21/12/2022

Opinião | Apartamento Partilha-se | Beth O'Leary | TopSeller

E se tivesse de partilhar a cama com alguém que nunca conheceu?

Tiffy Moore precisa urgentemente de um apartamento barato, depois de o ex-namorado a despejar da casa onde viviam. Leon Towney é enfermeiro, faz os turnos da noite no hospital, tem um apartamento para arrendar e precisa de dinheiro para ajudar o seu irmão.

Para os dois, surge a solução perfeita: durante o dia, enquanto Tiffy está a trabalhar, Leon descansa do lado direito da cama; durante a noite, e até à manhã seguinte, Tiffy é dona e senhora do apartamento. Embora nenhum deles se encontre no mesmo espaço ao mesmo tempo, limitando as hipóteses de algo poder correr mal, os seus amigos acham que esta é a receita para o desastre e que devem existir regras.

Para que tudo possa correr bem, decidem comunicar apenas por bilhetinhos destinados a resolver questões domésticas (e da vida) e facilitar a partilha do apartamento. Mas, com ex-namorados dramáticos, colegas de trabalho doidos e, claro está, o facto de ainda não se terem cruzado, estão prestes a descobrir que, para terem uma casa perfeita, vão precisar de atirar as regras pela janela.


    Uma coisa vos digo, não estava mesmo nada à espera de gostar tanto deste livro e desta história. Nem acredito que levei tanto tempo para o ler e quando o fiz foi num "tirinho" que comecei e acabei. Adoro quando isso acontece. Há aqueles livros que a gente quer que durem e durem e durem pois temos pena de acabar, mas este, por ser tão leve e fluído acaba por ser fácil lê-lo depressa e bem.
    Tiffy é a personagem principal feminina e, depois de ter sido despejada de casa pelo ex-namorado, não tem senão duas alternativas: Ou aluga um estúdio velho e sem quaisquer condições de habitabilidade, ou opta por embarcar num aluguer conjunto com Leon, o enfermeiro de cuidados continuados que só precisa do apartamento quando sai do turno da noite para ir descansar. Ou seja, Ela fica com o apartamento de noite e ele fica com o apartamento durante o dia para poder descansar. Quando ela chega a casa do trabalho ele sai para ir trabalhar. Estaria tudo muito certo se não fosse o caso de ele ter uma namorada super, hiper, mega ciumenta que se auto responsabiliza por todo esse processo, impondo apenas uma regra: Que eles nunca se encontrem pessoalmente. Contudo, as coisas nunca funcionam como a gente planeia ou como queremos. Ao longo dos dias, Tiffy e Leon encontram uma forma de comunicar um com o outro, sem nunca quebrarem as regras. Nunca se veêm um ao outro, mas ainda assim conseguem uma conexão natural e harmoniosa para aquela situação no minímo, caricata.
    Leon é uma pessoa reservada e muito profissional. Leva o seu trabalho muito a sério e conecta-se sempre bastante com os seus pacientes, pelo que, a fim de trazer um pouco de alegria a um seu doente terminal, embarca numa jornada de encontrar a cara metade há muito perdida desse paciente. A par disso, Leon também luta para tirar o seu irmão da prisão, onde foi colocado injustamente, Obviamente que Tiffy, com o seu modo de ser alegre e espontâneo, vai, aos poucos, intrometer-se em ambas as lutas de Leon e ajudar naquilo que puder. 
    Adorei a forma como a autora fez dois personagens tão leves e, ao mesmo tempo, com tanta bagagem emocional. Tiffy, sem dinheiro e praticamente sem abrigo encontra no apartamento de Leon o seu porto de abrigo e um escape para tudo o que de mau lhe vinha a acontecer. Leon, com o seu modo sério e profissional de ser, consegue conquistar todos pela sua bondade e pelo seu coração enorme, o qual ele só mostra a quem acha que merece. 
    Uma história com momentos hilariantes e com um por(menor)maior que eu amei, que foi a forma como eles começaram a comunicar um com o outro: Post-its colados em qualquer canto da casa que fosse o mais indicado na altura. Adoro livros com trocas de cartas, emails, bilhetinhos, etc etc... dá aquela sensação de movimento e de avanço que não deixa a leitura tornar-se chata e monótona.
    Adorei tudo e todas as personagens deste livro, exceptuando, talvez, a namorada dele e o ex-namorado de Tiffy que, sempre que aparecia, dava-me vontade de o encher de chapadas!!

    Agora, quero muito ler os livros todos de Beth O'Leary que, definitivamente, ficou no meu radar literário!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é valioso!
Obrigada pela visita e volte sempre!