19/06/2014

Porto Editora - "O Homem Duplicado" – o filme


O Homem Duplicado – o filme Adaptação do romance de Saramago
estreia amanhã nas salas portuguesas e brasileiras


Publicado recentemente pela Porto Editora, O Homem Duplicado chega ao grande ecrã numa adaptação livre do realizador Denis Villeneuve, com o ator Jake Gyllenhaal no papel principal. A estreia nos cinemas portugueses e brasileiros está marcada para amanhã, um dia após a data de falecimento de José Saramago, a 18 de junho de 2010.
O filme, de produção canadiana e espanhola, foi apresentado pela primeira vez este ano e venceu já o prémio Méliès d'Argent no Festival Internacional de Cinema Fantástico da Catalunha, em Sitges, sendo considerado o melhor filme fantástico europeu do ano. No Canadá, O Homem Duplicado recebeu cinco prémios no Canadian Screen Awards, o principal galardão de cinema do país. Além de melhor realização e melhor fotografia, o filme foi distinguido pela melhor música e montagem e Sarah Gadon eleita a melhor atriz secundária.

Tertuliano Máximo Afonso, professor de História no ensino secundário, «vive só e aborrece-se», «esteve casado e não se lembra do que o levou ao matrimónio, divorciou-se e agora não quer nem lembrar-se dos motivos por que se separou», à cadeira de História «vê-a ele desde há muito tempo como uma fadiga sem sentido e um começo sem fim». Uma noite, em casa, ao rever um filme na televisão, «levantou-se da cadeira, ajoelhou-se diante do televisor, a cara tão perto do ecrã quanto lhe permitia a visão. «Sou eu, disse, e outra vez sentiu que se lhe eriçavam os pelos do corpo.» Depois desta inesperada descoberta, de um homem exatamente igual a si, Tertuliano Máximo Afonso, o que vive só e se aborrece, parte à descoberta desse outro homem.

PRIMEIRAS PÁGINAS
Disponíveis aqui.

O AUTOR
Autor de mais de 40 títulos, José Saramago nasceu em 1922, na aldeia de Azinhaga. Até 2010, ano da sua morte, a 18 de junho, em Lanzarote, José Saramago construiu uma obra incontornável na literatura portuguesa e universal, com títulos que vão de Memorial do Convento a Caim, passando por O Ano da Morte de Ricardo Reis, O Evangelho segundo Jesus Cristo, Ensaio sobre a Cegueira, Todos os Nomes ou A Viagem do Elefante, obras traduzidas em todo o mundo.  José Saramago recebeu o Prémio Camões em 1995 e o Prémio Nobel da Literatura em 1998.




O FILME
Adam (Jake Gyllenhaal) é um instável professor universitário que vive refém de uma monótona rotina diária. Uma noite, enquanto vê um filme, descobre a existência de um ator exatamente igual a si. Obcecado por conhecer o seu sósia, parte à descoberta desse outro homem forçando um encontro com consequências imprevisíveis não só para eles mas também para as suas companheiras: Mary (Mélanie Laurent) e Helen (Sarah Gadon). 
Adaptado livremente a partir do livro homónimo de José Saramago, O Homem Duplicado é um thriller surpreendente e provocante sobre dualidade e identidade.

Trailer do filme: aqui


Sem comentários:

Publicar um comentário

O seu comentário é valioso!
Obrigada pela visita e volte sempre!