13/02/2020

Novidade Vogais | O Salto Social | William Von Hippel

Quando artistas famosos vencem um Grammy ou um Óscar, não sentimos inveja porque não os conhecemos, não fazemos parte do seu grupo de amigos, e não temos intenção de competir com eles, nomeadamente por parceiros sexuais. Mas quando os nossos amigos nos superam, particularmente num domínio que valorizamos, o caso muda completamente de figura.

A selecção sexual grava esta lógica muito fundo na nossa psique, tornando incrivelmente difícil erguermo-nos acima disto sem sentir inveja do sucesso dos outros — particularmente dos que nos são próximos.

O Salto Social (ed. Vogais | 320 pp. | 21,98€) apresenta um olhar novo e provocador à nossa espécie que fornece novas pistas sobre quem somos, porque fazemos o que fazemos e como podemos viver uma boa vida. Chega às livrarias a 17 de fevereiro. 

A Vogais disponibiliza as primeiras páginas para leitura aqui.

A psicologia humana está repleta de contradições: esforçamo-nos para alcançar os nossos objectivos, mas quando somos bem-sucedidos, a nossa felicidade é passageira. Desejamos que os nossos amigos tenham uma boa vida, mas sentimos inveja se for boa demais.
Reclamamos de chefes difíceis, mas não costumamos ser melhores quando assumimos a liderança. Estas incoerências podem parecer irracionais, mas cada uma é fruto da evolução com o propósito de servir uma função vital nas nossas vidas. De facto, os aspectos mais fundamentais da nossa psicologia foram moldados permanentemente pelo «salto social» que os nossos antepassados deram ao migrarem da floresta tropical para a savana. Na sua luta pela sobrevivência, deram prioridade ao trabalho em equipa e à sociabilidade em detrimento das proezas físicas, criando um tipo inteiramente novo de inteligência.
Mesclando antropologia, biologia, história e psicologia com ciência evolutiva, O Salto Social é um olhar novo e provocador à nossa espécie que fornece novas pistas sobre quem somos, porque fazemos o que fazemos e como podemos viver uma boa vida. 

SOBRE O AUTOR
William von Hippel cresceu no Alasca, nos Estados Unidos. Obteve o bacharelato em Yale e o doutoramento na Universidade de Michigan, tendo depois leccionado mais de uma década na Universidade estadual do Ohio. Depois seguiu rumo à Austrália, onde é professor de Psicologia na Universidade de Queensland. Já escreveu mais de uma centena de artigos e contributos para livros. As suas pesquisas foram publicadas no New York Times, USA Today, The Economist, BBC, Le Monde, El Mundo, Der Spiegel e The Australian.

Sem comentários:

Publicar um comentário

O seu comentário é valioso!
Obrigada pela visita e volte sempre!