24/09/2015

"Akatsuki No Yona"

Akatsuki no Yona  ou Yona of the dawn é um mangá escrito por  Mizuho Kusanagi, inicialmente publicado na revista Hana to hume em Agosto de 2009.
Adaptado para anime no ano de 2014, a primeira temporada contou com um total de 24 episódios e conta a história de Yona, princesa do reino de Kouta.


(akatsuki no yona op.1)


Yona sempre viveu despreocupadamente no castelo. Com quinze anos, Yona é infantil, ingénua e um pouco fútil. A sua maior preocupação é o seu cabelo vermelho que a faz parecer estranha.

Protegida pelo seu pai o Rei II, que após a morte da sua esposa declarou que não deveriam haver guerras nem a utilização de armas, tem como seu guarda costas o seu amigo de infância Hak. 


Hak é um membro da tribo do vento. E conhecido com “Thunder beast” devido às suas habilidades nas batalhas. Habilidades estas que fizeram com que se tornasse general com apenas 13 anos de idade, o mais jovem general de sempre.
De personalidade calma, Hak adora provocar Yona. Nada galante é capaz de dizer qualquer coisa para a irritar, mas não descuida da sua missão de a proteger a todo o custo e de a ver feliz. 

Soo Won é desde criança, o melhor amigo de Hak. De cabelos dourados, é calmo, atencioso, inteligente e optimista, é também primo e o grande amor de Yona. Verdadeiramente apaixonada por ele, Yona espera um dia via a casar com o seu grande amor. 

Contudo a traição de Soo won e a morte do Rei II vem abalar por completo a vida da jovem princesa no dia do seu 16º aniversário.

Ao testemunhar o assassinato do seu pai, Yona corre risco de vida e vê-se forçada a fugir do castelo. Protegida por Hak que se torna o principal suspeito de ter morto o rei, ambos os jovens fazem-se à estrada, passado por diversos perigos e dificuldades, acabando por se refugiar nos territórios da tribo do vento.

Enquanto Soo Won se proclama como novo rei de Kouka, Hak e Yona, seguindo os conselhos do avô de Hak, procuram um oráculo que lhes fala sobre a antiga lenda do primeiro rei de Kouka,  Hiryuu, e dos quatro dragões que ajudaram a unificar o reino.

Decidida a procurar os quatro humanos que receberam os poderes dos dragões, Yona parte juntamente com Hak numa complicada jornada. O seu objectivo: pedir emprestado o poder dos dragões e assim recuperar o reino de Kouka.
Mas será que Soo Won será um mau rei? Aos poucos Yona vai conhecendo o reino e verificando que o seu amado pai não era um rei tão amado pelo seu povo, grande parte a viver em dificuldades. Povo que deposita no novo rei uma grande esperança, e aos poucos Yona vai-se questionando se realmente deverá lutar contra o seu antigo amor.


Os quatro dragões



Outros personagens:


Confesso que eu fiquei completamente apaixonada por este anime logo ao primeiro episódio e foi impossível não fazer maratonas durante tardes inteiras. Cada vez que terminava um episódio pensava “vou ver só mais um” e depois já estava a ver durante horas. 

A história de Yona é comovente, tem inúmeras aventuras, diálogo divertidos. A yona evoluiu muito, passou de uma jovem ingénua para uma guerreira, forte mas ainda a precisar de protecção, mas uma líder. E tem o Hak. O Hak é mesmo uma delicia de personagem. Quase nunca diz nada de galanteador ou simpático mas é impossível resistir-lhe. Ao longo da história ele vai ganhando sentimentos pela Yona, dizendo algumas coisas mesmo atrevidas que ela, tontinha e ingénua não é capaz de perceber. A sua relação com ela e posteriormente com os dragões é hilariante, cheio de picardias mas também um forte sentimento de amizade que os une. 

Os reecontros entre Soo e Yona são de cortar a respiração. A tensão do que vai acontecer, a reacção, as emoções dos personagens são capazes de fazer o mundo parar. Fiquei completamente sem reacção, do tipo “oh meu Deus e agora”. Emoções ao rubro apenas com uns “desenhos animados”.

Achei o anime muito rico, a banda sonora fantástica também. O conjunto de tudo é impressionante.

O fim do anime corresponde ao (se não estou em erro) ao capítulo 43 do mangá. Está muito fiel à história, não há desvios nem diferenças .

O mangá vai actualmente no volume 19. Vamos conhecendo mais um pouco os dragões e revelações entusiasmantes, a relação da yona e do Hak também aos poucos vai crescendo embora com muita subtileza… ok…se calhar está a ser subtil demais, mas aos poucos a rapariga lá se vai apercebendo que os seus sentimentos estão a mudar e que não o está a ver apenas como o seu fiel amigo e protector.

No entanto os últimos capítulos têm ficado para além das expectativas. Estou a achar que a história está a afastar-se um pouco do seu rumo e está a haver muita “palha”. Há muitas aventuras é certo mas o tema inicial, a traição do Soo Won, o afastamento dela do reino…acho que essa parte perdeu-se um pouco. Parece que está tudo a decorrer mas andam por ali às voltas sem chegar a lugar nenhum. Este volume claramente a ser, na minha opinião, o mais fraco de todos mas tenho esperança de que melhore. Assim como tenho esperança que o anime continue embora ainda não haja nada que o diga, nem previsão de que aconteça.

Onde ver:

http://www.superanimes.com/akatsuki-no-yona




 

onde ler:

http://mangafox.me/manga/akatsuki_no_yona/



         
 

                                                                    (Verónica Silva

Sem comentários:

Publicar um comentário

O seu comentário é valioso!
Obrigada pela visita e volte sempre!