05/11/2015

[Opinião] "Trono de Vidro" de Sarah J. Maas

Numa terra em que a magia foi banida e em que o rei governa com mão de ferro, uma assassina é chamada ao castelo. Ela vai, não para matar o rei, mas para conquistara sua própria liberdade. Se derrotar os vinte e três oponentes em competição, será libertada da prisão para servir a Coroa com o estatuto de campeão do rei - o assassino do rei. O seu nome é Celaena Sardothien. O príncipe herdeiro vai provocá-la. O capitão da Guarda vai protegê-la. Mas um halo maléfico vagueia no castelo de vidro - e está lá para matar. Quando os seus concorrentes começam a morrer um a um, a luta de Celaena pela liberdade torna-se numa luta pela sobrevivência e numa jornada inesperada para expor um mal antes de que este destrua o seu mundo.


Tenho de dizer que há há muito tempo que não lia uma história do género fantástico que me prendesse tanto. As personagens são muito, muito "preenchidas" com segredos, traumas e medos.
Celaena é uma "bad-ass" de primeira!! Uma mulher ser a assassina mais temida do Reino, e ainda por cima sendo tão nova? Quem se lembraria de uma personagem assim? Seria de esperar que a personagem mais temida fosse um homem, como é habitual. Adorei essa faceta da história. Gostei também do facto de que a autora conseguiu colocar, no meio de tanta crueldade e ganância, o factor romance. Aliás, um trio amoroso, nada menos que isso. Chaol, Dorian e Celaena protagonizam o triângulo amoroso. Se em algumas histórias ficamos tipo: "como é possível estar-se dividida entre dois homens?!? Ou é um ou é outro!!", neste livro em particular, tal não me fez pensar isso. Fez-me pensar, isso sim, de que tanto Chaol, Capitão da guarda-real, como Dorian, o príncipe herdeiro, tinham algo que a fascinava. Chaol com o seu jeito duro, insensível e ríspido creio que transmitia a Celaena a sensação de que ele seria capaz do que fosse pelo bem de quem amava. É um homem que raramente ri e que quando o faz consegue fazer o coração de Celaena bater mais rápido. É ele que a conduz e guia na terrível batalha para ser o Assassino do Rei. Um cargo que, apesar de ser um dos cargos mais desejados, não é o que Celaena mais queria. O que ela queria era a sua liberdade e uma vez que ela estava presa nas minas de Endovier e ser funcionária do mesmo Rei que a colocou nas minas era o que lhe daria a liberdade que ela tanto ansiava, então era o que ela seria. Durante a estadia dela no palácio ela teve várias oportunidades de fugir e nunca mais voltar, mas era aquela noção de responsabilidade com Chaol e Dorian que a fizeram ficar. Ao longo do livro temos várias revelações importantes e que nos fazem compreender melhor o que realmente Celaena representa. Sonhos, visões, magia, espíritos de antepassados que a guiam através das adversidades. Um rol de factores que fazem deste primeiro livro da série viciante. Adorei as personagens. Dorian conseguiu um lugar no coração dela através dos seus modos gentis e suaves, ao passo que Chaol aos poucos e poucos foi-se introduzindo entre os dois, mesmo sem se dar conta. No final das contas, acho que ela fará a escolha certa. Gosto imenso do Dorian, mas tenho mais tendência para o Chaol. Apesar da sua frieza exterior, acho que ele é um homem de carácter e é o homem indicado para ela. Sendo ela a assassina do Rei, como poderia sequer pensar em ser também esposa do futuro Rei? É algo que poderia ser ultrapassado, claro, mas sendo o Rei uma pessoa tão austera, violenta e cruel, não estou a ver como seria possível.
Primeiro livro que leio de Sarah J. Maas e fiquei completamente rendida. Adoro a maneira como escreve e como descreve os espaços, as personagens e as suas emoções, bem como os adereços. Achei imensa graça a que sendo Celaena um mulher supostamente cruel e dura, ela tem um lado muito feminino pois adora vestidos, adora moda e acima de tudo, adora ler. É cá das minhas. Também gostei particularmente da sensibilidade dela com os animais, neste caso, cães.
Espero ansiosamente pelo segundo volume!!

(Este exemplar foi gentilmente cedido pela Marcador em troca de uma opinião sincera)

5 comentários:

  1. Tu és tramada Vera ,consegues com as tuas opiniões deixar a malta com agua nas mãos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ideia é essa Rute e se assim acontece então é porque estou a fazer as coisas certas ;)

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Será das minhas próximas leituras! Já está ali, a olhar para mim. E só vejo coisas boas sobre ele! Tenho mesmo que o ler! :D

    Beijinhos,
    boas leituras*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não te vais arrepender Mafalda ^_^
      Depois quero saber o que achaste!

      Beijinhos

      Eliminar
    2. Vou ja apontar no meu caderno, para ver se na altura ne lembro de vir aqui dizer (se não apontar, nao me lembro >.<)

      Beijinhos*

      Eliminar

O seu comentário é valioso!
Obrigada pela visita e volte sempre!