19/03/2013

AUTORES DA ALPHABETUM CELEBRAM DIA DA POESIA

A efeméride é assinalada com iniciativas em Lisboa e Coimbra


No Dia Mundial da Poesia, 21 de Março, a editora Alphabetum aposta na apresentação dos livros de poesia Bom Norte, obra de estreia do autor que assina com o mesmo pseudónimo, às 18h30, no Espaço do Autor da Bertrand do Chiado, e Pescadores de Fosforescências, o primeiro livro da psicóloga Susana Duarte, em destaque, às 21 horas, na Fnac de Coimbra.

Em Lisboa, a apresentação da obra poética de Bom Norte, o autor que encara a cidade como “o cromossoma necessário à minha consolidação como indivíduo”, estará a cargo de Margarida Branco, a impulsionadora do projeto de animação cultural pela leitura “Ler por Aí...”, cujo objetivo é criar uma ligação entre os livros e os lugares onde ocorrem as narrativas, propondo assim uma referência geográfica para a literatura.
Ao final do dia, Pescadores de Fosforescências será apresentado pelo jornalista e professor Jorge Castilho, no âmbito de "Café com Poesia", uma iniciativa conjunta da Alphabetum e da Fnac de Coimbra, que irá brindar, de forma original, todos os que cruzarem aquele espaço durante o dia, com extratos de poesia da autora conimbricense.
Este livro aborda, sobretudo, o amor ligado ao ventre e à paixão pela água, já que “todos nós somos feitos de luz e de água, de amor e de relações”, refere Susana Duarte. Para a autora, “Pescadores de Fosforescências são todos os que se constroem na relação com os outros, e os ajudam, na sua unicidade, a brilhar e a sentir-se mais, maiores e melhores. É a beleza toda de ser Humano!”.
No género poético, destaque para a obra de três outros autores Alphabetum: o ensaio imperfeito sobre a métrica dos sentimentos Ama-me sem me Suportares!, de Fátima Marinho, brevemente em Braille; a metamorfose dorida da alma presente nos versos de Sou Mercúrio, Já Fui Água, de Regina Correia; e, por fim, a visão onírica e utópica do mundo presente em Reflexos do Espelho de Alice, de Fernando Dias Antunes, cujo lançamento é este sábado (23), às 17h30, na Associação Desportiva e Cultural da Encarnação e Olivais (ADCEO).
Os livros podem ser adquiridos na Fnac, Bertrand e com 10% de desconto na loja online da Alphabetum, em http://www.alphabetum.pt
Pescadores de Fosforescências · Autora: Susana Duarte  Bom Norte · Autor_Bom Norte
Sobre Bom Norte
Nascido em 1963 em Carnide, na cidade de Lisboa, cedo demonstrou uma sensibilidade artística conjugada com a sede do conhecimento. Eclético, participou na exposição coletiva “Jovens Pintores de Domingo” do Diário de Notícias e, em 2007, num documentário do realizador brasileiro Sérgio Oksman, tendo posteriormente participado com o realizador na seleção dos locais de filmagem do documentário sobre a vida da fadista Mariza do Biography Channel, intitulado “Mariza My Fado”. O pseudónimo Bom Norte representa a força e serve de capa ao escritor. Nas suas palavras, “é a face visível de alguém que quer passar oculto, mas escrevendo sobre tudo o que lhe atormenta a alma”.

Sobre Susana Duarte


Nasceu em Fevereiro de 1973, em Coimbra. Estudou na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação na Universidade de Coimbra. É nesta cidade que exerce a sua profissão, na Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental. A escrita poética é um prazer cultivado desde os primeiros anos de escolaridade. Em 2009 começou a escrever no blogue “Terra de Encanto” e na sua página pessoal do Facebook, onde tem divulgado o seu sentir poético. A autora assume-se como herdeira dos antepassados que a moldaram no ser humano que é atualmente. Para si, as coisas mais belas e importantes da vida surgem nos acontecimentos inesperados.



