Esta semana estou assim um pouco para o desanimada e só me apetecia estar escondida... já para não dizer que estou sem inspiração nenhuma... mas de qualquer modo, não podia deixar de publicar o semanal "Escangalhar a Cena 1x Por Semana"... ou podia?
Bem... desanimada ou não, a vida continua e o tema desta semana é um pouco sensível, mas que me fez chegar a "mostarda ao nariz" e sobre o qual não poderia deixar de "escangalhar". A cena passou-se comigo (once again), com uma amiga minha e outras pessoas alheias ao assunto, depois de lerem vão perceber porque digo isso.
Que cena foi? (perguntam-me vocês... vá.. podem perguntar à vontade que eu não me chateio)...
Ora bem, já alguém testemunhou ou teve conhecimento de quem tomasse as dores de outros, mesmo sem ter nada a ver com o assunto? Pois é.. o tema desta semana, é mesmo esse "quando alguém toma as dores de outros". Vá.. sejam sinceros! Já vos aconteceu, não? E aqui a cena ainda é mais ridícula porque as pessoas alheias ao assunto, ou seja, as que tomaram as dores da outra, nem sabiam do que se passava. Confuso? Pois... eu sei que é... na altura fiquei exactamente assim..
O que aconteceu foi o seguinte:
Uma amiga minha fez um trabalho manual, tipo um trabalho em crochet. Eu, com a minha maior sinceridade, disse-lhe que talvez fosse melhor ela rever antes de juntar as peças definitivamente e ver se conseguia melhorar. Ou seja, basicamente, disse-lhe que da maneira que estava não estava tão bem como ela pensava e que estava longe do que ela poderia e sabia fazer. Ora o meu erro foi ter dito isto, online... Já estão a ver o filme, não estão?
Na hora em que publiquei a minha crítica, começaram a chover respostas de pessoas que nem conheço, a dizerem que "eu não devia de ter dito o que disse", "que o trabalho estava lindo", "que eu não devia perceber nada disto", "que não sabia o que dizia", etc etc... Ora bem, ninguém gosta de receber críticas (eu por mim, falo) mas quando as críticas são dadas ou feitas de modo a que a pessoa melhore, acho que quem recebe as críticas tem mais é de ser humilde, agradecer e melhorar, ou pelo menos tentar. Certo? Ou sou só eu que penso assim?
Aqui o problema nem foi da pessoa criticada, que nem sequer respondeu "às vistas e às claras" para toda a gente ver, e sim de pessoas do círculo de amizades que se meteram onde não deviam, pois não conheciam as duas versões. Como também não sabiam que eu e a outra pessoa chegamos a um consenso, em privado. Foi algo que me irritou profundamente, porque falar é fácil. Dar "palmadinhas nas costas" e dizer que está tudo muito lindo quando não está, também é fácil. Depois no final de tudo, más impressões são passadas, ofensas são ditas, e amizades podem mesmo acabar por causa de "tomar as dores que não são nossas"...
People!
Não se metam onde não são chamados! Nunca ouviram dizer que em briga de marido e mulher, não se deve meter a colher? Quem se sentir ofendido com o que foi dito a outra pessoa, espere pelo menos que lhe peçam ajuda ou intervenção... Acho que já todos somos crescidinhos o suficiente para sabermos quando e como nos devemos defender.
Aceitar uma crítica, seja sobre o que for, é sinal de amadurecimento e de estabilidade emocional. É sinal de que a pessoa quer melhorar. Acham mesmo assim tão mau receber críticas? Porque uma coisa é receber críticas com fundamentos e bases que têm apenas como objectivo fazer-nos ver que afinal podemos ser melhores. Outra coisa completamente diferente é quando recebemos críticas maldosas que nos ofendem e magoam, cujo objectivo é exactamente este: magoar e ofender, colocar a pessoa com a moral a arrastar-se no chão. Isso é ser-se maldoso e invejoso.
Portanto, como podem ver, até a crítica tem de ser bem pensada e bem pesada antes de ser dita. Assim, como quem recebe as críticas tem de saber ouvi-las, avaliá-las e depois decidir se a crítica foi em prol de uma melhoria, ou se pelo contrário foi para "colocar para baixo". Depende de cada um a forma como vivemos em sociedade e interagimos. Se não soubermos ouvir uma crítica, a "coisa" pode muito bem correr muito mal...
Sejam felizes e prezem quem vos quer bem!
Até para a semana...
Estou triste...
ResponderEliminarEntão eo tema do Halloween? O pão por Deus? O menos 1 feriado esta semana????
E tudo isso porque fizeste uma critica publica????
Ás vezes as criticas ás criticas servem para ambas partes melhorarem, até porque já vi amizades restaurades assim ;-)
Mas a verdade é, se alguém criticar uma pessoa que gosto, 1º vou verificar se a pessoa está certa/agindo de boa fé, se assim for vou reforçar o que foi dito, se não perceber, vou questionar e se for mal intencionado... aí minha amiga, vai depender do lado para o qual estiver virada ;-)
O mais importante é que estavas a ajudar uma amiga, independentemente dos comentários, e aposto que a tua amiga ficou agradecida por isso, os outros??? Os outros que se lixem, porque a minha vidinha e os meus amigos são mais importantes do que o que outros dizem/pensam :-)
Beijokas
Já sabia que ias ficar triste lool...
EliminarVou falar nestes temas minha linda... don't worry :)
Pois é.. também eu já vi amizades serem restauradas ;)
Sabes bem que quando eu faço uma crítica, é sempre para melhorar e nunca para mandar abaixo... Se disse o que disse, foi apenas com o intuito de ajudar a melhorar. E a pessoa entendeu, é o que interessa. Não estou a dizer que não se deva defender os amigos, mas lá está.. defender dando "palmadinhas nas costas" e dizer que está tudo lindo e etc., não vai ajudar e sim criar ilusões na pessoa. Prefiro ser directa, sem, no entanto, ser ofensiva.
;) Beijinhos
Eu sou adepta da honestidade, sempre :-)
EliminarE no meu grupo de amigos /no qual está inserida) as pessoas são assim, e quando não o são, não são amigos ;-)
Beijokas
*-*
Eliminar