24/09/2012

Luz na Neve - Anita Shréve


Luz na Neve

O Livro
Os acontecimentos daquela tarde de Dezembro, na qual, juntamente com o pai, encontrou um bebé abandonado na neve, mudarão para sempre a percepção que essa menina de 11 anos tem sobre o mundo e os adultos que a rodeiam. O pai passou por grandes tormentos para se afastar da sociedade, de modo a ultrapassar uma tragédia insuportável. A agora jovem mulher tem de viver com as consequências das terríveis escolhas que fez. E há um detective cuja inteligência é apenas ultrapassada pelo seu sentido de justiça. Escrito sob o ponto de vista de Nicky, agora com 30 anos, que sempre recorda as vívidas imagens daquela fatídica tarde de Dezembro, Luz na Neve é uma história de amor e coragem, de tragédia e redenção, um romance que nos fala das formas que o coração humano sempre encontra para se poder curar.


A Minha Opinião
Gostei imenso da ternura desse livro.. a falta que uma mãe faz a uma criança de 12 anos e a falta que faz uma mulher a um homem profundamente apaixonado pela esposa e pelas filhas.

Trata-se de um pai que depois de perder a esposa e a filha mais nova, com 1 ano apenas, num acidente de automóvel refugia-se num local longe e solitário com a sua filha mais velha. Resolve então dedicar-se à carpintaria, fazendo peças de mobiliário lindíssimas que muitas pessoas procuram. No entanto, num passei ao final do dia, com a filha, encontram uma bebé no meio da neve... aflitos levam-na meia morta já, ao hospital onde a bebé é socorrida e salva, embora tenha ficado sem um dedinho da mão... 10 dias depois aparece uma jovem em casa deles com o propósito de que ia comprar uma peça de mobiliário para oferecer... ao que, logo de seguida, diz que afinal não é isso que pretende e sim agradecer ao Sr. Dillon por ter salvo a menina. Por encontrar-se fraca e subnutrida desmaia e como se forma um nevão ela fica presa na casa de Nikky (a filha mais velha) e desenvolve com ela uma relação sincera e pura de amizade. Depois de algumas peripécias a jovem é apanhada pela policia, à qual revela tudo o que aconteceu quando a bebé nasceu.

De salientar que é um livro de escrita muito simples e cheio de ternura e alguma dor pelas perdas sofridas.

Recomendo vivamente!

2 comentários:

  1. Tenho esse livro à seculos na estante!tenho de lhe dar uma oportunidade..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é um livro suave e muito leve de se ler.. gostei bastante :)

      Eliminar

O seu comentário é valioso!
Obrigada pela visita e volte sempre!