois as 22:00 e tenho os miúdos a dormir. E como moro num prédio, dou doces pela janela para não incomodarem os vizinhos... O ano passado os miúdos foram estúpidos e sujaram á mesma a entrada do prédio por causa de ninguém lhes ter dado doces com excepção de nós....

    Gostei do escangalhar da Verónica e acho que a Vera estava com a pica toda. Quero ver "O caçador de bruxas" com o Vin Diesel e o outro de fantasmas e que não me lembro o nome que é de um Mexicano (em que ressalva toda a importância no México do Mortos).

    Beijokas e aguardo por mais "Escangalhar a cena"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acreditas que nunca comi tarte de abóbora? Quando aí for a tua casa tens de me fazer uma :p
      Pois,... em Rio Maior é que as crianças devem ir dormir muito cedinho e não fazem o "Doce ou Travessura" lol...
      Vá lá que no ano em que não tinha nada os miúdos não me fizeram nada.. ai deles!!
      Foi o primeiro da Verónica e espero que ela tenha vontade de continuar aqui comigo a Escangalhar essas cenas todas lool

      Vamos ver se consigo ser mais assídua e publico um por semana, como fazia antes!

      Beijinhos e obrigada pelo teu comentário sempre tão, mas tão querido!!

      Eliminar
  3. Escangalhanço bem simpático, mas caramba, para mim... que dejá vu!! Ui, parecia assombração! :D

    Passo a explicar: passei a semana a explicar as origens do Halloween aos meus alunos do 3º ciclo... são 8 turmas, 8 vezes a mesma coisa!! E as mesmas canções, actividades, monstros, etc, etc. Mas como prof de Inglês, não podia deixar de "festejar", certo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por um momento assustaste-me Carla :p Pensava que me ias dizer que estava a copiar as ideias de alguém... uffa!!!

      Que bom ver um comentário teu por aqui... dá um nível muito mais elevado ao blogue lol....
      Sempre gostei das minhas aulas de inglês em que se falava do Halloween... ainda me lembro do quanto gostava de ir para as aulas nesses dias :p ... pena foi que não tive uma professora como tu ;)

      Beijokas e espero ver-te por aqui mais vezes!! Comentários são precisos :p

      Spooky Halloween!

      Eliminar
    2. Um nível mais quê?? LOL.
      Com o cansaço que tenho, tive de ir confirmar o spelling da palavra assombração! eehehehehe.

      De facto não comento muito (em lado nenhum) mas venho muitas vezes ao Sinfonia. ;)

      Eliminar
    3. Fico feliz que sejas visita assídua deste nosso cantinho ^_^

      Beijinhos

      Eliminar

O seu comentário é valioso!
Obrigada pela visita e volte sempre!