24/10/2018

Novidade Nascente | Lanches Saudáveis, Melhor Aprendizagem | Prefácio do Dr. Manuel Pinto Coelho

Lanches Saudáveis, Melhor Aprendizagem não é um livro de receitas, mas tem receitas. Não é um manual para professores, mas tem actividades e projectos para eles colocarem em prática em conjunto com os seus alunos. Não é uma obra de referência académica, mas tem conteúdos científicos. É um livro tão simples que pode ser usado pelos professores, pelos pais e pelas próprias crianças. Inclui fichas de atividades para professores!

É muito importante tentar incutir hábitos saudáveis desde tenra idade. As crianças que fazem uma alimentação pobre em nutrientes tendem a adoecer mais, a ter um sono de menor qualidade, a ser muito mais irrequietas, a obter resultados inferiores na escola e, no caso de muitas, a revelar problemas de comportamento que dão muitas «dores de cabeça» aos pais. As crianças gostam de desafios e de brincadeira, logo, a introdução de ingredientes «novos» deve ser feita nessa base. A transição não tem de ser do dia para a noite. O ideal é ir introduzindo um ingrediente novo na lancheira, todos os dias. A criança não come espinafres?! Então, pode fazer uns muffins com espinafres misturados. O sabor nota-se pouco, alguns dos nutrientes estão lá e o paladar vai sendo formatado aos poucos. A criança não passa sem salame de chocolate?! Então, faça um salame utilizando ingredientes saudáveis. Substitua o açúcar por uma banana madura e o chocolate por cacau cru. O sabor é praticamente igual. A criança só bebe refrigerantes?! Então, ensine-a a fazer a sua própria água aromatizada ou sumo natural, com fruta de verdade. Faça com que ela se transforme num cientista e crie a sua própria fórmula mágica para beber! Ao incentivar as crianças a fazerem os seus próprios lanches, também lhes proporciona uma actividade de que elas gostam. Negoceie com elas, sensibilize-as para a importância daquilo que estão a fazer e explique-lhes que podem contribuir para a saúde do planeta com as suas escolhas! Transforme-as em verdadeiros detectives da alimentação saudável.

Ao longo deste livro, a Ana Garcez incentiva a que cada pai, mãe, avó, avô, tia, tio, etc. «construa», de forma fácil, simples e economicamente acessível, uma lancheira com alimentos saudáveis. São 224 páginas repletas de ilustrações com as respectivas legendas. O investimento na nossa saúde e na saúde dos nossos filhos é isso mesmo: um investimento! É preciso combater o comodismo que a azáfama do dia a dia nos incute e, sobretudo, desconstruir o mito e a percepção errada de que a alimentação saudável é excessivamente cara. Conheça mais sobre: Hiperactividade, autismo e obesidade |Lanches escolares e receitas para crianças | Estratégias para introduzir a alimentação consciente em sala de aula | Aprender a ler os rótulos | E muito mais…
 

SOBRE A ANA GARCEZ 
Ana Garcez é licenciada em Ensino, mestre em Musicoterapia e pós-graduada em Health Coaching de Nutrição Integrativa, pelo Institute of Integrative Nutrition, de Nova Iorque. Trabalhou vários anos na Unidade de Dor do Hospital Garcia de Orta, como musicoterapeuta. Desenvolve também a sua actividade profissional como health coach de Nutrição Integrativa e musicoterapeuta na Clínica Doutor Pinto Coelho, em Lisboa.
Foi professora no ensino público durante mais de 20 anos e coordenadora do desporto escolar no distrito de Setúbal, tendo também aí desenvolvido projetos pedagógicos ao nível do autoconhecimento, meditação, música e alimentação saudável. Participa em várias palestras e conferências nacionais e internacionais, no âmbito da musicoterapia e da nutrição integrativa, sobretudo na área de oncologia e cuidados paliativos. Escreve para diferentes meios de comunicação social, como as revistas Crescer e Zen Energy.
A paixão pela música tem acompanhado toda a sua vida, sendo também violoncelista e pianista. Em 2017, lançou um CD de meditação guiada, com músicas originais, como reforço da técnica que desenvolve pessoal e profissionalmente.

Sem comentários:

Publicar um comentário

O seu comentário é valioso!
Obrigada pela visita e volte sempre!