13/09/2016

Opinião | Surpreendente! | Maurício Gomyde

Surpreendente é uma incrível história de amizade, amor e superação.
Quando Pedro era adolescente foi-lhe diagnosticada uma doença que o faria perder por completo a visão. No entanto, a doença estagnou de forma inexplicável, permitindo que Pedro se dedicasse ao cinema, a sua grande paixão. 
Entre mil afazeres (a gestão de um clube de vídeo e os planos para o próximo filme), Pedro tenta fugir aos problemas da vida. Para completar a expectativa de um futuro brilhante conhece Cristal, uma rapariga de cabelos ruivos.
Mas a vida é muito diferente dos filmes e os problemas acabam por surgir. 
Atormentado por um segredo, Pedro parte com os amigos numa aventura que se desenrola ao sabor da criatividade, com as câmaras a captar todos os momentos, tornando-os eternos. Pedro sabe que esta pode ser a sua última oportunidade para realizar o filme perfeito - e ter a vida que sempre desejou.
Um livro verdadeiramente surpreendente!
Este livro foi uma grande e óptima surpresa! Não só me deixou realmente a pensar naquilo que teria de bom na vida como também na forma como a deveria aproveitar! É um daqueles típicos livros que nos inspiram e motivam a sermos melhores e a mudar a forma como olhamos o mundo. Posso dizer que foi surpreendente!
Pedro Diniz é a personagem de destaque desta história. Um jovem diagnosticado com uma doença degenerativa da retina que, como por milagre, estagnou. Desde muito cedo que Pedro mostra um grande interesse pelo cinema, tendo mesmo vindo a realizar alguns filmes. Mas o seu grande sonho, para além de sonhar receber um prémio pelo seu trabalho, era conseguir mudar a vida das pessoas.
Após alguns eventos menos bons de que foi testemunha, a sua doença que até então estaria estagnada começou a degenerar-se novamente. E é aqui de decide partir numa viagem juntamente com três dos seus amigos onde tudo o que faria seria filmado.
Não há uma grande descrição das personalidades das respectivas personagens, mas toda a falta dessa descrição foi compensada pela forma como o autor conseguiu contar a história de Pedro através do cinema. Para além disso, as revelações da vida de Pedro não estariam por aqui, porque a sua degeneração da retina não era a única coisa que o viria a atormentar.
A carga emocional deste livro tem o seu quê de forte. Apesar de a situação clínica de Pedro ser bastante rara, qualquer outra situação poderia ter causado a forma peculiar de se ver o mundo. Porque, quando há um livro desta dimensão que me faz pensar na forma como ajo, então há algo de especial e importante que este livro pretende transmitir.
É sem dúvida um dos livros mais interessantes que li nos últimos tempos. Apenas considero que algumas das cenas e diálogos entre amigos um pouco exagerados. Contudo, o cerne da história concentra-se na forma peculiar como as perspectivas das pessoas relativamente à vida podem ser tão diferentes e, mesmo assim, ficar a pensar naquilo que realmente faz a diferença.

Para mais informações sobre o livro, por favor aceder AQUI

(Este livro foi gentilmente cedido pela Editorial Presença em troca de uma opinião sincera).

2 comentários:

  1. Olá, Cristina. Tive a grata surpresa de receber agora o link de sua resenha. Obrigado por ter lido o livro e mais ainda por ter externado sua opinião. Espero que mais leitores em Portugal venham a conhecer a história. Um abraço do amigo Maurício Gomyde.

    ResponderEliminar
  2. Gratas pela sua visita ao nosso espaço e pelo comentário aqui deixado :)
    Era bom que todos os autores tivessem esse cuidado..

    Espero que o seu "Surpreendente" tenha muito sucesso, não só em Portugal como no resto do Mundo.

    Cumprimentos
    Vera e Cristina

    ResponderEliminar

O seu comentário é valioso!
Obrigada pela visita e volte sempre!