21/04/2016

Sabiam que.... #12

Dia de Curiosidades ;)

Como já tinha dito a semana passada, vou tentar colocar sempre às quintas feiras, algumas curiosidades literárias, cinematográficas, e outras que ache interessantes ;)

Então vamos lá... Sabiam que...

1) O título original de Fahrenheit 451 era “O bombeiro”?
Ray Bradbury e seus editores acharam que “O bombeiro” era um título muito chato, então ligaram para o corpo de bombeiros local e perguntaram em qual temperatura o papel queima. O bombeiro que atendeu a ligação pediu que Bradbury esperasse, enquanto queimava um livro, então voltou ao telefone e disse a temperatura.

2) Dom Quixote é o romance de maior venda de todos os tempos, tendo vendido mais de 500 milhões de cópias?
É… No caso é o ROMANCE mais vendido. Mas se for levar em conta o LIVRO mais vendido, então, é a Bíblia mesmo.

3) Edgar Allan Poe queria um papagaio para repetir a sentença Nunca Mais (Nevermore), no poema “O Corvo”?

Ainda bem que o poeta louco não havia perdido de tudo seu juízo e disse que o papagaio não transmitia o tom de melancolia do poema e então decidiu pelo famoso Corvo.


4) Charles Dickens acreditava em coisas sobrenaturais?
Inclusive, o escritor inglês fazia parte de algo chamado O Clube Fantasma. Era também grande fã de hipnose.

5) O personagem principal da Trilogia Cósmica, livros de ficção de C.S. Lewis, foi baseado em J.R.R. Tolkien?
Amigo e companheiro de trabalho, J.R.R. Tolkien é também conhecido por escrever O Hobbit. E a trilogia de O Senhor dos Anéis. E Silmarillion. E de criar o mundo chamado Terra Média. E de inventar um idioma com gramática, grafia e fonética particular.

6) Anna Karenina tem mais de 800 páginas, mas foi publicado originalmente de forma seriada?
Entre os anos de 1873 e 1877, a Russian Messenger publicou o livro de forma seriada. Porém, desde que as visões políticas de Leo Tolstói, escritor da obra, divergiram das do editor, houve a interrupção e a obra só saiu por completo na forma de livro. Este tipo de publicação seriada era comum na época e mesmo nosso Machado de Assis lançou célebres livros dessa forma (Dom Casmurro, Quincas Borba, Memórias Póstumas…).

7) Gabriel García Márquez se recusa a permitir que Cem anos de solidão seja adaptado para o cinema?
Facto engraçado, já que diversos de seus trabalhos já se transformaram em filmes em outras ocasiões. Gabo afirma que a razão é que “eles colocariam alguém como Robert Redford para estrelar no filme, e a maioria de nós não tem parentes que se pareçam com Robert Redford”.

8) "O sol é para todos" é o único romance de Harper Lee, mesmo ele tendo ganhado um prémio Pulitzer?
O livro permaneceu 88 semanas nas listas de best seller. Mesmo assim, a escritora decidiu não escrever mais nada. Na época, entregou o livro aos editores já contando com a rejeição. Actualmente, vive em Monroeville, Alabama, e alega estar escrevendo suas memórias.

9) O manuscrito de Paris é uma festa estava “perdido” no porão do Ritz Hotel, em Paris?
21956399
Em 1928, Ernest Hemingway guardou dois baús, que continham cadernos com relatos dos anos vividos em Paris. Então, em 1956, Hemingway recuperou os baús e os compilou na forma de suas memórias. O produto final só foi publicado três anos depois de sua morte.

10) Orgulho e Preconceito iria se chamar “Primeiras Impressões”?
Quando o romance foi inicialmente rejeitado pelos editores, Jane Austen fez significantes modificações, entre elas a troca do título. As revisões foram feitas entre os anos de 1811 e 1812.


Sem comentários:

Publicar um comentário

O seu comentário é valioso!
Obrigada pela visita e volte sempre!