14/10/2016

Novidade Porto Editora | Olívia, a ovelha que não queria dormir | Clementina Almeida

Um livro que promete ajudar a adormecer os mais pequenos
Olívia, a ovelha que não queria dormir assenta na mais actual investigação científica sobre o sono
No próximo dia 20 de Outubro, a Porto Editora publica Olívia, a ovelha que não queria dormir, de Clementina Almeida, um livro que promete ajudar nos desafios enfrentados pelos pais na hora de adormecer os mais pequenos e fazer com que durmam a noite toda.
Doutorada em Psicologia Clínica (especialidade em bebés), a autora desenvolveu esta obra baseando-se na mais actual investigação científica nessa área e nos avanços da neurociência. Recorrendo à integração de técnicas de relaxamento muscular progressivo e de integração sensorial e com uma ajuda extra do cheiro a alfazema das páginas (um indutor natural do sono), a história da fofa ovelha que não queria dormir é uma fórmula aconchegante que tornará o sono dos bebés mais descansado.
Este livro é também o resultado da larga experiência de Clementina Almeida no acompanhamento de bebés e crianças, na qual se inclui a criação do ForBabies, um projecto com várias valências exclusivamente dedicado a bebés (0-36 meses), e do BabyLab, um laboratório de investigação científica da Universidade de Coimbra.
O prefácio de Olívia, a ovelha que não queria dormir, é assinado pelo psicólogo Eduardo Sá.

EXCERTO DO PREFÁCIO DE EDUARDO SÁ
«A pretexto de uma ovelhinha Olívia, irmos dos sentidos ao corpo e dele até mais uma história pode ser uma “fórmula” aconchegante de tornar o sono do bebé mais “fofo” e descansado. E pode trazer aos pais um conjunto de argumentos que, só por si, não resolverão todos os calafrios que o sono do bebé lhes esteja a causar, mas transformará, certamente, o ato de adormecer num “mimanço” tal que todo se sosseguem a todos. E todos se deixem adormecer com a sensação de que, ao fecharem os olhos, alguém, seguramente, olhará por eles.»

A história da ovelha Olívia descreve a aventura de uma pequena e fofa ovelha que, mesmo com muito sono, não tinha vontade de dormir.
Desenvolvido com base na investigação científica mais actual, inclui, de forma subtil e harmoniosamente introduzidas na ação, técnicas de integração sensorial e relaxamento muscular progressivo que, através do imaginário, induzem estados emocionais destinados a organizar o sistema nervoso central e, assim, a acalmar a criança.
Para além do cheiro a alfazema, um indutor natural do sono, este livro está repleto de pequenos segredos que ajudam as crianças a adormecerem com mais facilidade e, acima de tudo, a dormirem a noite toda!
Inclui dicas e instruções de leitura para os pais.

Clementina Pires de Almeida é psicóloga clínica com especialidade em bebés, doutorada pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE-UC) e certificada em saúde mental infantil no Reino Unido e EUA. Fundadora e investigadora no BabyLab da FPCE-UC, com larga experiência no acompanhamento de bebés, crianças, adultos e das suas famílias, é responsável pela Consulta de Bebés do Hospital da Arrábida, do ICUF e fundadora do ForBabies, um projecto exclusivamente dedicado aos bebés (0-36 meses) que, para além da actividade clínica, conta com inúmeras actividades para eles, nomeadamente com o BabySense, um programa inovador de estimulação sensorial, e com o único spa para bebés no país, o Spa ForBabies.
Acredita que podemos fazer muito para ajudar os bebés a serem a melhor versão de si próprios e que, mais do que ensinar os pais a serem pais, devemos ensiná-los acerca do desenvolvimento dos seus filhos, em cada etapa, para que possam compreender melhor os seus comportamentos e adequar as suas atitudes. Assim, desde 2011 que escreve artigos para pais no blogue Génios com Chupeta e apresentou temas dos 0 aos 3 numa rubrica com o mesmo nome, no Porto Canal. É também autora de diversos artigos científicos em revistas estrangeiras e nacionais e colabora regularmente com a imprensa, nomeadamente com a revista Pais e Filhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é valioso!
Obrigada pela visita e volte sempre!