24/02/2015

Escangalhar a Cena 1x Por Semana #15 (by Vera)

Leram bem ... Cinco meses depois do ultimo Escangalhar, aqui estou outra vez para re (re)começar com esta rubrica novamente!
Vamos lá ver se é desta que veio para ficar! 
(Vou dar o meu melhor, embora esteja algo enferrujada)

O tema desta semana de regresso do Escangalhar foi-me sugerido pela minha querida amiga (e mana de coração) Vera C. do blogue vizinho Crónicas de Uma Leitora. (Obrigada pela ideia). 
E de que trataremos afinal? Ora bem, não é um tema que sirva para brincar a torto e a direito, pois acho que é algo que, dentro do mundo literário faz imensa falta. Falo como mãe e como criança que já fui (e que ainda tenho em mim... Não, não estou grávida).

Assim, o tema desta semana é: 

Falta de Divulgação de Livros Infantis

Mas porque raio é que hoje em dia só se publicam livros eróticos/porno, de auto-ajuda (ainda que estes sejam compreensíveis dada a condição actual dos estados de espírito do pessoal), de culinária (que é para fazer par com os anteriores referidos) e de esquemas corruptos na economia portuguesa e europeia?

Onde estão os livros infantis que fazem ou poderiam fazer as delícias dos nossos meninos e meninas? Como é que esperam cativar os mais pequenos a ler se a única coisa que sai para o mercado é única e exclusivamente direccionado aos adultos?

Acho muito mal. Das duas uma: 

1) Ou ando muito por fora do mundo literário e não tenho acesso a novidades de livros infantis de qualidade (o que não acho que seja o caso);

2) Ou então NÃO EXISTE, de facto, qualquer divulgação de livros para os mais pequenos, tirando na quadra de Natal, que aí isso não falta. Nessa quadra chega-se a extremos de publicidade de livros infantis, brinquedos, etc etc até à exaustão! Porque não pegar nessa divulgação excessiva da quadra Natalícia e prolongá-la durante o ano?! É só no Natal que as nossas crianças devem ler?

Nos blogues literários que costumo seguir, descobrir por acaso ou que me recomendam, a percentagem dos que dedicam uma publicação por semana a lançamentos e novidades para os mais pequeninos é quase nenhuma, ou até mesmo nula! Como vamos saber que existem mesmo livros de qualidade que podemos adquirir para os nossos filhos, sobrinhos, afilhados, etc? 
Não sabemos, ou então caímos no erro de comprar qualquer um livro cheio de brilhantes e sem nenhum conteúdo, que vemos na secção de livros de uma cadeia de hipermercados, sem sequer termos ouvido falar neles. E depois o que acontece quando os oferecemos às nossas crianças?
(Depois digam que eu não avisei)

Está na hora de divulgarmos mais e melhores livros infantis. 
Nem tudo deve andar em torno de um gajo que gosta de dar porrada na "namorada" (mas sobre isso eu não me manifesto... por enquanto). 

Colegas blogueiros (é assim que se diz?) apostem mais nas publicações para os mais pequeninos pois eles são o futuro.

Editoras, por favor, publiquem mais livros para os nossos miúdos! Afastem-nos o mais que puderem da internet, dos computadores, dos telemóveis, das "Casas dos Segredos" de agora e do futuro! Ajudem-nos a incentivar os pequeninos a gostarem de ler, porque é de pequenino que se torce o pepino!
Este apelo serve também para mim que não sou melhor do que ninguém! Fica a promessa de que publicarei e divulgarei o mais que puder livros direccionados às nossas crianças.

Tenho saudades de livros da Anita, dos Smurfs, da Heidi e do Marco, do Tintim, das Princesas e de Dragões. Onde estão eles? 
   

Já para não falar nas colecções Infanto/Juvenis como "Os Cinco", "Uma Aventura" para quem gosta de aventuras, "Arrepios" para quem é mais corajoso e gosta de um pouco de terror. Onde param os Clássicos Contos de Natal que qualquer criança pode ler? Onde param as histórias de encantar para as meninas? Onde estão os livros dedicados também aos meninos? É uma pena estarmos a perder uma parte importante do mundo literário por falta de divulgação, por distracção ou por puro descaso.

Tenho pena de não ter conseguido concluir a minha colecção dos livros da Anita e poder passá-la agora à minha filha, mas ainda não desisti!!

Vamos dedicar mais à Literatura Infantil, porque os nossos meninos merecem!

E vocês, leitores? O que acham?

Sem comentários:

Publicar um comentário

O seu comentário é valioso!
Obrigada pela visita e volte sempre!