14/01/2014

Opinião - A Guerra dos Tronos - Volume 1


 O único livro de fantasia a atingir o 1º lugar do top do New York Times e do The Wall Street Journal.



A Guerra dos Tronos (As Crónicas de Gelo e Fogo, #1)Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, recebe a visita do velho amigo, o rei Robert Baratheon, está longe de adivinhar que a sua vida, e a da sua família, está prestes a entrar numa espiral de tragédia, conspiração e morte. Durante a estadia, o rei convida Eddard a mudar-se para a corte e a assumir a prestigiada posição de Mão do Rei. Este aceita, mas apenas porque desconfia que o anterior detentor desse título foi envenenado pela própria rainha: uma cruel manipuladora do clã Lannister. Assim, perto do rei, Eddard tem esperança de o proteger da rainha. Mas ter os Lannister como inimigos é fatal: a ambição dessa família não tem limites e o rei corre um perigo muito maior do que Eddard temia! Sozinho na corte, Eddard também se apercebe que a sua vida nada vale. E até a sua família, longe no norte, pode estar em perigo. 
Uma galeria de personagens brilhantes dá vida a esta saga: o anão Tyrion, ovelha negra do clã Lannister; Jon Snow, bastardo de Eddard Stark que decide juntar-se à Patrulha da Noite, e a princesa Daenerys Targaryen, da dinastia que reinou antes de Robert, que pretende ressuscitar os dragões do passado para recuperar o trono, custe o que custar.


Aqui fica, finalmente, a minha opinião.

Quando me decidi a ler os livros das Crónicas de Gelo e Fogo, já tinha visto as três temporadas da série lançada pela HBO.

Quanto à série, só digo que é muita qualidade para ser série. Geralmente, o tipo de qualidade que se vê nesta série é aplicada somente aos filmes. Posso por isso dizer, com toda a sinceridade que foi a série que me fez ler os livros. Já os conhecia há imenso tempo, mas nunca me tinha dado o click para os ler.

Tenho os primeiros cinco da Série e quero ver se arranjo os restantes.
O que dizer deste primeiro livro? Que é absoluta e inegavelmente uma autêntica obra de arte? O Sr. Martin estava, de facto, em maré de inspiração quando resolveu criar este livro magnífico.

De escrita informal, nada de grandes palavrões e/ou palavras que ninguém entende, tendo em conta a época em que tudo se passa, torna as descrições intrigantes e plenas de elementos. As personagens são descritas ao pormenor e as paisagens, sejam elas sombrias ou resplandescentes como um raio de sol, são-nos colocadas na mente de uma maneira absolutamente magistral.

Quando comecei a ler, o meu receio era que eu tivesse sido levada a ler, justamente porque a série estava tão boa e tão bem conseguida. Estava com medo que fosse uma leitura monótona e aborrecida. Até porque são imensos os nomes, as "Casas" e as relações que existem entre cada personagem. Felizmente, esse medo desapareceu logo nas primeiras páginas.

A acção decorre de uma maneira fluída e os capítulos são separados por personagem, no entanto, George Martin, consegue, de capítulo em capítulo, interligar tudo e todos, sem criar confusão ou esquecimento na cabeça dos leitores.

Contudo, apesar da leitura correr fluída, é conveniente dedicar-lhe uma maneira de ler mais atenta e vagarosa, porque caso contrário, corre-se o risco de ter de ler o mesmo parágrafo várias vezes até se perceber o que aconteceu.

Não fiquei, de modo algum decepcionada. Muito pelo contrário, quando acabei fiquei com saudades de todas as personagens e de todo aquele ambiente sombrio e cheio de segundas intenções. Sim, porque à excepção de Arya e Eddard Stark, não existe uma única personagem que não seja calculista e que não antecipe o fim de modo a que seja propício a si mesmo.

Mal posso esperar para acabar o segundo volume "A Muralha de Gelo".

Para quem ainda tem dúvidas, espero ter dissipado mais algumas!



4 comentários:

  1. Boa opinião :)
    Ainda não me agarrei a eles... e talvez não me agarre este mês. quero ver se despacho alguns primeiro.

    ResponderEliminar
  2. Olá! Para dizer a verdade quando cheguei ao 3.º volume tive que fazer uma pausa. Excelente escrita e dinamismo, mas pessoalmente preciso de "intervalos de géneros", não sei se me entendem... De qualquer maneira apoio e recomendo, mas só devo começar a ler os restantes lá para o meio do ano. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebo-te perfeitamente e geralmente com sagas/séries mais longas, faço o mesmo... agora estou a ler o 2º mas depois vou fazer uma pausa :)

      Eliminar

O seu comentário é valioso!
Obrigada pela visita e volte sempre!