24/05/2023

Opinião | A Exceção | Susana Sousa | Editora Nova Geração

Autora: Susana Sousa
Data de Publicação: Março de 2023
Edição Actual: 1º Edição
Páginas: 290
Idioma: Língua Portuguesa
Género: Fantasia
Sub-género: Romance; Ficção especulativa
ISBN: 978-989-9112-90-2

Disponível em:

SINOPSE
Áurea é uma fada cheia de luz e vida que deixa o seu mundo para conhecer o mundo humano, Ámon é um rapaz obscuro e com um segredo sombrio, o destino colocará Áurea e Ámon no mesmo caminho.
Enquanto observamos o amor entre eles a crescer, Áurea terá de tomar a decisão entre obedecer às regras impostas pela sua espécie ou a amar e aceitar Ámon com todos os seus segredos e Ámon vai ter de aprender a amar uma criatura que até aquele ponto ele achava que só existia nos livros.
No meio de segredos e mentiras será o amor deles suficientemente forte para que Áurea arrisque tudo e lute por Ámon e por todas as fadas e elfos oprimidos pela fada que comanda o mundo das fadas?

    Susana Sousa traz-nos, com este livro, a viagem a um mundo mágico, onde as fadas imperam e os humanos ... nem por isso. Devo dizer que andava ansiosa para ler este livro e, no mês que se dedica ao autor português e à lingua portuguesa, nada melhor do que pegar-lhe a sério e passar bons momentos.

    De uma forma leve e criativa, a autora apresenta-nos a doce Áurea. Uma jovem fada que, a fim de completar a sua formação antes de se transformar completamente e ganhar umas asas como deve ser, é colocada no mundo humano, disfarçada de humana e a viver como e entre os humanos. Munida do seu espirito guia Ariel, em forma de gato (adoro), e do seu pó de fada, que lhe dá energia, Áurea vai tentar fazer, durante três anos, uma vida completamente normal e fora do seu universo mágico. Contudo, quis o destino que ela conhecesse o jovem Ámon. Um rapaz mais ou menos da sua idade, a frequentar a mesma universidade, mas com uma mente perturbada e sombria. No entanto, a forma como eles são atraídos um pelo outro é tudo menos normal e pacífico. De cada vez que se encontram há faíscas entre os dois e chega a um ponto em que até Ariel admite que eles foram feitos um para o outro. Contudo, acho que para alguém que queria passar por humana, a relação entre os dois evoluiu demasiadamente rápido. Ainda que fosse uma atração muito forte, acho que a forma como a relação deles passa do oito ao oitenta, poderia ter sido um pouco mais suave. 

    As personagens estão bem elaboradas. Com passados bem pensados e, até o funcionamento do mundo etéreo está bem construído, de uma forma leve e subtil. Nada de descrições muito carregadas e que confundem o leitor. Por outro lado, gostaria que tivéssemos tido mais do mundo das fadas. Mais interacções naquele mundo e mais pormenores sobre como tudo funciona por ali, diariamente. De qualquer modo, percebo que tal não tenha acontecido uma vez que, a ideia era Áurea misturar-se no mundo humano.
        Parece-me que este livro é o ideal para quem quer começar a ler livros de fantasia e não sabe por onde começar. Em vez de começarem pelos mais pesados, podem começar com este que, por ter uma escrita leve e simples, consegue prender o leitor. Tem romance, tem acção e tem mistério quanto baste. 
        Apesar de ter achado que os capítulos finais passaram-se de uma forma demasiado rápida (talvez propositadamente), acho que a forma como a autora termina o livro é, no mínimo, deveras inteligente. Deixa-nos todos em suspense e ansiosos pelo próximo livro. 
        Embora seja o primeiro livro da Susana, acredito piamente que a imaginação e a simplicidade da sua escrita ainda nos vai trazer muitos e bons livros. Ainda que se fique com a ideia de que a escrita precise de "amadurecer" um pouquinho mais, acho que ela está no caminho certo e de cada livro que ela escrever, vai evoluir muito e fazer as delicias de muitos leitores!

Ansiosa pelo segundo livro desta trilogia fantástica!

Classificação
Capa 
Personagens Principais
Personagens Secundárias
Desenvolvimento da História
Relação Entre Personagens
Romance
Grau de "Piri-Piri"

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é valioso!
Obrigada pela visita e volte sempre!