09/10/2017

Novidade Cavalo de Ferro | A Porta | Magda Szabó

Com A Porta a Cavalo de Ferro dá início à publicação dos romances de Magda Szabó, nome central da Literatura Húngara do século XX, de quem se celebra, em 2017, o centenário do nascimento. Segue-se, em 2018, outros dois romances: Rua Katalin e A Balada de Iza.

Romance escrito em tom confessional e vagamente autobiográfico, A Porta narra a estreita relação que se estabelece entre duas mulheres na Hungria dos anos do pós-guerra: Magda, uma jovem escritora, e a sua empregada, Emerence, uma camponesa analfabeta. Magda, até então impedida de publicar, é politicamente reabilitada pelo regime, e torna-se escritora a tempo inteiro, alcançando, aos poucos, o merecido sucesso e reconhecimento social.
Ao mudar-se para um apartamento maior, emprega Emerence para a ajudar com as lides domésticas. Esta é uma figura enigmática, respeitada e quase temida pela vizinhança, sobre a qual exerce uma autoridade natural, embora ninguém conheça verdadeiramente o seu passado ou vida privada. A porta de sua casa está sempre fechada. A inesperada e dramática doença do marido de Magda reforçará a ligação e intimidade entre as duas mulheres, as quais, não obstante as enormes diferenças que as separam, estabelecem uma insólita relação de dependência e confiança mútua, que fará Emerence abrir a porta de sua casa a Magda, revelando-lhe os segredos de um passado traumático, ao mesmo tempo que precipita um final trágico na sua relação.

Magda Szábo (1917 – 2007), escritora húngara e uma das vozes mais importantes da Literatura europeia do século XX, nasceu em Debrecen, no seio de uma família protestante. Estuda Latim e Húngaro na Universidade da sua cidade natal e trabalha como professora durante o período de ocupação alemã e soviética do país. Publica dois livros de poesia e é galardoada com o Prémio Baumgartner, em 1949. Será, porém, logo a seguir, declarada «inimiga do Estado» por não se conformar com o estilo do Realismo Social imposto pelo regime e impedida de publicar durante dez anos. Retomará a carreira literária em 1958, com o romance Freskó (Fresco), e alcança finalmente a merecida projecção internacional com a publicação do romance A Porta (1987).
A obra de Magda Szabó está traduzida em mais de 30 línguas e foi distinguida com inúmeros prémios internacionais. Além de A Porta, estão em vias de publicação, pela Cavalo de Ferro, os romances da autora Rua Katalin e A Balada de Iza.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é valioso!
Obrigada pela visita e volte sempre!