07/07/2023

Opinião | O Canto de Aquiles | Madeline Miller | Editora Minotauro

ISBN: 9789899027961
Editor: Editora Minotauro
Data de Lançamento: maio de 2022
Idioma: Português
Dimensões: 153 x 233 x 24 mm
Encadernação: Capa mole
Número de páginas: 406
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Romance


Aquiles, «o melhor dos gregos», filho da cruel deusa Tétis e do lendário rei Peleu, é forte, veloz e belo - irresistível a todos aqueles que o conhecem. Pátroclo é um jovem príncipe desajeitado, exilado na sequência de um ato de grande violência. Criados juntos por uma questão de circunstâncias, formam uma ligação inseparável, mas arriscam a ira divina. São treinados pelo centauro Quíron nas artes da guerra e da medicina, mas quando chegam os rumores de que Helena de Esparta foi raptada, todos os heróis da Grécia são convocados para cercarem a cidade de Troia. Seduzido pela promessa de um destino glorioso, Aquiles junta-se à sua causa e Pátroclo, dividido entre o medo e o amor pelo amigo, segue-o. Mas ambos sabem que as cruéis Moiras os haverão de testar como nunca antes e deles exigir um terrível sacrifício.

    Esta foi uma leitura que, primeiro se estranhou e depois, lá mais para o meio é que se entranhou, finalmente.
    Não foi um início fácil, tenho de admitir. Mais ou menos até à página 200, as passagens interessantes e viciantes, de leitura fluída, são poucas. É tudo um bocado arrastado e a utilização de tantas personagens da mitologia grega e troiana, não ajudam. Sentimo-nos como se estivéssemos numa aula de história em que a informação é toda injectada no início e temos de decorar tudo para depois percebermos o que acontece. O facto de termos de estar, muitas vezes, a  recorrer ao "glossário" no final do livro, até nos habituarmos às personagens e aos sítios, mostra bem esse aspecto e, ao mesmo tempo, não ajuda a avançarmos na história de uma maneira natural e agradável. É demasiada informação ao mesmo tempo.
    Contudo, à maneira que tanto Pátroclo como Aquiles vão crescendo e amadurecendo, a leitura começa a ficar muito mais interessante. Primeiro porque, finalmente Aquiles assume, sem medos, aquilo que Pátroclo significa para ele e segundo, porque vamos começando a ver já muito no passado, aquele Pátroclo fraquinho, que sobrevivia pelos pingos da chuva e que vivia à sombra de quem fosse maior e melhor do que ele.
    Assistimos, como já referi, ao amadurecimento de duas crianças, obrigadas a crescer demasiadamente rápido, que se transformam em dois homens com prioridades distintas. Um queria ser o mais forte e o mais temido dos guerreiros, muito por imposição da sua mãe, uma deusa da água. O outro, por mais incrível que possa parecer, tendo em conta a altura em que tudo se passa, só queria dar e receber carinho e amor. Era mais de afectos do que de violência. Não deveria ser tão penoso, pois não? Infelizmente, para Pátroclo, a vida nunca lhe sorriu. Desde muito pequeno foi sempre colocado de parte, gozado e maltratado. Não era forte, não era bonito, nem era das mentes mais brilhantes que existia na altura. Teve o azar (ou sorte) de matar alguém sem querer e foi exilado do seu reino. É aqui que entre Aquiles, ainda muito criança. Acontece que, em vez de ser condenado à morte, Pátroclo é enviado para o reino do pai de Aquiles. É aí que se conhecem e que, naturalmente, Pátroclo fica sob protecção do pequeno Aquiles, que já era o centro das atenções, mesmo em criança.
    Ao longo dos anos, tanto Aquiles como Pátroclo foram crescendo e amadurecendo os sentimentos que nutriam um pelo outro e, numa altura em que ambos saíram do reino onde viviam para uma nova fase de aprendizagem, aprofundam aquilo que sentem, fazendo promessas para a vida toda. Quiseram os Deuses que, em vez de ser uma lança no calcanhar de Aquiles a acabar por matá-lo, como toda a gente sabe, foi o desgosto e a sede de vingança pelas grandes perdas que sofreu em pouco tempo.
    O final dilacerou-me o coração pela sua simbologia, pela emoção e pelo significado que nos transmite. Afinal de contas, até os Deuses precisam apenas de amor e de um coração ao qual possam chamar de lar.

Classificação
Capa 
Personagens Principais
Desenvolvimento da História
Relação Entre Personagens
Romance
Grau de "Piri-Piri"
💓

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é valioso!
Obrigada pela visita e volte sempre!