23/09/2013

Escangalhar a cena 1x por semana #2

Uma semana passou (aos pontapés, pelo menos para mim) e cá estamos em mais uma segunda feira dedicada a Escangalhar... 

A primeira publicação desta nova rubrica Escangalhar a cena 1x por semana #1, deu que falar, mas, por outro lado, também abriu caminho para alguns recomeços a nível pessoal. A pessoa em questão sabe que estou a falar dela (espero eu que sim) e não podia deixar de fazer referência a este "acontecimento".

Ora bem, preparados para escangalhar? 






Mesmo que não estejam... aqui vai:

Esta semana o tema escolhido para escangalhar e atrofiar um pouquinho foi o inevitável "Regresso às aulas". Soa-vos a algo familiar?

Pois... eu logo vi que sim.

Especialmente para mim este ano, este tema teve relevância extra importante.. isto porque a minha filha iniciou a sua vida escolar, entrando directamente para a primeira classe (eu sou da escola mais ou menos antiga e para mim ainda é primeira classe, que é que querem? É o raio do hábito).

A nossa "Saga" começou já em Junho quando me foi informado que ela iria para uma escola novinha em folha e que ficava a cerca de 500 metros (se tanto) do escritório que temos aberto ao público. Fiz tudo às pressas porque disseram que ela não teria vaga se não a matriculássemos ainda naquela semana.

Resultado: 









Um mês depois de fecharem as inscrições ligam-me a dizer que afinal ela vai ficar numa escola que fica uns metros mais acima, mas que é velha todos os dias... A minha reacção?! Vocês ainda me perguntam qual foi a minha reacção?!

Nem vos digo.. porque vou mostrar-vos... entre muitas e muitas emoções face a esta situação algumas foram:
 Sim, a primeira reacção foi a de segurem-me porque senão vou-me escangalhar de tristeza;

 Depois a fase em que comecei a pensar que ela ia para uma escola velha e mais longe do escritório e comecei a ficar assustada;

 Por fim, a última reacção que foi a de matar toda a gente.

Censuram-me? Não deviam.... isto porque depois destas três fases e alguns telefonemas/emails para a direcção do núcleo escolar, sossegaram-me o espírito dizendo que para uma criança que não tinha pré-primária, aquela seria a escola indicada para ela, visto ter menos turmas e, consequentemente, menos crianças, de modo que ela poderia adaptar-se ao ritmo dela. Comecei a pensar no assunto e apercebi-me que se calhar eles até tinham razão.

no entanto, alguns dias depois (quinze dias antes de começarem as aulas) vi que estava lá uma empresa de pinturas. E pensei cá para comigo:


É bom, não é? Saber que a nossa filha vai para uma escola pintada de fresco e mais sossegada. É, pois... Mas nem tudo eram boas noticias. 

Dia 12 de Setembro fomos todos contentes e felizes (not) e a apresentação foi feita em meia hora e no recreio e ainda por cima ao vento. E porque é que tal coisa aconteceu? As verbas para as obras de reforma das duas escolas, foram disponibilizadas na semana antes e nem as salas, nem o refeitório e nem sequer o ginásio estavam prontos.
 foi a pergunta que cruzou a minha mente.

Actualmente, a minha mente é tipo uma estrada onde não há nem sinais, nem vias de segurança... apenas uma enorme recta com imensaaaaaas entradas e cruzamentos e quase saídas nenhumas.... onde todo o tipo de pensamentos se cruzam. Há dias em que o cenário não é lá grande coisa. 

Enfim, dispersões à parte... continuemos.
Dia de regresso às aulas... 16 de Setembro... as coisas não se mostraram melhores. E como poderiam ficar piores? Como por exemplo, levares a tua filha à sala de aula e não haver nem cadeiras, nem mesas....

Acho que esta imagem diz tudo... 

Tive o (des)prazer de reparar que ao longo do país situações destas aconteceram em várias escolas. 
Ora pergunto eu: Como raio é que os pais hão-de motivar e incentivar as crianças a gostarem da escola? Com condições destas, como raio é que as crianças vão sentir que estão num ambiente seguro e confortável? 

Resposta óbvia: Não se consegue motivar, nem incentivar ninguém, ainda mais as crianças que são mais impressionáveis que os adultos. 

Depois ainda vem o Sr. Ministro da Educação dizer que todas as situações, inclusive a de haver turmas sem professores colocados e de haver mais de 30.000 professores sem vagas e escolas a funcionar a meio gás e com turmas a abarrotar, são completamente normais e superáveis...


Queria só ver este "senhor" a trabalhar nas condições em que os nossos professores trabalham hoje em dia.

Resumindo... apesar de tudo, a minha filha deve ser sobrenatural porque mesmo ao fim de semana queria ir para a escola... Vá-se lá perceber as crianças.

E vocês o que acham deste assunto? Tiveram situações parecidas? Para quem tem filhos na escola, correu bem o regresso ás aulas?

