30/01/2020

Novidade Vogais | Estado Crítico | Dr. Matt Morgan

​Médico especialista em cuidados intensivos, o Dr. Matt Morgan conta-nos o que acontece quando as coisas correm terrivelmente mal. Uma das histórias é a de Roald Dahl, o famoso escritor de livros infantis, acometido por várias tragédias. O seu filho foi atropelado aos 3 meses e sofreu uma lesão cerebral. A filha Olívia morreu vítima de sarampo aos 7 anos. E a mulher, a actriz Patricia Neal, sofreu um aneurisma cerebral com apenas 39 anos. A tudo isto, Dahl reagiu com tenacidade e energia, tentando encontrar a solução para cada problema. O seu emocionado apelo à vacinação ainda hoje é usado em campanhas de saúde pública.

Numa altura em que tanto se discute o futuro e a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde, este livro dá-nos a conhecer as fragilidades, mas também as forças e virtudes, do SNS britânico, permitindo estabelecer comparações com o SNS português.

Estado Crítico: Histórias do Limiar da Vida Humana (ed. Vogais | 272 pp| 16,59€) apresenta um olhar comovedor e perspicaz ao mundo da medicina e das pessoas que foram mudadas por ela, para sempre. 
A Vogais disponibiliza os primeiros capítulos para leitura aqui.
 Nas livrarias a 03 de fevereiro.

O Dr. Matt Morgan guia-nos pela UCI, onde nos apresenta alguns dos casos mais interessantes e memoráveis em que trabalhou, como o estudante de 17 anos com uma infecção misteriosa, ou o jovem pai que caiu inanimado no chão vítima de um AVC fulminante, ou o homem a quem no espaço de horas o coração parou 20 vezes, ou ainda a grávida que se viu na iminência de ter de escolher entre salvar a sua vida ou a do seu bebé. Ficamos a conhecer não só as suas histórias, mas também como funciona o mundo impressionante do corpo humano. Nem todas as histórias têm finais felizes, mas todas celebram a resiliência do espírito humano.

SOBRE O AUTOR
Matt Morgan é médico de medicina intensiva na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Universitário de Gales e senior fellow honorário da Faculdade de Medicina da Universidade de Cardiff, na Escócia. Começou a sua carreira na medicina militar, como oficial da Real Força Aérea, obteve o seu doutoramento usando a Inteligência Artificial para ajudar a resolver problemas médicos complexos e trabalhou em alguns dos maiores hospitais do Reino Unido e da Austrália. Apaixonado por educação para a saúde, contribui com artigos para revistas e livros científicos e participa em conferências por todo o mundo. Saiba mais sobre o autor: https://drmattmorgan.com.

Sem comentários:

Publicar um comentário

O seu comentário é valioso!
Obrigada pela visita e volte sempre!