19/01/2016

[Opinião] "A Escolha" de Kiera Cass

A Seleção mudou a vida de trinta e cinco garotas para sempre. Agora, escolhas precisam ser feitas. America Singer nunca sonhou em chegar tão perto da coroa ou do coração do príncipe Maxon. Mas com a competição se aproximando do fim e as revoltas fora do palácio crescendo, America percebe o quanto ela tem a perder - e as dificuldades que terá de enfrentar para lutar pelo futuro que deseja.


Eis que chegou o final desta trilogia e é neste volume que vamos saber qual a escolha de Maxon. Tenho de admitir que até mais ou menos meio do livro estava a ser difícil avançar rápido nas páginas. Desde o primeiro livro que nunca gostei muito da America. Acho-a algo "sonsa" e interesseira. No primeiro volume temos uma America triste e revoltada por ter de deixar o grande amor da sua vida, Aspen e ter de fazer parte de um conjunto de jovens que lutarão por um lugar ao lado do Príncipe Herdeiro - Maxon. Ora bem, era de prever que America, ao longo da trilogia, tivesse de amadurecer e escolher quem realmente quer a seu lado. Aspen, agora soldado da Guarda Real, ou Maxon, o homem que lhe mostrou que era mais do que o Príncipe do Reino? America sempre me irritou um bocadinho (bastante) pelo facto de nunca se decidir. Ora hoje queria Maxon, ora no outro já queria regressar para os braços de Aspen. Decide-te, rapariga!!
No entanto e como já referi, America, bem como as restantes cinco seleccionadas para a final, amadureceram muito nos dias que passaram no Palácio ao lado da Rainha, do Rei e de Maxon. Passaram por diversas situações que nenhuma delas queria alguma vez atravessar, mas no final e também por America ter a personalidade teimosa que tem, conseguiu chegar ao seu destino e fazer ela a sua escolha.
Gostei da forma como todas as personagens acabaram por unir esforços na tentativa de melhorar o ambiente que se vivia no Palácio. Celeste, a eterna rival de America acabou por tornar-se numa das suas melhores aliadas e chocou-me imenso algumas das situações pelas quais ela passou. acabei por gostar imenso dela, apesar de tudo o que ela fez ao longo da trilogia.
É óbvio que o final que esta trilogia teve é exactamente aquele que a maioria dos leitores queria. No entanto, fiquei algo triste por aquele que ficou para trás, apesar de também ter-se dado conta de que afinal, ficar com America não era o que o destino queria. Venceu aquele que entrou no coração dela e nunca mais de lá ela o conseguiu tirar, apesar de todas as dúvidas..
Teria sido bom ter tido mais um pouco de America, Maxon, Aspen e até das aias de America, depois da escolha ter sido feita... Espero que tenhamos oportunidade de dar uma espreitadela a como andam as coisas depois da Selecção.

(Este exemplar foi gentilmente cedido pela Marcador em troca de uma opinião sincera)

4 comentários:

  1. não é uma trilogia, há um 4º volume ainda, que não foi traduzido ^^

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acaba por ser uma trilogia, porque o 4º livro a sair já não tem nada a ver com a Selecção como nestes três. Já é um Capítulo diferente dos anteriores... Porque Selecção mesmo foi trilogia :)

      Eliminar
  2. ok, peço desculpa, se calhar pudemos mesmo contar como sendo uma trilogia, visto que o 4º e o 5º livros são com outra personagem ^^

    ResponderEliminar

O seu comentário é valioso!
Obrigada pela visita e volte sempre!