Do Direito, ao Jornalismo, às viagens, ao Yoga. Filipa Veiga é o exemplo de que mudar é possível.
A vida tem vários caminhos. Nem sempre os vislumbramos, enredados no ritmo frenético do quotidiano. Por vezes, acabamos mesmo por seguir um caminho que nos traz infelicidade. Sem a energia necessária para mudar, fechamo-nos ao mundo.
Em Yoga-me: A Arte de Abrir o Coração, Filipa Veiga conta-nos como descobriu, através do yoga, um novo objectivo para a sua vida. Ao longo de oito capítulos ilustrados por belas fotografias das suas vivências noutros países, explica-nos o que é o yoga e como a sua prática actua sobre o corpo e a alma. Partilha as histórias da sua infância vivida em Macau, uma etapa da vida que durou quase 20 anos, o impacto do regresso a Portugal para estudar Direito, o choque de culturas e de como isso definiu o rumo na procura de equilíbrio, saúde e felicidade.
Narra depois as viagens inesquecíveis que fez a Bali e à Índia, deixando ainda dicas para começar a prática de yoga, para abrir a mente a um novo estilo de vida, e até receitas para deliciosas refeições. «Yoga é um estilo de vida, um abrir do coração. Como quando, numa noite de lua cheia, vemos o reflexo do luar num lago sereno. Torna-se então uma busca diária para chegar a esse estado de perfeição. Queremos ser essa paz.» - Filipa Veiga
As primeiras páginas estão disponíveis para leitura imediata, aqui.
PREFÁCIO DE LUÍS OSÓRIO
«Este livro, escrito por Filipa Veiga, é surpreendentemente singular. Porque, dentro do seu corpo, no interior de cada um dos capítulos em que se dividiu, encontramos elementos e andamentos diferentes que nos permitem uma viagem mais complexa do que poderíamos imaginar. (…) Filipa Veiga, ou Aum Namah Shivaya, sempre foi aos meus olhos a que aqui tão fortemente se revela. Quando a conheci, há quase vinte anos, dizia‑me (sem necessidade de dizer) que não era daqui. Sentia‑o fortemente e isso, aos seus olhos, justificava‑se naturalmente por nunca ter assentado num sítio durante o tempo suficiente. Não era de nenhum lugar. E talvez por isso se sentisse em casa em todos os lugares onde esteve. Em Macau, na Índia, em Lisboa, Bali ou na Alemanha. Percebi agora de onde é. É de dentro, de um lugar de dentro, um fio de alma onde vive o seu próprio destino. (…) Yoga‑me – A Arte de Abrir o Coração é uma viagem iniciática para um outro mundo. Uma viagem em que no final não existirá medo, apenas amor. E a nossa respiração. Boa viagem.» - Luís Osório, in Prefácio.
Filipa Veiga é mãe, praticante e instrutora de yoga, blogger, jornalista, viajante, amante da vida. Depois da infância e juventude passadas em Macau, Filipa Veiga estudou Direito em Lisboa. Cresceu profissionalmente no jornalismo, nomeadamente na SIC e em alguma imprensa escrita, como a revista Máxima e o jornal Observador.
O yoga surgiu depois de muitos anos dedicados ao ballet. A mudança para Bali, em 2012, complementou um ciclo de descobertas espirituais. O blog Yoga-me nasceu nesta «ilha dos deuses» como uma página pessoal de partilha e de ensinamentos sobre o que somos e o poder de transformação vindo de uma prática espiritual regular.
Saiba mais sobre a autora em www.filipaveiga.com
Sem comentários:
Enviar um comentário
O seu comentário é valioso!
Obrigada pela visita e volte sempre!