Até ao próximo Escangalhar a Cena ;)



6 comentários:

  1. Acho que este ano é um ano de "luto" para as crianças, pais. professores, auxiliares portugueses...
    Este ano fiquei abismada com a quantidade de cenas deploráveis por todo o país e as justificaç~ões de M**** de quem deveria defender os interesses do POVO... O Sr. Crato...
    E se ponderei (por muitos motivos) os meus filhos irem para uma escola pública, ou bem que as coisas melhoram ou então terei que me esforçar muito para continuarem onde estão...
    São só mais umas tristezas a juntar a tantas outras no nosso país...
    Beijokas
    Hlga

    Ps - Adorei mais uma vez o escangalhar :-) E temas para a semana? Posso sugerir o Outono??? :-D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. grandes verdades Helga... este ano, logo este ano, as coisas não andam a correr nada bem... Agora querem introduzir o Inglês no Ensino Básico... ora bem... pelo menos que eu saiba, é nesta fase do Ensino que se aprende a ler e a escrever em Português.. se começam a introduzir o inglês nesta altura, como vão as crianças apreender as bases da nossa língua? Este Sr. Crato... é asneira, atrás de asneira...

      Olha, boa ideia!! Vamos ver o que terei para dizer do Outono ;)

      Beijinhos e obrigada pela tua sempre preciosa presença aqui no Escangalhar a Cena ;)

      Eliminar
    2. Mas sabes que a introdução do inglês não tem que ser escrita... A Teresa e O Rafael têm Inglês no pré-escolar e, se bem que o Rafa está a começar este ano, ainda não conta muito, a Teresa vem para casa toda feliz a dizer as cores em Inglês por exemplo...

      Acho que seria importante a introdução falada do Inglês, para mais tade (depois de aprenderem as bases escritas do portugês), aprenderem as bases escritas do Inglês :-)

      E sempre é melhor do que o que me aconteceu esta semana... A minha sobrinha de 14 anos não percebe os conceitos básicos em Inglês, apesar de saber tempos verbais, ect. ...

      E só participo porque este cantinho me faz sentir em casa :-) Obrigado por isso :-)

      Eliminar
    3. É assim, não estou totalmente contra a que se dê algumas luzes do Inglês.. começar a preparar terreno... a Laurinha por exemplo, já sabe contar até 10 em Inglês e sabe mais algumas palavrinhas básicas, mas isso porque ela é por demais curiosa e tá sempre a perguntar... porque antes quero que ela seja boa na sua língua materna (não, não o açoriano) e depois, sim, explore o Inglês como deve ser...

      Com 14 anos ela já deveria estar à vontade no Inglês.. não? Mas depende muito de como as aulas são dadas... há professores que simplesmente, não nasceram para leccionar...

      Fico feliz por te sentires em casa :) "Mi Casa Es Su Casa" ;)

      Eliminar
  2. Triste é Pessoas que leccionam sem serem professores e tantos Professores desempregados...

    Concordo contigo, mas nem todas as crianças têm qualquer tpo de base em casa, e deveriam poder expandir os conhecimentos nas escolas... Mas hoje em dia, isso é quase impossível nas Escolas Públicas com as enchentes de alunos, com os Professores terem que fazer milhentas coisas ao mesmo tempo...

    Voltando á minha sobrinha, ela tem professores que não estão ainda a dar aulas porque estão a fazer horários... A escola tem 27 turmas e 25 salas...

    A minha "madrasta" teve que fazer teste de diagnóstico aos alunos dela... Além de ver curriculos e portfolios de professores para fazer entrevistas aos professores contratados... Porque as colocações de professores só saiu na primeira quinzena de Setembro, só agora as escolas podem contratar professores para as vagas... E quem é que está sem aulas???

    :-(

    Eu sei que não existem mundos perfeitos, mas a Escola Pública em Portugal está cada vez pior, muito graças aos Srs. Politicos...

    E acabei de ter uma outra ideia para o Escangalhar... As eleições do próximo domingo...

    Beijokas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estas pessoas que leccionam sem serem professores é que tem imensa piada (nem por isso)... Há inspecções para tudo e mais alguma coisa e para situações destas é o que se vê. São pessoas que estudaram anos a fio para poderem ser o que gostam e ajudar as crianças a serem e a terem um futuro melhor e mais brilhante e não deixam.. depois é a situação de colocarem professores quilómetros e quilómetros longe de casa, destabilizando famílias inteiras... Enfim... É como dizes, O Ensino Público está a ser lixado a torto e a direito pelos governantes deste país... E agora que me toca a mim, consigo perceber ainda melhor a indignação tanto dos pais como dos professores que não podem fazer mais. Mas, pelo que me apercebi, a Escola Privada, também não está a ir por um bom caminho... vários colégios fecharam por não terem alunos, devido à crise...

      Ai as Eleições.... o.O vou ver como as coisas vão passar e depois decido... mas acho o Outono um assunto mais ameno.... :p

      'jinhos!

      Eliminar

O seu comentário é valioso!
Obrigada pela visita e volte sempre!