14/06/2019

Culinária e Bem Comer #4 | Dieta Cetogénica | A dieta saudável para a vida moderna

Esta semana vamos abordar um pouco o conceito de "Dieta Cetogénica". Já ouviram falar? 

A dieta cetogénica é extremamente pobre em hidratos de carbono e rica em gorduras. Na prática, quem a segue elimina quase por completo o pão, a massa, o arroz, o feijão, os doces e o leite, para dar primazia a alimentos como os legumes, os ovos, as sementes, a carne e os frutos secos. Numa dieta deste género, os hidratos não ultrapassam os 50 gramas diárias e, em casos mais extremos, são totalmente abolidos da alimentação. Esta compensação dos hidratos pela gordura faz com que o corpo seja obrigado a recorrer a outras formas de energia. Desde que seja acompanhada por um nutricionista, esta dieta pode ser uma alternativa para quem deseja emagrecer, pois o organismo passa a utilizar a própria gordura como fonte de energia ao invés do carboidrato que vem da alimentação. 

Esse tipo de alimentação é indicado principalmente para controlar e prevenir convulsões e crises de epilepsia, no entanto, ela também vem sendo estudada como um coadjuvante no tratamento de cancros, pois as células cancerígenas alimentam-se principalmente de carboidrato, que é o nutriente retirado na dieta cetogênica.
É importante que esta dieta seja feita com a supervisão e orientação de um nutricionista, já que é necessário fazer uma avaliação nutricional completa para saber se é possível ou não realizá-la.


Alimentos Permitidos 
Carnes, frango, ovos e peixes
Azeite, óleo de coco, manteiga, banha de porco
Creme de leite, queijos, leite de coco e leite de amêndoas 
Amendoim, noz, avelã, castanha do Pará, amêndoas, manteiga de amendoim, manteiga de amêndoas
Frutas como morangos, amoras, framboesas, azeitona, abacate ou coco
Legumes e verduras, como espinafre, alface, bróculos, pepino, cebola, curgete, couve-flor, espargos, beterraba, repolho, abóbora, couve, aipo, beringela ou pimentão...
Sementes como linhaça, chia, girassol...
Alimentos Proibidos
Arroz, macarrão, milho, cereais, aveia e maisena
Feijão, soja, ervilha, lentilhas grão-de-bico
Farinha de trigo, pão, torradas salgados em geral
Batata inglesa, batata doce, inhame, mandioca
Bolos, doces, biscoitos, chocolate, balas, sorvetes, achocolatados
Açúcar refinado, açúcar mascavado
Achocolatado em pó, leite e bebidas alcoólicas

Querem um exemplo de um cardápio para da dieta Cetogénica? Aqui têm!
(não quero que vos falte nada)
RefeiçãoDia 1Dia 2Dia 3
Café da manhãOvos fritos com manteiga + Queijo mozzarellaOmelete de 2 ovos e recheio de legumes + 1 copo de sumo de morango com 1 colher de chá de sementes de linhaçavitamina de abacate com leite de amêndoas e 1/2 colher de sopa de chia
Lanche da manhãAmêndoas + 3 fatias de abacateVitamina de morango com leite de coco + 5 nozes10 Framboesas + 1 colher de pasta de amendoim
Alm.
 e
Jantar
Salmão c/ espargos + abacate + azeiteSalada de legumes c/ alface, cebola e frango + 5 castanhas de caju + azeite + parmesãoAlmôndegas c/ macarrão de curgette e queijo parmesão
Lanche da tarde10 cajus + 2 colheres de sopa de lascas de coco + 10 morangosOvos fritos na manteiga + queijo de frescoOvos mexidos com orégãos e parmesão ralado
Fonte: TuaSaúde

Em Portugal já há cada vez mais adesões a este tipo de dieta, embora ainda muitas pessoas estejam mal informadas e façam opções radicais. Como foi referido anteriormente, É importante que esta dieta seja feita com a supervisão e orientação de um nutricionista.

A Editora Nascente já se adiantou e publicou um livro deveras importante naquilo que é o entender a Dieta Cetogénica

A dieta saudável para a vida moderna.

Perca peso e melhore a sua saúde através de um plano anti-inflamatório composto por mais gorduras e menos hidratos de carbono.
A Dieta Cetogénica é hoje uma das mais populares e com melhores resultados. Com baixo teor de hidratos de carbono, rica em gorduras boas e sem glúten, a Dieta Cetogénica e Hipotóxica oferece a solução perfeita para uma alimentação saudável e para o seu bem-estar.
De acordo com os últimos dados científicos, este plano alimentar pode ajudar no combate a algumas doenças e problemas de saúde, como enxaquecas, diabetes, problemas cardíacos, cancro, demência, autismo, entre outros.
Junte-se à revolução cetogénica e redescubra o verdadeiro sabor da comida ao mesmo tempo que cuida da sua saúde.
Inclui receitas e ideias para refeições para vegetarianos, veganos, crianças, atletas, e programas com efeitos anti-inflamatórios e para perda de peso.

Na próxima publicação deixo-vos algumas das informações/receitas que este livro nos traz.

Bem... espero que tenham gostado desta publicação, na qual pretendi apenas informar-vos mais um pouco, com base nas minhas muitas pesquisas, aquilo que apreendi sobre a Dieta Cetogénica!

Já conheciam? Quem já conhecia e já aderiu a este tipo de dieta?
Contem-me tudo e não se inibam!

Até à próxima!

Sem comentários:

Publicar um comentário

O seu comentário é valioso!
Obrigada pela visita e volte sempre!