23/02/2015

Opinião "Desejo Subtil" de Lisa Kleypas

Quatro jovens da sociedade elegante de Londres partilham um objectivo comum: usar os seus encantos femininos para arranjarem marido. E assim nasce um ousado esquema de sedução e conquista. A delicada aristocrata Annabelle Peyton, determinada a salvar a família da desgraça, decide usar a sua beleza e inteligência para seduzir um nobre endinheirado. Mas o admirador mais intrigante e persistente de Annabelle – o plebeu arrogante e ambicioso Simon Hunt – deixa bem claro que tenciona arruinar-lhe os planos, iniciando-a nos mais escandalosos prazeres da carne. 
Annabelle está decidida a resistir, mas a tarefa parece impossível perante uma sedução tão implacável… e o desejo descontrolado que desde logo a incendeia.
Por fim, numa noite escaldante de verão, Annabelle sucumbe aos beijos tentadores de Simon, descobrindo que, afinal, o amor é o jogo mais perigoso de todos.

*Pode Conter Spoilers*
Já tinha ouvido falar tanto em Lisa Kleypas e na sua série "À Flor da Pele" (Wallflowers), que as minhas expectativas estavam lá nos píncaros. A queda foi muito grande? Não, nem por isso, mas também não posso dizer que tenha ficado maravilhada. Já ouvi dizer que os seguintes livros da série são melhores, mas que estava à espera de ter ficado mais impressionada com o primeiro, tenho de admitir que estava.
Este primeiro volume, como muitas/os de vocês já devem saber, foca-se na apresentação das quatro encalhadas Annabelle, Lilian, Daisy e Eveline. Todas elas jovens, bonitas, inteligentes, mas.... ninguém as quer por algum motivo. Não são propriamente "material casadoiro". Como Annabelle é a mais velha e está já na sua última temporada para arranjar casamento, é nela que se foca este primeiro "capítulo" das aventuras e desventuras destas quatro jovens.
Porque razão não fiquei maravilhada com este livro? Apenas por uma razão que já vos digo, e espero não estar a "ofender" ninguém com o que vou dizer a seguir. 
Annabelle. Não gostei dela. Nem no principio, nem no fim e muito menos no meio. É uma jovem arrogante, snob e pretensiosa.Pode ser a mais bonita das mulheres, mas nem sempre o pacote encerra o melhor conteúdo. Pobre Simon que teve o mau gosto de se apaixonar por ela. Para além de ser pobre e a mãe ter de fazer "sacrifícios" para pagar as contas, tem sempre a ideia fixa de que tem de se casar com um nobre porque os restantes humanos que não são parte integrante da nobreza não são sequer uma hipótese para ela. É muito fina, a miúda. E mimada. Não gostei dela e durante alguns dias guardei-lhe algum rancor pela maneira fria e rude com que ela tratava Simon. Pensei que seria uma birra minha não gostar dela, principalmente pela maneira cordial com que ela tratava as outras "encalhadas". De uma maneira doce e educada. Já com o Simon ela era cruel e achava-se superior a ele por ser uma nobre (ainda que falida) e ele não, apesar de ele ser podre de rico e extremamente atraente. Até pensei que ela mudaria quando aceitou o pedido de Simon, e que o amor conseguiria arrancar-lhe da cabeça aquela mania da superioridade. No entanto, enganei-me e desiludi-me imenso, porque depois de casada ela passou de snob e arrogante, a miúda mimada que nasceu com o rabo virado para a Lua por ter conseguido fisgar um naco como Simon Hunt. Começou logo com exigências de "Nova Rica" que pode, quer e manda. (Grrrrrrrrrr.... que grande "pó")... acho que nunca fui tão adversa a uma personagem principal como a ela. Pelo menos no final conseguiu convencer-me de que estava mesmo apaixonada por Simon e não pelas suas contas bancárias. Menos mal.
De resto, achei a história maravilhosa e a maneira como Lisa Kleypas escreve cativou-me imenso. A maneira como ela descreve os sentimentos das personagens, principalmente de Simon, encheu-me o coração de um calorzinho bom. Além de que ela criou a personagem que mais gostei no livro: Simon Hunt. Tudo bem que ele era demasiadamente "calculista", mas para se ter tornado no homem que se tornou, ele teve de aprender a ser assim. Implacável, determinado e acima de tudo, honesto c'mo raio! Se honestidade matasse, ele já teria sido preso umas quantas vezes! Adorei-o. Sobretudo à maneira sincera e doce com que ele tratava a Miss Peyton, que tantas vezes o recusou e humilhou. Nesse ponto, achei que ele foi demasiado condescendente e permissivo. Deveria ter sido mais "duro" com ela e fazê-la ver que se ele precisava dela, ela também precisava dele.
Em suma: Não fosse pela pessoa detestável e arrogante que Annabelle se mostrou ser, provavelmente eu teria dado as cinco estrelinhas. Acho que para uma história merecer as cinco estrelas, todas as personagens têm de ser cativantes, quanto mais não seja por serem o foco da história. Acho que a autora foi muito bondosa para Annabelle. Devia tê-la feito sofrer mais um pouco!

Vamos ver o que o segundo nos reserva.


6 comentários:

  1. Ahah coitada da Annabelle! A ver se gostas mais das proximas. Acho que a do segundo é a tímida lolol pode ser que te aqueça mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que sim :p
      O segundo é de uma das irmãs Bowman... acho que elas são tudo menos tímidas... a tímida é a Eveline :)

      Eliminar
    2. Eu sei que é, pensei que a seguir fosse o da Evie :( ando trocada. A Lilian é fixe... oh, já nem digo nada, tu não gostaste da Annabelle!

      Eliminar
    3. Por acaso das duas irmãs a que gostei mais foi da Daisy, mas lá mais para o meio vi que a Lilian é tão maluca como a irmã :p

      Eliminar
    4. É mais :P A Daisy é a calminha e ponderada.

      Eliminar
    5. Fiquei com a ideia de que a Daisy é mais desbocada... :p

      Eliminar

O seu comentário é valioso!
Obrigada pela visita e volte sempre!