21/01/2013

Opinião - Inveja de Kathryn Harrison


Inveja de Kathryn Harrison

Edição/reimpressão: 2006
Páginas: 320
Editor: Bizâncio
ISBN: 9789725302972
Colecção: Montanha Mágica

Sinopse
Will tem uma boa vida sexual - com a mulher com quem casou. Então porque é cada vez mais perseguido por fantasias eróticas violentas que, caso transbordassem da sua imaginação para o mundo real, teriam o poder de fazer soçobrar não só a sua família mas a sua carreira? Está prestes a perder o domínio quando participa num encontro de ex-alunos do curso universitário que frequentou, e aí descobre indícios de uma antiga traição sexual, suficientemente grave para ameaçar destruir o presente, ao mesmo tempo que constitui uma chave para as suas perigosas obsessões.


Críticas de imprensa"Em Inveja Kathryn Harrison escalpeliza implacavelmente e põe a nu a psique humana. Este romance vai certamente provocar um sobressalto no leitor, perturbá-lo e, finalmente, seduzi-lo."
Rupert Thomson, autor de Divided Kingdom


Opinião p/ Vera Neves

Quando comecei a ler esse livro, estava à espera de ser apenas mais um livro de cariz erótico-romântico. Fiquei deveras surpreendida pela positiva.

Will é um psiquiatra de 47 anos, casado e com uma filha chamada Samantha. No entanto, nem sempre foi assim... à 3 anos atrás ele tinha 2 filhos, Luke e Samantha. O filho morreu num acidente de barco e passados 3 anos, Carole, a esposa de Will não consegue fazer amor com ele como antes... Tem de ser sempre de costas, sem contacto visual e a isso acresce o facto de que o orgasmo tem de ser provocado por ela e não por ele. A uma certa altura do livro, Will começa a ter fantasias sexuais com as suas pacientes, sejam elas bonitas, feias, gordas, magras, velhas ou novas. Por isso, contacta o seu "mestre" e amigo com quem tentará perceber o que de facto está a acontecer no seu íntimo psicológico. 

Will, tem, também, um irmão gémeo, que é atleta e com quem já não fala à mais de 15 anos, desde o jantar da véspera do seu casamento. O irmão de Will, Mitch, tem uma deficiência a nível facial, o que sempre fez com que  sempre que ele olhava para Will, visse como de facto seria se não tivesse aquele problema. A páginas tantas, Will descobre que poderá ter uma filha, fruto de uma relação que teve com uma rapariga na universidade, à 24 anos atrás. Com essa hipótese, Will descobre factos deveras desconcertantes e, de certa forma, graves. Quando se envolve sexualmente com uma paciente, Will descobre que, na altura em que namorava com a mãe da hipotética filha, ela andava também com mais 3 rapazes, o irmão dele incluído. Depois disso, Will descobre que o irmão andava e tinha relações com todas as suas namoradas, inclusive, com a própria esposa, no dia antes do casamento, fazendo-se passar por ele no escuro da noite.

É um livro de leitura compulsiva e posso comprovar isso, uma vez que o li em apenas 3 noites, mesmo estando em viagem. Acho o livro de uma complexidade psicológica muito grande e, exceptuando uma ou outra passagem mais "pesada" a nível de descrição e compreensão, adorei todo o drama e mistério que sempre envolveu as duas personagens principais: Will e Mitch.

Recomendo!!

Boas Leituras
Vera Neves

1 comentário:

O seu comentário é valioso!
Obrigada pela visita e volte sempre!