22/07/2014

Opinião - "A Mulher Perfeita é uma Cabra - Guia de Sobrevivência para as mulheres «normais»"


A Mulher Perfeita é uma Cabra! é um guia destinado a mulheres «normais», que possam sofrer de fraca autoestima face àquelas que a sociedade considera «perfeitas». Graças a um imbatível sentido de humor, este livro tem feito uma inacreditável carreira, beneficiando sobretudo de simples recomendações trocadas entre amigas. Mulheres de todas as idades reveem-se neste livro graças às referências a várias épocas desde os anos 80 e 90 até ao presente. 

As autoras, duas gémeas, desmontam os mitos que foram criados à volta de mulheres famosas e decidem intervir em favor das que se culpabilizam por terem o verniz estalado nas unhas ou por ganharem uns quilitos a mais. A leitora encontrará aqui uma diversidade de propostas interessantes como listas para preencher, cupões de veto para certas situações, conselhos para escolher a fotografia do Facebook ou, ainda, listas das coisas horríveis que as mulheres «perfeitas» costumam fazer às mulheres «normais».

Despretensioso, mas notável a todos os títulos, A Mulher Perfeita É Uma Cabra fará rir as leitoras com o objetivo de as desculpabilizar e descontrair para que gostem de si tal como são!



Tenho de ser sincera e admitir que se não tivesse sido a Presença a enviar-me este livro para leitura e posterior publicação de opinião, provavelmente nunca o teria lido. Tenho sempre algum receio destes livros de "ajuda pessoal", até porque depois é extremamente difícil escrever uma opinião que cative as pessoas a quererem ler. No entanto, após ler as primeiras páginas vi logo que este não era um livro de ajuda pessoal qualquer. Quando dei por mim já estava a mais de metade do livro em pouco mais de três quartos de hora. Sabem aquela sensação de que há coisas que no dia-a-dia pensamos e que não podemos dizer porque a educação e o bom senso não o permitem? Pois lá está. As autoras deste pequeno Guia de como não ser uma "cabra" ou uma "mulher perfeita" nos parâmetros da sociedade, não querem saber nem da educação nem do bom senso. Colocam em papel tudo o que gostaríamos de dizer se tivéssemos coragem. E fazem-no de uma maneira hilariante que nos arrancam gargalhadas sonoras.
Se na sociedade em que vivemos as mulheres têm de ser perfeitas, então vivemos numa sociedade demasiadamente monótona, falsa e "castradora" dos actos impulsivos, aqueles actos que nos fazem dar uma gargalhada no meio do autocarro só porque nos lembramos de uma anedota da semana passada ou da queda que a senhora da farmácia quase deu porque usava uns saltos demasiadamente altos. Esta pequena *delicia* de 160 páginas, mostra-nos que para sermos perfeitas não precisamos de estar sempre perfeitas. Cabelo arranjadinho, medidas de top-model e conversas de circunstância que nada mais são do que maçadoras e monótonas. Uma coisa que aprendi com este Guia? Sejam originais. Sejam impulsivas. Sejam honestas e frontais e vão ver que a vida vai tornar-se muito, mas muito mais divertida!

Obrigada à Presença pela oportunidade que me deu para abrir a mente a outros tipos de leitura!



2 comentários:

  1. Eu não lia o livro com esse título :S Se as mulher são cabras o que são os homens??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui neste livro os homens são completamente postos de parte, a não ser em alguns pontos fulcrais. No entanto, quando se diz que a mulher perfeita é uma cabra é fazendo referência àquelas mulheres que a sociedade considera perfeita por se enquadrarem nos trâmites que são aceitáveis. Tipo serem magras, esse tipo de coisas... por isso achei piada... se quiseres um dia empresto-te o livro :p

      Eliminar

O seu comentário é valioso!
Obrigada pela visita e volte sempre!