Sobre Fátima Marinho
Nasceu em 1966 no Alentejo, tem Cabeceiras de Basto e Braga como terras adotivas, mas Lisboa como residência. Especializada em Educação Comunitária, com pós-graduação em Formação Psicológica de Professores e Mestre em Educação Especial. Enquanto docente e formadora de professores tem participado em congressos nacionais e internacionais sobre temas relacionados com educação especial, motivação e aprendizagem, e com problemas de comportamento em contexto escolar. É co-autora da coleção de manuais escolares Magia do Saber, sendo À Procura de Um Lugar, com a chancela da Alphabetum, a sua primeira obra publicada. Seguiram-se O Mistério das Coisas Erradas, e o livro de poesia Ama-me sem me Suportares!.

Sobre Regina Correia
Cresceu entre Angola, dos oito meses aos seis anos, e a aldeia onde nasceu, perto de Viseu, para onde regressou, sozinha, para completar a escola primária. Termina o liceu já em Luanda e de volta a Portugal, em 1969, inicia os estudos universitários na Faculdade de Letras, onde completa a Licenciatura em Filologia Germânica. As constantes viagens familiares, e mais tarde profissionais, entre África e o nosso país tornaram-na bicultural. A sua prosa e poesia são exemplos vivos de mestiçagem, a nível do imaginário, da linguagem, da sintaxe e do ritmo. Colaborou no Jornal de Letras, entre 1991 e 1993, e publicou Os Enteados de Deus (1990) - Prémio Revelação da Câmara Municipal do Montijo e APE -, Noite Andarilha (1999) e Uma Borboleta na Cidade (2000) pela Universitária Editora. Em Maio de 2012 a Alphabetum publicou o livro de poemas Sou Mercúrio, Já Fui Água e reeditou Noite Andarilha.

Sobre Fernando Dias Antunes
Fernando Dias Antunes, natural de Goa, é filho de pai angolano e mãe indiana. Chegou a Lisboa aos dois anos e, apesar de encontrar a sua pátria na língua portuguesa, é, por adoção e opção, cidadão do Mundo, transportando a consciência de pertencer à última geração de indo-portugueses. Depois de correr mundo, e não conseguir estar perto nem longe de Lisboa, fixa-se na romântica Sintra, uma das suas fontes de inspiração. De entre as centenas de obras que já traduziu, destacam-se o O Elogio da Loucura, de Erasmo de Roterdão e Hotel Majestic, de J. G. Farrell, premiado com o Booker Prize. Tem poemas em antologias poéticas espanholas, croatas e albanesas e participa em diversos sítios e páginas da blogosfera, como os Meninos da Avó, Olivais, Adoro Portugal e Free Prog Rock.

Sobre a Alphabetum Edições Literárias


A editora carateriza-se pela aposta exclusiva em novos talentos, promovendo a carreira dos autores no mercado literário e online, privilegiando uma estreita colaboração com os mesmos, assim como a gestão personalizada de cada obra.
Em dois anos, tempo que serviu de adaptação ao mercado, pesquisa de talentos e leitura dos trabalhos recebidos, mais de uma dezena de livros viu a luz da edição. Para este ano, está prevista a edição de obras de 22 novos autores, para além da edição de mais seis obras de autores já publicados pela editora, num total de 35 autores representados.
A porta encontra-se aberta a todos os géneros literários: crónica, romance, conto, poesia, infanto-juvenil, entre outros. Vocacionada para um público eclético e de diferentes faixas etárias, a editora publica igualmente as suas obras em áudio e em Braille, por forma a que sejam inclusivas e acessíveis a cidadãos com necessidades especiais.


A Alphabetum distingue-se igualmente pelo forte apoio a causas sociais, acarinhando atualmente a Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21 (APPT21) e a Fundação do Gil, para as quais revertem parcial ou inteiramente os proveitos de duas das suas obras À Procura de Um Lugar e O Mistério das Coisas Erradas, de Fátima Marinho.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é valioso!
Obrigada pela visita e volte sempre!